Saltar para o conteúdo

Wikilivros Discussão:Votações/LQT Archive 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Não estou muito certo de que ao consenso deve seguir-se necessariamente uma votação. Antes eu pensava assim, mas agora vejo que são coisas diferentes. - Jorge Morais 12h36min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)

Poderia se explicar melhor? Não sei se entendi... Helder 13h02min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)
É, acho que ultimamente tem sido difícil entender esses meus comentários, não? É que tem uma parte do texto ali que diz "Uma ampla discussão e um consenso devem ser tentados antes do início da votação" e se antes eu concordava com isso, hoje eu não concordo mais. Esse é um procedimento adotado, por exemplo, na Wikipédia, em que ao consenso, seguem-se votações, mas não me parece que o consenso e as votações se apliquem às mesmas situações sempre. Já percebi que às vezes não é desejável forçar uma votação para decidir as coisas como sempre acaba acontecendo por lá. Esse "forçar" me parece uma coisa muito sem sentido. Pode-se sempre perguntar: se era para votar desde o princípio, para quê tentar-se um consenso? - Jorge Morais 13h15min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)
Bom, acho que entendi, apesar de não ter tão claras para mim as diferenças entre "busca por um consenso" e "votação". Helder 10h14min de 11 de Novembro de 2008 (UTC)
Mas a diferença é enooorme, Helder! Consenso é um acordo, carece de discussão. Votação é só uma manifestação de acordo ou desacordo. Por isso votos não carecem de justificativa, nem de discussão. São assim e pronto. O consenso é uma decisão mais demorada, a votação mais imediatista. O que nós estamos fazendo na discussão da página principal é uma tentativa de consenso, por exemplo. Nesse caso específico, o problema poderia ser resolvido de uma forma muito mais tacanha, na minha opinião, por votação, mas nem sempre isso acontece. Às vezes, há opiniões polares e a discussão não pode ser resolvida por votação porque o resultado é forçado sobre os que têm opinião contrária. Isso é ruim, gera insatisfação e divisão na comunidade. Não sei se já leste, nem é uma leitura completa por si própria, mas já ajuda: meta:Don't vote on everything e meta:Polls are evil — ainda que não tenhamos tido nenhuma poll (ou enquete) por aqui.- Jorge Morais 00h49min de 12 de Novembro de 2008 (UTC)