Wikilivros Discussão:Listas de discussão

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre este espaço de discussão

Que acham de criarmos um grupo de discussão no Yahoo Grupos ou Google Grupos? O que quero saber é se vai haver quórum para pedirmos uma lista da Wikimedia e isso seria um teste.

Acho que o Google tem a desvantagem de indexar as discussões, mas por outro lado pode ser uma vantagem para divulgar o projeto. - Jota (Discussão) 21h25min de 18 de outubro de 2009 (UTC)

No Google Groups, depois de criar o grupo há um item "Listagem no diretório" com as opções "Listar este grupo no Diretório dos Grupos do Google" e "Não listar este grupo". Não sei se isso é a mesma coisa que escolher entre indexar ou não indexar... Seria ruim que as conversas fossem indexadas e aparecessem nos resultados de buscas com o Google?
Supondo que o pessoal se interesse, e consigamos a lista da Wikimedia, o que faríamos com o grupo do Google/Yahoo criado? Fecharíamos? Helder 12h27min de 19 de outubro de 2009 (UTC)
Sim, não? Há essa desvantagem... Perdermos as discussões antigas. Para esse ponto não consegui pensar em uma solução.
Bom, mas se quiser podemos arriscar pedir uma lista direto na Wikimedia; arriscar esperar que alguém crie a lista e arriscar não termos ninguém debatendo. =/ Não sei o que é melhor.
Talvez fazendo uma lista dê para termos uma ideia de quantos se interessariam? - Jota (Discussão) 16h27min de 19 de outubro de 2009 (UTC)
Pois é...
Acho que é melhor "arriscar" a da Wikimedia mesmo. Qual seria um bom nome? Para mim podemos ficar com "http://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikilivros" (ou wikilivros-l, pois essa terminação "-l" aparece na maioria [não a totalidade] dos nomes, mas eu prefiro só wikilivros).
Conforme as instruções, devemos decidir quem será administrador da lista, e então fazer o pedido no bugzilla, explicando o objetivo da lista.
Acho que o objetivo/justificativa seria "Facilitar o diálogo e a troca de ideias entre os colaboradores e demais interessados do Wikilivros". (Mas se quiser esboçar algo já in English, melhor ;-) Helder 18h52min de 19 de outubro de 2009 (UTC)
Mas o nome não seria "wikibooks-pt". A coisa é meio desorganizada, mas parece ser mais comum usar assim, já que existe a "wikibooks-de" e as várias das Wikipédia.
Eu posso ficar administrando já que sugeri.
Eu acho que uma lista pode ser útil também para alguém como o Marcos (que tem uma nulidade de tempo) poder acompanhar algumas discussões.
Não é grande coisa (criar uma lista), mas mesmo assim eu ainda queria saber se vai ter gente interessada... Porque eu quero a criação da lista por sentir necessidade de discutir certas coisas que acho que não cabem muito bem nos diálogos comunitários e que poderiam ficar abandonadas (eu tenho duas coisas em mente há muito tempo para discutir, mas não sei se coloco lá), mas pode ser que ninguém mais pense assim. - Jota (Discussão) 17h24min de 20 de outubro de 2009 (UTC)
Na verdade não ligo muito para o nome, pois não vou precisar ficar digitando o email mesmo... hehe. Pode ser "wikibooks", "wikibooks-pt", "wikibooks-l", "wikibooks-pt-l", "wikilivros", "wikilivros-l". Não vejo problema em nenhuma das formas. Então se alguém tiver algum motivo para preferir alguma delas em particular, que seja!
Fique a vontade para administrar. Acho que isso não dará trabalho extra...
Depois que a lista estiver criada, podíamos colocar aquele aviso no topo de todas as páginas (sitenotice) por umas semanas, para ver se junta gente...
Pessoalmente acho que através da lista fica mais interessante manter certas conversas (inclusive as "paralelas", não diretamente relacionadas ao projeto). Helder 17h42min de 20 de outubro de 2009 (UTC)
Eu gosto da ideia, opções paralelas são sempre bem vindas... mas eu sinceramente acho que a curto prazo não vai aparecer gente... vamos ser realistas "as pessoas que contribuem observando o projeto como um todo pode ser contadas nos dedos das mãos!... e dessas são pouco mais da metade escreveram na esplanada nos últimos 6 meses".
Raylton P. Sousa oi 00h43min de 27 de outubro de 2009 (UTC)
Imagino que seja possível aparecer um grupo de pessoas que não se sente muito a vontade para editar na wiki diretamente, mas que é familiar com o uso de emails. Então a lista pode ser uma forma de poder trocar ideias com estas pessoas também... Mas não saberemos qual será o sucesso até que a lista esteja disponível, não é? Helder 11h23min de 27 de outubro de 2009 (UTC)
  • Jota, posso colocar o seu hotmail e fazer o pedido de criação da lista "wikibooks-pt"? Alguma outra consideração? Helder 16h25min de 3 de novembro de 2009 (UTC)
Sim, pode colocar. O título fica como? Como você disse, veremos. Nem que seja para só nós dois ficarmos batendo papo... =P (ou eu ficar fazendo monólogos a depender do seu tempo). - Jota (Discussão) 20h43min de 3 de novembro de 2009 (UTC)

O histórico anterior da página foi arquivado para fins de backup em Wikilivros Discussão:Listas de discussão/LQT Archive 1 em 2015-11-04.

Não existem tópicos antigos