Wikilivros Discussão:Portal comunitário/Arquivo 2/LQT Archive 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Red x.svg Esta página encontra-se inactiva e é mantida por motivos históricos.
Se quiser discutir sobre o assunto abordado é aconselhável fazê-lo nos diálogos comunitários.

Seção incorreta - LDAP[editar código-fonte]

Senhores, Estava vendo os livros na página principal e verifiquei que LDAP está na categoria de 3D em informática. LDAP é um serviço de diretório e não tem nada a ver com 3D. Acho que seria interessante colocar o LDAP na categoria de outros. Tentei alterar a página principal, mas não achei em lugar algum aonde mudar aquilo... Alguém poderia me ensinar como? Obrigado!

--LS Moura 19:09, 29 Dezembro 2005 (UTC)

Achou? :-) --LeonardoG 20:46, 29 Dezembro 2005 (UTC)

Achei, Leonardo!! Obrigado! :-)

--LS Moura 10:54, 2 Janeiro 2006 (UTC)

Literatura Portuguesa[editar código-fonte]

Quem escolhe quem?

Não leio referência a José Marmelo e Silva autor de um dos 100 Livros Portugueses do Sécul XX («Sedução», 1938). Edição do Instituto Camões.Portugal

Ainda hoje, não obstante todos os anos decorridos, «Sedução» continua a ser um livro de combate, um livro indisciplinador.

Não pela escabrosidade do tema - aliás tratado com a delicadeza e uma finura inexcedíveis, quando tão fácil (e tão
comercial...) era ceder à tentação do obsceno -, mas pelo carácter insólito da análise, que progride por pequenas deslocações
laterais; por iluminação de planos sucessivos, e não, como é corrente, por um mergulho vertical, pela sobrecarga de minúcias
psicológicas que, habitualmente, fazem da personagem literária um monstro, inviável fora das páginas do livro.
E o estilo? O maior bem que dele se pode dizer é que outro não serviria melhor o autor. Ao mesmo tempo usual e castigada, a
sua linguagem parece ter sido decantada de maneira algo bizarra: aceitando muito do que se exclui, excluindo muito do que
aceita, o resultado final é um estilo que não tem similar em Portugal.

José Saramago

Consultem para maior detalhe: Projecto Vercial

Desculpe, mas não entendi por que colocou esta citação aqui! Se há um texto que pode ser escrito a respeito do autor, você pode iniciá-lo no livro que melhor se adeque, se não há nenhum livro apropriado para o tema, você pode iniciá-lo... --Marcos A. N. de Moura 17:20, 14 Janeiro 2006 (UTC)

Livros sobre Música[editar código-fonte]

Olá , aqui não há livros sobre música?

O conteúdo que existe ainda é pouco, está na página principal, se desejar outros títulos, pode pedir em Pedidos de wikilivros, ou pode iniciá-los, ou continuar os que já existem. --Marcos A. N. de Moura 23:55, 27 Janeiro 2006 (UTC)

Como fazer um artigo?[editar código-fonte]

Gostaria de saber como escrevo um texto para a Wikipedia

Antes de mais nada deve escolher o projeto no qual deseja contribuir, se deseja escrever artigos isolados, deve ir para a Wikipédia, que é outro projeto da Wikimedia, porém se deseja escrever um livro completo, então é aqui no Wikilivros. Depois de escolher o projeto, deve aprender a linguagem da formatação wiki, ou se desejar, usar html, em paralelo deve tentar entender um pouco como os projetos são organizados, na maioria das veses é necessário uma certa disciplina, hábito de ler os manuais e colocar a mão na massa para adquirir prática. --Marcos A. N. de Moura 23:29, 27 Janeiro 2006 (UTC)

Como começar um livro?[editar código-fonte]

Como posso começar um livro?

