Wikilivros Discussão:Plantão de dúvidas

Ir para: navegação, pesquisa

Sobre este espaço de discussão

Atenção!
Se você quer fazer uma pergunta ao bibliotecário, utilize a página Pergunte ao bibliotecário, em vez dessa discussão.
O espaço abaixo é reservado para discutir a respeito da página.

Comentário

As vezes eu acho que esta página só serve para ajudar gente folgada que tem preguiça de fazer uma busca no Google. --Dante 03:18, 3 Setembro 2006 (UTC)

Concordo... cada perguntinha sem graça... tá parecendo yahoo respostas. Foge aos objetivos da wikibooks. --Wellington Brito de Carvalho 23h16min de 13 de Julho de 2007 (UTC)
Apesar de responder sempre que posso, tenho que concordar... Alguém sabe informar se há uma página análoga a essa em algum outro projeto? Ou somos só nós? Será que isso deve mesmo continuar? Há algum indício de que ela tenha realmente ajudado alguém durante o tempo que esteve a disposição? Helder 21h19min de 7 de Junho de 2008 (UTC)
  • Pelas perguntas que aparecem, é bem provável que eles prefiram usar o Yahoo respostas. Não seria então o caso de acrecentar essa ligação como opção adicional aos interessados? Helder 00h26min de 24 de Junho de 2008 (UTC)

Mover?

Estou pensando em mover as perguntas que foram feitas nessa discussão ("Wikibooks Discussão:Pergunte ao bibliotecário") para a página propriamente dita (Wikibooks:Pergunte ao bibliotecário), e reservar essa aqui apenas para discussões sobre a página. Alguma objeção? Helder 15h04min de 6 de Junho de 2008 (UTC)

Concordo Se for possível colocar pela data agradece-se, se não coloca de qualquer jeito mesmo. - Jorge Morais 13h00min de 7 de Junho de 2008 (UTC)
Feito. Coloquei cada uma no arquivo correspondente à data em que a pergunta foi feita. Helder 21h19min de 7 de Junho de 2008 (UTC)
  • O que acham de adicionar algum "aviso" no topo da discussão, encaminhando os "questionadores" para a página certa? Helder 21h19min de 7 de Junho de 2008 (UTC)
Feito. Se quiserem melhorar, ou propor a remoção (se não ficou bom) fiquem a vontade... Helder 00h26min de 24 de Junho de 2008 (UTC)

Simplificar?

Estou pensando em como simplificar o cabeçalho da página, pois tenho a impressão que é sobrecarregada de informações para quem já chega até aqui com uma dúvida...

Estou pensando em fazer algo neste estilo. Deixando ocultos também os avisos para administradores/usuários experientes. Aceito outras ideias... Helder 14h22min de 1 de abril de 2009 (UTC)

Gostei. O estilo "cores-fortes" claramente não anda funcionando... rs.
Com o último ponto do exemplo não concordo inteiramente porque aqui também é local para tirar dúvidas sobre o projeto.
E não há lá um jeito de fazer os asteriscos da lista ficarem bonitos? Talvez possamos trocá-los por outra coisa. - Jorge Morais 22h27min de 1 de abril de 2009 (UTC)
De fato! Não precisamos irritar os olhos de todo mundo que tem dúvidas...
Quanto aos asteriscos, acho que ficou daquele jeito por preguiça de olhar o código fonte de qualquer página wiki (fiz um ajuste!)
Quanto aos textos (particularmente o último), eu aceito sugestão sobre quais outros itens devem ser adicionados. Acho que quando fiz o teste na caixa de areia eu estava tão pouco inspirado como agora... =/ Falei sobre o que o Pergunte ao bibliotecário não é, mas não mencionei o que ele é... rsrs
Estou querendo usar daqueles truques que tem nas páginas para propostas de eliminação (pré-carregar um texto/comentário e/ou um sumário). Ideias do que colocar nas opções padrão? Helder 16h03min de 13 de abril de 2009 (UTC)
Que tal agora? Helder 20h17min de 4 de julho de 2009 (UTC)
Gostei. Muito bom. Vamos ver se vai funcionar. Vou tentar lembrar de pensar em qualquer coisa mais, mas acho que já está bastante completo. - Jorge Morais 21h59min de 4 de julho de 2009 (UTC)

Parece que alguns dos que chegam aqui estão se dando ao trabalho de ler o que está no topo da página (deduzo isso com base em estatísticas e possivelmente decorrentes deste teste). Helder 15h07min de 13 de Julho de 2010 (UTC)

Nova formatação

Eu gostava mais de como estava antes. Assim como está ninguém vai ler as perguntas e respostas do começo, ninguém vai nem ler o textinho explicando para quê serve essa página. Só dá para ver o "Faça sua pergunta". - Jota (Discussão) 13h24min de 26 de outubro de 2009 (UTC)

Acho que assim ficou melhor, pois continua consistente com os outros cabeçalhos (nos quais o Raylton está trabalhando) e deixa as perguntas do topo mais visíveis (nossa FAQ miniatura ).
Pelo tipo de "pergunta" que costuma aparecer na página, me parece melhor não deixar um botão chamativo como aquele... A ideia por traz das mudanças que tínhamos discutido no tópico anterior é que só sejam feitas perguntas depois de um ou dois itens daquela lista que aparece no topo, pois senão aparecerão quase que exclusivamente os "pedidos de lição de casa" do povo que não se dá ao trabalho nem de ver onde está fazendo uma pergunta (um projeto para a criação de livros colaborativamente, portanto não há ninguém aqui para responder lições de casa...), nem sequer de adicionar um ponto de interrogação pra sabermos que se trata de uma pergunta...
No fundo no fundo, eu continuo achando que essa página tinha que virar arquivo histórico, e como eu disse na Categoria Discussão:Ajude!, focarmos apenas em:
  1. Portal comunitário (a reformar): para orientações gerais sobre o projeto, sem espaço para perguntas;
  2. Diálogos comunitários: para troca de ideias, perguntas, sugestões, críticas...;
  3. Tarefas: para indicações de "pequenas" (ou não) coisas com as quais se pode ajudar o Wikilivros.
Se um dia os diálogos comunitários ficarem excessivamente populares, dividimos por assuntos gerais colocados nas subpáginas, como se faz em outros projetos (com suas esplanadas)... Helder 14h56min de 29 de outubro de 2009 (UTC)

O histórico anterior da página foi arquivado para fins de backup em Wikilivros Discussão:Plantão de dúvidas/LQT Archive 1 em 2015-11-04.

Ao clicar em "Adicionar tópico", concorda com as nossas Condições de uso e em, irrevogavelmente, publicar a sua contribuição sob as licenças CC BY-SA 3.0 e GFDL
Não existem tópicos antigos