Wikilivros Discussão:Portal comunitário/Arquivo 12/LQT Archive 1
Adicionar tópicoEsta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.
Esta página encontra-se inactiva e é mantida por motivos históricos. Se quiser discutir sobre o assunto abordado é aconselhável fazê-lo nos diálogos comunitários. |
Betawiki: better support for your language in MediaWiki
[editar código-fonte]Dear community. I am writing to you to promote a special wiki called Betawiki. This wiki facilitates the localisation (l10n) of the MediaWiki interface. You may have changed many messages here on Wikipedia to use your language for your language profile, but if you would log in to for example the English language Wiktionary, you would not be able to use the interface as well translated as here. Infact, of the 1792 messages in the core of MediaWiki, 1546 messages have been translated. Betawiki also supports the translation of messages of over 75 extensions, with 981 messages.
If you wish to contribute to better support of your language in MediaWiki, as well as for many MediaWiki extensions, please visit Betawiki, create an account and request translator priviledges. You can see the current status of localisation of your language on meta and do not forget to get in touch with others that may already be working on your language on Betawiki.
If you have any further questions, please let me know on my talk page on Betawiki. We will try and assist you as much as possible, for example by importing all messages from a local wiki for you to start with, if you so desire.
You can also find us on the Freenode IRC network in the channel #mediawiki-i18n where we would be happy to help you get started.
Thank you very much for your attention and I do hope to see some of you on Betawiki soon! Cheers! Siebrand@Betawiki 22h35min de 20 de Setembro de 2007 (UTC)
- Well, I don't know if someone would be interested in this beta project, but I would like to thank you for your interest in our community. --Marcos A. N. de Moura 14h29min de 28 de Setembro de 2007 (UTC)
Votações
[editar código-fonte]Venho pedir vossa atenção para as votações dos melhores trabalhos e editores que se encontram ativas, uma avaliação pode ser boa tanto para o conhecimento do avaliador como para o projeto. Ajudem a manter a nossa lista de trabalhos valorosos sempre atualizada votando. Obrigado. --Marcos A. N. de Moura 18h01min de 26 de Setembro de 2007 (UTC)
Navegação
[editar código-fonte]Ainda não tenho grande experiência com o wikibooks, e gostaria de saber os prós e contras de algumas formas de navegação. O que me dizem dos modelos usados nos seguintes livros:
- Uma barra azul em cima {nav2}. Exemplo:Cálculo I;
- Um outro tipo de barra em cima {navegação}. Exemplo: Blender 3D: Guia de sobrevivência/Introdução;
- A barra anterior, mas embaixo {navegação}. Exemplo: Manual de CVS;
- Links no fim de cada página. Exemplo: Curso de PHP;
- Apenas a estrutura gerada pela organização com barra "/". Exemplo: ???
O que recomendam usar? Tem mais algum sendo bastante usado por aí?
Helder.wiki 20h32min de 29 de Setembro de 2007 (UTC)
- A única diferença entre estas predefinições é basicamente estética. A convenção diz para usar uma na parte de cima e outra na parte de baixo quando os módulos são grandes, para que o leitor não tenha que ficar subindo e descendo a barra lateral. Por isso alguns autores preferiram colocar apenas na parte de baixo. Um livro que usa uma barra diferente, mas não "oficial" é o livro de Java. Há também algumas vantagens em usar a {{nav2}} em livros organizados com a "/", mas eu teria que procurar a discussão. - Jorge Morais 15h20min de 2 de Outubro de 2007 (UTC)
Análise complexa
[editar código-fonte]Estou interessado em iniciar a escrita de um livro sobre análise complexa. Mas antes de iniciar, gostaria de discutir o seguinte:
- Quais os capítulos que devem figurar no livro? Reuni as ementas (e referências sugeridas) de alguns cursos de Análise Complexa, para que pudessemos estabelecer qual a melhor ordem a seguir para os capítulos do livro.
Seguem abaixo as ementas de alguns cursos que oferecem a disciplina de Análise Complexa (Variáveis Complexas?):
Obs.: o trecho seguinte está "compactado" de modo a despoluir visualmente o contexto da página toda.
Ementa do IMPA
Sequências e séries de funções: convergência uniforme, séries de potências. Funções analíticas: séries de potências, fórmula integral de Cauchy. Séries de Taylor e de Laurent, Singularidades, Teorema de resíduos e aplicações, Aplicações conformes, Teorema da representação conforme de Riemann, Funções harmônicas no plano, Integrais curvilíneas (homotopia).
Referências: AHLFORS (1966), CARTAN (1961), CONWAY (1978), KNOPP (1945) e LIMA (1989). Para saber + sobre o IMPA
Ementa da UFPB
A mesma ementa do IMPA é usada na UFPB, com exceção do tópico integrais curvilíneas (homotopia).
Referências: AHLFORS (1966), CARTAN (1961), CONWAY (1978) Para saber + sobre a UFPB
Ementa da PUC-RIO (procurar por "MAT 2502 Variável Complexa")
Definições equivalentes de analiticidade, formulação precisa do Teorema de Cauchy, Teorema do Módulo Máximo, Funções Inteiras, Funções Meroformas, Funções Harmônicas, Famílias Normais, Teorema de representação de Riemann, Continuidade analítica.