Para iniciar um livro vá à predefinição Biblioteca e inclua-o, depois de salvar ele estará disponível na página principal para edição, pedimos observar o formato do conteúdo:

Informação sobre o formato:[editar código-fonte]

Para sua informação, os livros são formados no seguinte padrão:

nome -> nome do livro;

Capítulos -> Índice, capitulo 1, ... , capitulo n;

Formato:

Na predefinição biblioteca:

[[nome do livro]] ou [[nome do livro: Índice|nome do livro]]

Na forma mais adequada, o link para [[nome do livro]] é reservado para a capa.

Dentro do Índice:

# [[nome do livro: Capítulo 1|Capítulo 1]]

.

.

.

.

# [[nome do livro: Capítulo n|Capítulo n]]

Para cada '#' o servidor irá associar um número seqüencial, assim o índice é automaticamente enumerado.


--Marcos A. N. de Moura 19:06, 11 Fevereiro 2006 (UTC)

Problema no Login[editar código-fonte]

Me cadastrei na wikipedia, e meu nome de usuári funciona lá, só que aqui no Wikilivros, quando tento acessar, diz que o nome de usuário não existe. O que é?

Você criou um usuário e senha aqui também? Se não, precisa fazê-lo, embora os projetos sejam irmãos cada um tem autonomia e área de login distinta. --Marcos A. N. de Moura 20:29, 1 Fevereiro 2006 (UTC)
Não, porque não achei onde se cadastra. Então pensei que se usava os mesmos dados. Onde eu me cadastro?
No canto direito da página, acesse o link "Entrar/Criar conta", no quadro de login há um link para "criar uma conta (login)" -> Em azul.--Marcos A. N. de Moura 01:05, 2 Fevereiro 2006 (UTC)

Discussão a respeito do livro Introdução à lógica[editar código-fonte]

Uma vez que o livro sobre Lógica já foi aberto e está sendo editado, seria mais aconcelhável que este conteúdo seja incluido no mesmo. --Marcos A. N. de Moura 17:26, 31 Janeiro 2006 (UTC)

Exclusão de livro

Crei este, porque pretendo que este livro seja voltado para aqueles que desejam um primeiro contato com lógica. Tem outro fator que seria muito importante: este livro estaria na árvore de filosofia, contendo assim uma detalhação mais específica para esta área, e não somente tão visada à informática.

Arnaldo Vasconcellos, --Arnaldojrbr 16:09, 1 Fevereiro 2006 (UTC) email-me

Entendido, sua proposta é bastante interessante, não tenho a intenção de excluir seu livro, apenas estava colhendo informações para enquadrá-lo dentro do projeto wikilivros. Assim, da minha parte há consenso, pode iniciá-lo quando desejar, obrigado por sua contribuição. --Marcos A. N. de Moura 16:42, 1 Fevereiro 2006 (UTC)
Desculpe a franqueza, sr. Arnaldo Vasconcellos, mas suas alegações me fazem acreditar que o senhor sequer deu-se ao trabalho de abrir o Lógica para verificar se havia alguma necessidade de abrir um wikilivro novo sobre o tema.
1°) Os textos são didáticos o suficiente para qualquer um que esteja tendo o primeiro contato com a lógica (ver: Lógica/Introdução).
2º) O wikilivro está categorizado tanto como Filosofia quanto como Matemática. Existe um capítulo sobre Lógica Aristotélica. Quaisquer questões filosóficas relacionadas à lógica tem espaço no Apêndice do livro.
3º) Infelizmente, ainda não há menção alguma à Informática.
Qualquer contribuição à autoria do Lógica é bem-vinda.
Dante 23:24, 1 Fevereiro 2006 (UTC)
Porém da parte do Dante, parece que não há consenso... Então espero que resolvam da melhor forma possível. --Marcos A. N. de Moura 23:37, 1 Fevereiro 2006 (UTC)
Se o problema consiste no wikilivro Lógica estar presente na área de exatas, basta mudá-lo para a área de filosofia. De qualquer forma, esteja onde ele estiver, sou a favor das informações sobre lógica estarem consisas, sejam estas filosóficas, matemáticas, referentes à história da disciplina etc.
Dante 02:49, 2 Fevereiro 2006 (UTC)

