Wikilivros Discussão:Pedidos de wikilivros/Arquivo LQT 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Dicussões antigas

Olá?


Duas observações sobre a organização talvez equivocada:

  • as "prateleiras" podem ser organizadas em temas tais como "Literatura", "Matemática", "Física", etc. mas não precisa e nem faz sentido um livro apenas com TUDO sobre cada tema. Podem até ter diversos livros sobre o mesmo tema. Isso parece muito óbvio ao visitarmos uma livraria ou biblioteca, mas não parece aos organizadores.
  • Ao obrigar se escreva sob titulos amplos e prefixados inibe-se por dois motivos: 1) misturando altores de temas e objetivos diferentes -- O título "Tensão superficial" pode tanto ser abordado aridamente por um fisico-matemático, como por um biologo ou um romancista... cada um quer uma visão distinta do tema no seu livro, sem obriga-los a cooperar com fisico-matemático. 2) ficando o objetivo do livro tão amplo, "Fisica" por exemplo, acho que ninguem se anima a escrever ou colaborar com algo tao dificil de completar. O simbolo de "livro completo" NUNCA será utilizado para os livros desse jeito.
  • ao procurar "livros" por temas "transversais" fica dificil saber onde administrador do wikibook preferiu "esconde-lo". Está comprovado que os tesauros e tentativas de padronização de "árvores de assunto" estão fadadas ao erro e ao passado... precisamos "redes" não "árvores" de assuntos.
  • Administradorres: cuidado com a exclusão/re-organização de cunho POSITIVISTA/REDUCIONISTA.

— o usuário 201.21.88.243 (discussão • contrib.) esqueceu de assinar o comentário precedente.


Nenhum ponto de vista filosófico em particular foi estimulado, os nomes dos títulos é conseqüência da adoção dos mesmos pelas instituições de ensino, aqui não há nenhum problema se alguém resolver, por exemplo, incluir um livro sob o título: "Tensão superficial" e depois outro resolver usar o mesmo título, basta incluir o link que diferencie, por exemplo: "[[Tensão superficial (B)]]" --- Se quiserem criar um livro sob uma óptica biológica, depois incluir no local adequado na biblioteca. --Marcos A. N. de Moura 18:36, 8 Outubro 2006 (UTC)

Os livros que já existem não deveriam ser retirados desta lista?

Estou vendo aqui alguns links azuis, ou seja, livros que já existem. Estes não deveriam ser removidos desta lista? --Dante 00:55, 5 Agosto 2006 (UTC)

Isto eu não sei, pois desde que entrei para o projeto, os livros pedidos só estão recebendo inclusões, por isso dexei como está, os administradores antes ativos não o faziam, então continuou assim... Mas, realmente me parece mais correto remover os que já foram criados... --Marcos A. N. de Moura 01:05, 5 Agosto 2006 (UTC)

Inclusão de vários títulos

"Escreva nesta página os nomes dos assuntos que você gostaria de ver abordados em novos livros."
  • Há algum problema em incluir vários títulos de livros de uma única vez?

Pergunto porque tive a vontade (momentânea talvez) de incluir nesta página os nomes dos principais ramos da matemática (minha área), talvez com alguma sub-classificação de assuntos, pois gostaria muito de ver num futuro não muito distante todos eles por aqui, sendo desenvolvidos de forma "aberta"...

Sugestões

  • Acho que deveríamos incluir nessa faixa algo como:
"Formule um título simples, certificando-se de que o assunto é adequado a este projeto.
Se possível, acrescente uma breve descrição do tema, ou da abordagem que espera do novo wikilivro."

Motivos:

  • Nome simples: evita o surgimento de coisas, digamos, "contraditórias" como "Física quântica para crianças", "Teoria geral da relatividade para crianças", que se vierem a ser iniciadas, dificilmente terão mais de um editor dispostos a contribuir, correndo o risco de se tornarem órfãos...
  • Adequação ao projeto: já evita ter que falar das políticas depois de uma edição por parte de alguém que não conhece bem o projeto.
  • Descrição: permite que os editores deixem claro o que gostariam de ver em livros cujos títulos sugeridos sejam como os dois citados acima, ou em pedidos como Apócrifos e Old Norse, que de início não foram entendidos... e depois foram excluídos. No caso dos livros acima, talvez a escolha do título tenha sido para enfatizar que se tinha interesse em um livro de fácil compreensão, mas que não necessariamente devesse ser para crianças (mas pode ter sido uma brincadeira, ou mesmo uma proposta séria, embora ousada!) --Helder 10h27min de 6 de Dezembro de 2007 (UTC)