Referências: AHLFORS (1966), CARTAN (1961) Para saber + sobre a PUC-RIO
Ementa da UFPR
A mesma ementa do IMPA é usada na UFPR, com exceção do tópico integrais curvilíneas (homotopia). (ou seja, é como na UFPB)
Referências: AHLFORS (1966), CARTAN (1961), CONWAY (1978), KNOPP (1945) Para saber + sobre a UFPR
Ementa da UFMG
Séries de potência; funções analíticas; funções analíticas como aplicações; Transformações de Möebius; representação de funções analíticas por séries de potências; Zeros de funções analíticas; teorema de Liouville, teorema fundamantal da álgebra; Teorema do módulo máximo; teorema de Cauchy; índice de uma curva fechada; Fórmula integral de Cauchy; teorema da aplicação aberta; teorema de Goursat; Classificação de singularidades; série de Laurent; resíduo; princípio do argumento; Cálculo de integrais por resíduos; teorema do módulo máximo; princípio do máximo; Lema de Schwarz; funções convexas e o teorema dos três círculos de Hadamard; Teorema de Phragment-Lindelof. O espaço de funções contínuas; espaço de funções analíticas; Espaço de funções meromorfas; teorema da aplicação de Riemann; teorema da fatoração de Weierstrass; Teorema de Runge; teorema de Cauchy (outra versão); conexidade simples; Teorema de Mittag:-Leffler; Princípio da reflexão de Schwarz; continuação analítica ao longo de um caminho; teorema da monodromia.
Referências: BOAS (1986), CONWAY (1973), LINS NETO (1993) Para saber + sobre a UFMG
Ementa da UEM
Funções holomorfas, séries de potências, integração complexa, continuação analítica, Teorema de Cauchy, Teorema de Morera, índice de uma curva fechada, fórmula integral de Cauchy, Singularidades, Teorema dos resíduos, espaços das funções analíticas, teorema de Ascoli-Arzelá, transformações conformes.
Referências: LANG (1993), CONWAY (1978) Para saber + sobre a UEM
Ementa da UFF
Séries de potências: A função exponencial e a função logarítmica. Funções analíticas: Equações de Cauchy–Riemann. Funções conformes. Integração complexa: O teorema de Cauchy para um retângulo e um disco. O índice de um ponto. A fórmula integral de Cauchy. O teorema de Morera. O teorema de Liouville. Singularidades. Desenvolvimento de Laurent. Zeros e Pólos. O teorema da aplicação aberta. O teorema do módulo máximo. A forma geral do teorema de Cauchy. O teorema dos resíduos. Aplicação ao cálculo de integrais.
Referências: AHLFORS (1979), CONWAY (1973) Para saber + sobre a UFF
Ementa da UFMS
Nessa disciplina serão abordados temas fundamentais de Análise Complexa. Os alunos deverão ser capazes de analisar criticamente e redigir textos matemáticos envolvendo definições, teoremas, demonstrações, propriedades, conceitos e técnicas matemáticas, concernentes aos conteúdos de Números Complexos, Funções Analíticas, Teoria da Integral, Séries de Potências, Resíduos e Pólos.
Referências: ÁVILA (1990), CHURCHILL (1975), LINS NETO (1996), Para saber + sobre a UFMS
Referências Bibliográficas
[editar código-fonte]- AHLFORS, Lars V. Complex Analysis. New York, McGraw-Will, 1966; ISBN 000700656X
- AHLFORS, L. Complex Analysis, Third edition, McGraw-Hill, 1979;
- ÁVILA, G. Variáveis Complexas e Aplicações. Editora LTC. Rio de Janeiro. 1990.
- BOAS, R. P. An invitation to complex analysis, Random House, New York, 1986;
- CARTAN, H. Theórie Élementaire des Fonctions Analytiques d'une ou Plusieurs Variables Complexes. Paris, Hermann, 1961;
- CHURCHILL, R.V. Variáveis Complexas e suas Aplicações. Mac-Graw-Hill do Brasil e Editora da Universidade de São Paulo. São Paulo. 1975.
- CONWAY, J. B. Functions of One Complex Variable, Graduate Texts in Mathematics, Berlin, Springer-Verlag, 1978;
- CONWAY, J. B. Functions of one complex variable, Springer:Verlag, 1973;
- KNOPP, K. Theory of Functions, Vol.2, New York, Dover, 1945;
- LANG, Serge. Complex Analysis, Graduate Texts in Mathematics, Springer Verlag, New York, 1993.
- LIMA, E. L. Curso de Análise. Vol. 2. Rio de Janeiro, IMPA, Projeto Euclides, 1989;
- LINS NETO, A. Funções de uma variável complexa, Projeto Euclides: SBM,1993.
- LINS NETO, A. Funções de uma Variável Complexa. IMPA. Rio de Janeiro. 1996.
Helder.wiki 14h07min de 28 de Setembro de 2007 (UTC)