Por mim, tudo bem

Por mim tudo bem, aceito a proposta do conteúdo ser adicionado diretamente ao livro já aberto. Quanto a franquesa, lamento que realmente tenho dado uma olhada superficial e por isso talvez tenho gerado problemas. Tanto que no impulso de contribuir, acabei até confundido ao escrever (informei errado informática, quando deveria ter dito matemática). Mas por mim tudo bem, o livro lógica pode sim continuar na árvore em que está e confirmar a exclusão do que abri. Passarei, então, a contribuir para o lógica já aberto. Desculpem-me os transtornos, tanto pela minha falta de atenção ao conteúdo aberto (já que o vi superficialmente) e por estar sendo principiante no wikilivros (foi a segunda ou terceira vez que entrei e fiquei êxtasiado com a proposta de contribuir). Talvez por isso agi por ímpeto.

Perdão.

Por mim, há concenso. Contribuirei, então, para o wikilivro ja aberto. --Arnaldojrbr 12:49, 2 Fevereiro 2006 (UTC)


Uma vez que há consenso, o livro "Introdução à lógica" será eliminado conforme expresso pelo próprio autor da idéia. --Marcos A. N. de Moura 14:57, 2 Fevereiro 2006 (UTC)
Eu fico muito feliz com isto. Escrever um wikibook sozinho é oneroso demais. Será ótimo se pudermos colaborar. Dante 03:56, 3 Fevereiro 2006 (UTC)

Vim[editar código-fonte]

O que acham de dividirmos em módulos o livro de Vim? O editor é anônimo então eu não pude perguntá-lo. LeonardoG 10:01, 4 Fevereiro 2006 (UTC)

Eu concordo. Acho que a página está muito longa, o que dificulta a leitura, caso você tenha que ficar consultando o livro todo o tempoMarceif 23:33, 4 Fevereiro 2006 (UTC)

Onde está o link para as páginas a serem eliminadas?[editar código-fonte]

Dante 04:52, 5 Fevereiro 2006 (UTC)

Na página principal acesse Decisões da comunidade, lá está um link para pedidos de eliminação.

Organização do projeto[editar código-fonte]

O LeonardoG iniciou um processo de organização do wikilivros, para isso ele vem categorizando diversos conteúdos e propondo eliminação para diversas páginas que consideramos inadequadas, além de outras ações para melhoria do projeto, pedimos que os interessados votem na página de Pedidos de eliminação de páginas. Essa organização era há muito desejada, porém o projeto ficou sem visitas da maioria dos administradores por um bom período, eu entrei para ser administrador há pouco tempo, pois queria eliminar páginas até mesmo ofensivas, por várias vezes excluí conteúdo pornográfico, porém, minha pouca experiência e pouco tempo disponível não permitiam uma organização completa. Gostaria de parabenizar e agradecer ao Leonardo pela iniciativa. --Marcos A. N. de Moura 18:11, 7 Fevereiro 2006 (UTC)

Que acham de colocar as páginas com a predefinição:lixo para eliminação? LeonardoG 19:46, 9 Fevereiro 2006 (UTC)
Acho que não tem problema, uma vez que os links estão disponíveis para quem quiser iniciar o texto quando quiser, além da vantagem de não iludir quem acessa um link azul pensando que há conteúdo e ao invés disso encontra a marcação de lixo. Marcos A. N. de Moura 23:17, 9 Fevereiro 2006 (UTC)

Como fazer um link para o wikipedia português?[editar código-fonte]

afinal qual é o comando para fazer um link para o wikipedia português? se fizermos assim, isto vai dar para o inglês

testemos, 

obrigado--Joaodaveiro 04:41, 16 Fevereiro 2006 (UTC)

[[w:pt:Matemática]] e para esconder o w:pt: isso: [[w:pt:Matemática|Matemática]] e no final vai dar isso Matemática.

