Wikilivros:Dicionário/Notas comuns

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Abaixo é definido o texto de algumas notas que são usadas frequentemente nos dicionários para justificar, explicar ou comentar determinadas regras de conversão.

Exemplo[editar código-fonte]

Código de exemplo Resultado
* exemplo: de uso//<ref name="muda-gênero"/><ref name="muda-pessoa"/><ref name="muda-número"/><ref name="corr-concordância"/><ref name="questionável"/><ref name="ocorre-5"/>

Notas existentes[editar código-fonte]

  1. Ocorre mudança de gênero gramatical entre estas expressões. É preferível evitar a inclusão deste tipo de regras (por exemplo optando por outra expressão de mesmo gênero que a original, ou simplesmente não inserindo a regra), uma vez que elas podem causar problemas de concordância nas frases onde aparecem. Se a regra for mantida, certifique-se de acrescentar pelo menos algumas expressões com mais de uma palavra que façam a correção da concordância dos casos mais comuns e de que não restará um número muito grande de erros de concordância.
  2. Esta regra altera a pessoa gramatical da expressão. Isso costuma causar problemas de concordância nas frases em que a expressão aparece, pois a sua conversão pode exigir mudanças no restante da frase para torná-la correta. É preferível fazer este tipo de conversão "localmente", indicando-as apenas nos artigos em que isso for necessário.
  3. Ocorre mudança de número gramatical entre estas expressões. É preferível evitar a inclusão deste tipo de regras (por exemplo optando por outra expressão de mesmo número que a original, ou simplesmente não inserindo a regra), uma vez que elas podem causar problemas de concordância nas frases onde aparecem. Se a regra for mantida, certifique-se de acrescentar pelo menos algumas expressões com mais de uma palavra que façam a correção da concordância dos casos mais comuns e de que não restará um número muito grande de erros de concordância.
  4. Esta regra serve para fazer a correção de um dos problemas de concordância gerados por uma regra que converte entre expressões de gêneros diferentes. Se a tarefa de adicionar este tipo de correção se mostrar inviável, o melhor é remover todas as regras que geram este tipo de dificuldade.
  5. Esta conversão é questionável pois não há dados comprovando que essa expressão é usada no Brasil em vez da original e com o mesmo significado. Utilize uma seção da página de discussão deste dicionário para comentar e decidir o que fazer a respeito desta regra.
  6. Esta expressão ocorre pouquíssimas vezes nos artigos (menos de 5, conforme Especial:Buscar) e por isso provavelmente seria preferível que a conversão fosse indicada apenas no(s) artigo(s) em que aparece, para melhorar o desempenho geral do script