No caso para wikipédia, com o texto acima, você deve fazer [[w:Página de testes|testemos]] testemos, usada quando você já está num projeto no escopo pt, ou a opção interlanguagewiki [[w:pt:Página de testes|testemos]] no caso: testemos, quando você está num projeto fora do escopo pt, ou seja se está no en.wikibooks.org ou it.wikipedia.org, etc... --Marcos A. N. de Moura 13:47, 19 Fevereiro 2006 (UTC)

Imagens de St. Lawrence[editar código-fonte]

Bom dia, eu gostaria de saber em qual site ou onde encontrar um link, que me forneça fotos tradicionais da Imagem de St. Lawrence ou São Lourenço (em português), quem puder me ajudar nesse assunto, ficarei muito grato! Celio Jr.

Imagens podem ser mais facilmente encontrada no commons, http://commons.wikimedia.org. LeonardoG 15:34, 27 Fevereiro 2006 (UTC)

Piadas[editar código-fonte]

Até que ponto é possível saber se todas as piadas incluídas em tal livro realmente não estejam sob copyright? --555 15:56, 15 Janeiro 2006 (UTC)

Esta é uma questão interessante, mas realmente não sei como solucioná-la, você tem alguma sugestão?

--Marcos A. N. de Moura 15:19, 21 Janeiro 2006 (UTC)

Eu estive a analisar o Livro e as piadas que lá estão expostas são de domínio público na sua maior parte. Além disso, piadas sob copyright é um pouco descabido, n acham? --Lightningspirit 13:29, 15 Abril 2006 (UTC)

Linha do Tempo[editar código-fonte]

O livro Linha do Tempo é um livro válido? Ele não seria parte de outro livro como História da Humanidade? E ainda há vários módulos dentro de Linha do Tempo como: Sistema Solar, Formação da Terra, o que fazer com isso? LeonardoG 17:45, 10 Fevereiro 2006 (UTC)

A proposta de linha do tempo é de ser um índice, porém ele é mais abrangente que História da Humanidade, pois trata não apenas da humanidade mas também, da terra. O fato é que devido ao seu formato e o tipo de texto que é objeto de sua proposta, não pode ser classificado como livro, entretanto pode ser um capítulo de um livro. Acho que Linha do Tempo seria um bom apêndice para História da Humanidade, o que acham? --Marcos A. N. de Moura 21:57, 10 Fevereiro 2006 (UTC)
A Linha do Tempo é um trabalho multidisciplinar. Uma parte significativa dele, neste momento, é sobre a História da Humanidade, mas ele também trata de acontecimentos físicos (Big Bang, Formação do Sistema Solar), geológicos (Formação da Terra e dos Continentes), biológicos (Aparecimento da Vida, Evolução das Espécies), etc. Por esta razão, ele não deve ser parte de um livro de História -- é um livro muito mais abrangente.
Ok, isto eu já havia percebido, porém se Linha do tempo é um livro e a página inicial é seu índice, todos os artigos que estão dispersos, ou seja sem a vinculação: Livro: Capítulo, devem ser movidos para este formato, para evitar que haja conflito com outro tema a ser proposto futuramente... Por exemplo: imaginemos que alguém queira criar um livro sobre Primatas, logo percebe que existe uma página com o mesmo nome em Linha do tempo, veja só que confusão... --Marcos A. N. de Moura 14:14, 28 Fevereiro 2006 (UTC)

Acho que o linha do tempo poderia ser considerado como uma "página índice". Os links dele poderiam apontar para outros livros do wikilivros. Marceif

O grande problema é que "Linha do tempo" mantém links para artigos isolados, diferente da wikipédia, nosso propósito é manter livros e não artigos isolados, desta forma teríamos que mudar os links para o formato padrão, se "Linha do tempo" for um livro podemos mover os links da seguinte forma: [[Linha do tempo: Primatas|Primatas]], a idéia que deu também é boa, porém todos os links de "Linha do tempo" deveriam apontar para livros já existentes e não para artigos isolados... --Marcos A. N. de Moura 20:53, 19 Março 2006 (UTC)
Se nos apercebermos bem qual a proposta deste livro, a linha do tempo é, como foi bem dito em cima, um trabalho multidisciplinar. Não tem que ser índice de coisissíma nenhuma, nem sequer um capítulo de um livro de história da humanidade. A Linha do Tempo, a meu ver, deve contar de forma suscinta e simples as épocas e as evoluções mais importantes que ocorreram no universo. Por exemplo, não vamos discutir a vida de Einstein mas sim o que a teoria da relatividade trouxe de novo à Física, podendo dentro desse texto haver links a referências exteriores mais premonorizadas. É o que acho--Lightningspirit 23:14, 12 de Abril 2006 (UTC)
Já temos em conta que é um livro de conteúdo multidisciplinar, a questão aqui levantada no momento é que a organização do livro está fora do padrão, o que pode causar conflito entre temas do mesmo com temas de outros livros, ou seja se alguém quiser abrir um livro com qualquer nome igual aos que existem nos tópicos de Linha do tempo, não poderá, como no exemplo citado acima: se alguém quiser criar um livro chamado (Primatas) não poderá... Para sanar este inconveniente proponho que todos os links de linha do tempo sejam movidos para links com delimitadores, ou seja: [[Linha do tempo: Primatas|Primatas]] ou [[Linha do tempo/Primatas|Primatas]], depois disso o livro estará mais bem formatado e não haverá risco de conflitos com outros livros. --Marcos A. N. de Moura 15:22, 15 Abril 2006 (UTC)
Concordo perfeitamente com isso que disseste Marcos. Acho que o ideal será mover todos os links para o formato [[linha do tempo: Primatas]]. Agora, que conteúdo poderá esse link ter? Não pode contar tudo acerca dos primatas porque assim Linha do Tempo seria "o Livro" e não "um Livro". Penso que dentro desses links deve haver pequenas referências à época com links ao exterior (wikipedia, e outros livros do wikibooks).--Lightningspirit 19:13, 18 Abril 2006 (UTC)
A idéia é exatamente esta que estais a apontar, manter links para Linha do Tempo: Tema com resumos, ou w:Tema ou ainda: Tema seriam opções válidas. --Marcos A. N. de Moura 02:12, 19 Abril 2006 (UTC)
Encontrei isto no ano 1º da nova era na Linha do Tempo:

"Nascimento de Jesus Cristo (ano 1 - embora existam indícios de que a data poderia ser em 6 aC)" Sabem o que se quer dizer com isto? é que não consigo compreender onde está a lógica desta afirmação!lightningspirit 21:32, 18 Abril 2006 (UTC)

Procures e encontrarás, há estudos mostrando que pode ter havido um erro quando o calendário gregoriano foi calculado, os tempos dos acontecimentos de algumas passagens da Bíblia se encaixam melhor quando esses 6 anos são levados em conta, até mesmo a igreja católica admite a possibilidade. --Marcos A. N. de Moura 02:12, 19 Abril 2006 (UTC)
Desconhecia esse factor. Agora que se descubriu o evangelho segundo Judas, muitas outras coisas são possíveis.lightningspirit 16:38, 20 Abril 2006 (UTC)

Biblia[editar código-fonte]

Reparei que a Biblia não consta neste projecto e sem "qualquer interesse religioso", penso tratar-se do livro mais importante que existe. Mas também reparei que não existe este indice - talvez livros religiosos, ou Biblias? Também todos sabemos que este livro se encontra disponível em varios sites da net com indicações para se fazer download - a pergunta até pode ser estúpida, mas este livro(s) é livre de direitos? se a resposta for positiva eu proponho-me fazer esse trabalho.Jcabrela 13:10, 2 Março 2006 (UTC)

Embora a resposta pareça óbvia, eu apenas acredito que não haja direitos sobre a publicação da bíblia, precisamos de uma opinião de alguém que conheça os pormenores... No caso da não existência do texto aqui, acredito que seja apenas pelo fato que este projeto wikilivros está mais indicado para livros didáticos abertos para edição, o projeto mais apropriado para livros prontos é Wikisource. Porém, pelo seu perfil, na página pessoal, se estiver disposto a contribuir com livros didáticos para artes, serão bem vindos... --Marcos A. N. de Moura 16:04, 2 Março 2006 (UTC)
Realmente eu não consigo encontrar nada na internet que esclareça este ponto!--Lightningspirit 19:18, 18 Abril 2006 (UTC)
Olá, vindo ver se houve um vandalismo em série nas outras wiki encontro este tópico. A Bíblia, como qualquer outra obra, está em domínio público apenas nos originais ou em idiomas que a tradução já tenha expirado. No caso do português, a única tradução nessa condição é a Ferreira de Almeida (que, ironicamente, o único endereço que tenho de cabeça sobre onde a encontrar é http://www.ateus.net/biblia/00Indi00.htm ). Mas, acho que seria mais o caso de ser transcrito para o Wikisource do que para aqui. 555 23:10, 18 Abril 2006 (UTC)

Grande confusão[editar código-fonte]

Eu não te quero pregar uma descasca, Marco (até porque sei que tiveste um filho há pouco tempo e que trabalhas, etc), mas hás de concordar que o Wikilivros está uma balbúrdia pegada... os livros "monomódulo", se já antes eram uma autêtica praga, agora aparecem aos pontapés. A última parece ser os livros duplicados! Apanhei uma "Gramática da Língua Portuguesa", monomódulo, completamente desorganizada, quando toda a gente devia saber que o livro de Português, já de si, é uma gramática... Apanhei dois livros em paralelo sobre C: o Linguagem de Programação C e o Programar em C (o primeiro é a tradução do em en.wikibooks.org e o segundo é um monomódulo) e um livro de C++ monomódulo... e deve haver mais!

Agora diz-me lá a solução ideal para os livros de C... uma fusão, com certeza! Agora faz lá a fusão... ah pois! A filosofia é: fazer correctamente à primeira... isto poupa-nos o trabalho de depois andar a corrigir!

Eu acho que vou passar por aqui uns dias a organizar isto, quando tiver tempo... Também tenho culpa por ter perdido o interesse...

A respeito de suas observações, João:
  1. Entrei no Wikilivros com o único propósito de editar livros;
  2. Como o projeto estava sendo constantemente sendo vandalizado, fizemos a exposição disto aqui e você propôs que alguém mais se candidatasse a administrador e eu o fiz, com o único interesse em combater o vandalismo e muito menos intensamente me vinha a idéia de participar da organização do mesmo;
  3. Não obstante, você se ausentou e eu não tinha, na época, e continuo a não ter tanta expenriência dentro dos projetos da wikimedia, com muito esforço da minha parte procurei entender aquilo que não sabia, lendo manuais, consultando outras pessoas na wikipédia e tentei fazer o que eu pude;
  4. Isto que expus me consumiu muito tempo, do qual, inclusive, eu não dispunha, pois mesmo acessando o projeto quase que diariamente, deixei de editar os livros que editava com a intensidade que pretendia para poder resolver assuntos do projeto, porém ainda fiz um pouco do trabalho de edição, felizmente;
  5. O tempo que disponho é: 30 minutos durante o meu horário de almoço e de 1h a 2hs depois que estou em casa a noite, tempo este que poderia estar sendo preenchido com projetos pessoais meus, porém ainda acho que valha a pena doar este resquício de tempo;
  6. Moro em uma cidade com minha esposa e meu filho, onde não tenho outros familiares, como acontece com a maioria das pessoas que conhecemos, a organização da minha vida pessoal já não é algo fácil;
  7. Jamais imaginei que você perderia o interesse pelo wikilivros, pois sempre estava presente fazendo contribuições a organização e orientação geral do projeto;
  8. Não acredito em um wikilivros de um administrador só, inclusive como a wikipédia mostra, os projetos cooperativos precisam de muitos voluntários;
  9. Existe sim, uma infinidade de carências no wikilivros, basta comparar com os outros projetos, o que um de nós faz é comparável ao trabalho de uma formiga num formigueiro, de certo muitos são necessários para que este se torne um projeto de ótimo nível;
  10. O usuário LeonardoG foi eleito administrador também, certo tempo atrás, além dele , eu, você e os outros que não mais participam, muitos voluntários seriam necessários para fazer com que o projeto ficasse de uma forma mais próxima do ideal.
Portanto João, acho que sua participação e de outros voluntários é fundamental, seria de estimado valor sua participação mais freqüente, embora que este seja um projeto colaborativo e cada um faz aquilo que está ao seu alcance. Obrigado... --Marcos A. N. de Moura 23:53, 17 Março 2006 (UTC)
Vou separar este tema em dois: a organização do projeto e a fusão de livros sobre linguagem C (outra seção abaixo). Sobre a organização, acho que é humanamente POSSÍVEL organizar o wikilivros há somente 11 990 módulos, em comparação a wikipédia que já há mais e 120 mil, lógico que tem o fator de números de pessoas mas o conteúdo é pequeno. Para tentar suprir isso, que acham de uma chamada de voluntários na wikipedia, wikiquote e wikcionário? --LeonardoG 11:38, 18 Março 2006 (UTC)
Acho interessante que pessoas com maior conhecimento da organização geral dos projetos estejam presentes aqui, além do mais, também acho que os recursos do wikilivros poderiam ser melhorados depois da organização geral, inclusive com mais predefinições, um sistema de categorização mais segmentado e organizado, as informações sobre a orientação geral do funcionamento do projeto deveriam estar mais claras nas páginas de ajuda, etc... Em especial, certos procedimentos exclusivos para os livros, como a maneira de abrir, organizar e manter livros, o que inclui o formato de vinculação (Livro: Conteúdo), que na maioria das vezes leva a desorganização por causa da falta de informação por parte de quem inicia um livro pela primeira vez. -- Marcos A. N. de Moura 12:07, 18 Março 2006 (UTC)
Como eu disse, a minha ideia não era pregar uma descasca como se vocês fossem meus criados... seria hipocrisia até porque eu, como já disse, perdi grande parte do meu interesse...
De qualquer maneira peço desculpa se me fiz entender mal... de facto, lá por eu gostar mais de passar horas a fazer acertos de nomenclatura e outras coisas chatas em vez de escrever conteúdo, outras pessoas costumam preferir o contrúdo... ::Eu tive uma pequena ideia, mas não sei o que acham... como há aí tanto índice mal formatado, talvez não fosse mal pensado escrever um programa para gerar índices automaticamente (a partir de um ficheiro com uma sintaxe que os torne menos monótonos de escrever)... digam o que acham... - João Jerónimo 22:02, 19 Março 2006 (UTC)
Uma das funções centrais do referido (proposto) programa já está escrita... quem quizer pode ir buscá-la a [1]... o ficheiro writewiki.c contem uma função que escreve um ítem do índice de acordo com os seus argumentos... deve ser fácil perceber para que servem todos os argumentos com a ajuda da declaração, da definição, e do programa test.c. Admito que função não está grande coisa... se encontrarem e/ou corrigirem bugs digam...
Para compilar e linkar os dois ficheiros .c, puxar tudo e fazer "make" ou "make test" no directório... há também um "make clean"... Se acharem bem podemos abrir um repositório SVN ou CVS e abrir o programa ao desenvolvimento! - João Jerónimo 18:16, 21 Março 2006 (UTC)
Boa iniciativa, já havia pensado em automatizar algumas ações, dentre elas a criação de índices e barras de navegação para as páginas, uma vez que o código está em C é melhor para mim, havia considerado a idéia de usar um Bot, porém é um recurso que ainda não sei usar além do mais, não conheço Python. Que tipo de aplicação tem em mente? Modo texto, gráfico, independente de plataforma, não portável... Por enquanto não tenho tempo para ajudar, mas já que iniciou a idéia posso dizer que estava pensando em um ambiente de desenvolvimento de texto wiki, o qual já havia tido a idéia de colocar um previsualizador de texto, conforme já conversamos em outra ocasião, eu gosto de desenvolver em Kdeveloper no KDE, uma versão para Win(R) pode ser portada, porém prefiro desenvolver para GNU/Linux. --Marcos A. N. de Moura 01:00, 22 Março 2006 (UTC)
A minha ideia era um programa que procesasse um ficheiro com informação sobre as diversas secções do livro que iam para o índice, todas elas precedidas por n sinais de igual "=" que indicariam o nível... depois no início do ficheiro haveria um header nesse ficheiro fonte que indicava quantos níveis iam para a tabela de conteúdos, quais são listados em unordered list, quais em ordered list, quais têm links e quais não têm... depois seria criado um ficheiro na marcação nativa do MediaWiki que já inculiria os links com os targets e os nomes correctos em conformidade com as nossas convenções de nomes...
Mas esta é a MINHA ideia... não sei programar em nenhuma lib gráfica (nem em C++, que é usado pelo Kdevelop/Qt segundo sei), mas parece-me que algumas das funções centrais do programa que estou a começar poderam ser úteis noutros programas, mesmo que se use C++ (basta ter o cuidado de usar a mesma calling convention (cdecl))... por exemplo, um editor de Wiki WISIWYG (ideia com a qual eu não concordo lá muito) poderia usar a função *writewiki para suportar um menu gráfico que criasse índices automaticamente...
Quanto à portabilidade, claro! no programa que tenho em mente acho que só preciso da standard library, portanto não tenho nada com o assunto! - João Jerónimo 14:02, 22 Março 2006 (UTC)
Abri o tópico Organização automatizada abaixo... --Marcos A. N. de Moura 16:04, 22 Março 2006 (UTC)

Fusão de livros sobre C[editar código-fonte]

Proponho escolher um livro, o mais completo, e separá-lo em módulos. Depois pegamos o outro livro e acrecentamos informações relevantes ao livro já transformado em módulos e depois apagamos. Há mais algum exemplo de fusão? --LeonardoG 11:38, 18 Março 2006 (UTC)

O livro Gramática:Índice|Gramática da Língua Portuguesa é uma gramática e o livro Português também, os dois podem ser fundidos... --Marcos A. N. de Moura 12:33, 18 Março 2006 (UTC)
Vou tratar desse... não deve demorar muito tempo... - João Jerónimo 22:09, 19 Março 2006 (UTC)
Um já está! - João Jerónimo 23:18, 19 Março 2006 (UTC)
A Fusão C está feita, agora é necessário organizá-lo! Até já tem uma capinha ;-) --Lightningspirit 13:30, 15 Abril 2006 (UTC)
Para orientação do restante da edição, o código do índice de "Linguagem de programação C" foi colocado na página de discussão de Programar em C. --Marcos A. N. de Moura 15:30, 15 Abril 2006 (UTC)

Política de eliminação[editar código-fonte]

Segundo o que foi estabelecido há algum tempo, as intruções sobre como devem ser eliminadas as páginas são fornecidas junto com a mensagem {{agora você é administrador}}, porém para que fique bem claro, proponho que sejam incluidas na Política de eliminação todas as ações recomendadas para os casos de eliminação, pois sei que em ambientes onde a diversidade de opiniões é vasta há bastante espaço para desentendimentos, sugiro que de início sejam incluídos na lista de exclusão imediata sem consulta à comunidade os seguintes casos:

  1. Páginas de redirecionamentos criadas quando o conteúdo é movido e todos os artigos afluentes tiverem sido corrigidos com seus links apontando para o novo namespace;
  2. Páginas e imagens que tenham sido incluídas em Pedidos de eliminação e todos os autores ou o único autor tenha concordado em eliminá-las.

O que acham? --Marcos A. N. de Moura 16:18, 18 Março 2006 (UTC)

Concordo sim, mas se o autor da imagem, por exemplo, sumiu! Elimina também? LeonardoG 17:31, 19 Março 2006 (UTC)
Neste caso, o que estamos propondo: Eliminação imediata, só valeria a eliminação se todos os autores tenham votado a favor antes de expirar o prazo de 7 dias, caso contrário depois desse tempo a eliminação já foi aprovada ou rejeitada pela votação, segundo a regra vigente atualmente. --Marcos A. N. de Moura 19:46, 19 Março 2006 (UTC)