Valve Hammer Editor/Configurando o Hammer 3.4-3.5

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Recycle001.svg Esta página precisa ser reciclada (discuta).
Ao melhorá-la, você estará ajudando o Wikilivros.

Para acessar as opções de configuração do Hammer navegue pelo menu clicando em Tools>Options. A seguinte tela irá aparecer (não na mesma aba):

  • Na aba "Geral" você poderá mudar a interação das janelas no programa e algumas opções de 3 ferramentas. Todas elas são auto-explicativas.
  • Já na aba "2D views" e "3D views" é possível mudar opções da representação gráfica dos brushes (em 2D) e a formatação das 4 telas como cor de fundo, representação do grid distância de renderização(3D), etc. De fato, a única opção que é necessário mudar agora é a "Reverse mouse Y axis"(aba 3D) que mudará a ordem de seleção de objetos(vértices, entidades,brushes)para o que estiver mais próximo.
  • A aba "Textures" é usada para adicionar pacotes de texturas no editor em .wad. Para por exemplo adicionar as texturas que vem com o jogo Half-Life clique em add-wad e busque pelo arquivo em Sierra/Half-Life/valve/halflife.wad. Atenção: Se você estiver usando a versão do H-L (e qualquer outro mod de posse atual da valve como o Counter-Strike e o Day of Defeat) que vem atualizada pelo Steam, a maior parte do conteúdo do jogo estará reunida dentro de .gcf. Para extrair qualquer arquivo será necessário o uso do GCF Escaper(Download) em conjunto com o Microsoft .NET Framework(Download).Mas se quiser o .wad do Half-Life é possível fazer o download por este Link.

Nota: Se você adicionar ou retirar estes pacotes de texturas, é altamente recomendável que reinicie o programa. Em alguns casos o programa manda um popup pedindo para que você o reinicie.

  • Já na seção Game Configurations vem a configuração das pastas do jogo. E necessário que elas estejam propriamente configuradas para que o editor possa encontrar o respectivo FGD(Glossário), Sprites(Glossário), Sons(Glossário), Models(Glossário), lugar padrão dos .rmf's(Glossário)(e dos .map's(Glossário) também) do Mod/Jogo.

Para poder configura-los com facilidade, é necessário entender a idéia dessas pastas. O diretório com o executável do jogo é justamente aquele que aponta diretamente ao jogo ex:C:\Sierra\Half-Life\

Nota:Se você pretende usar o Half-Life que vem em conjunto com o Steam, o diretório base é um pouco mais longo. Ex: C:\Arquivos de Programas\Steam\steamapps\seu_email_do_steam@lol.lol\Half-Life\

Dentro deste conjunto nós encontraremos o executável do jogo, várias bibliotecas de instruções e alguns arquivos variados que são gerados ao decorrer das execuções. Neste caso, a pasta Valve é a pasta principal com todo o conteúdo do jogo original. Dentro dela, cada pasta corresponde ao conteúdo carregado por ela, ex: Pasta Models>Models, Pasta Maps>Mapas do jogo, etc. É importante ressaltar que os .wads são guardados fora destas pastas, e todo esse conteúdo pode estar dentro de um .pak(Glossário) Portanto a pasta Valve serve como o diretório do jogo

O Diretório do MOD contém todas as informações e arquivos de uma modificação, como por exemplo o Couter-Strike, portanto esta está fora da pasta do jogo(Valve).

Nota: No caso do Steam, todas as modificações que são propriedade da Valve (DeathMach Classic, Counter-Strike, Day of Defeat e Ricochet) estão em pastas fora do diretório do executável do Half-Life, e estão dentro de uma nova pasta relacionada ao mod (Ex: ...\steamapps\seu_email_do_steam@lol.lol\Ricochet), mas continuam a possuir o diretório Valve e o diretório correspondente ao MOD.

Diretório do RMF apenas refere ao diretório padrão em que o editor deve abrir na hora de carregar o mapa

Como já deve se ter notado, há um menu "Drop Down" com o botão "Edit" ao lado para criar/selecionar/deletar um set de configuração de um MOD/Jogo Específico.

O FGD(Game Data File) é o arquivo que definem as entidades no editor, em suma, ele é um espelho de tudo o que pode ser configurado no jogo/mod/compilador em termos de entidade. Cada jogo/MOD tem o seu. Ele normalmente se encontra no diretório do MOD/jogo ou até em uma pasta do próprio editor. Existem sites que mantem as versões mais atualizadas desses arquivos.(Lista para FGD's)

Ficheiro:Hammer configuracao2.gif

Nunca se esqueça!: O Diretório Valve sempre será carregado mesmo que você esteja falando de um MOD, portanto, é possível carregar arquivos do jogo original para ser usado sem problemas em uma Modificação.

Nota: No Steam as Modificações proprietárias possuem um diretório Valve quase "Zerado", sem recursos como texturas, models, sons, mapas.

  • A última aba possui os caminhos para os compiladores. É recomendável o uso dos compiladores Half-Life Zoners(Glossário) que foram especialmente designados para funcionar com o H-L e não os que acompanham o editor na pasta Tools(Q, de Quake(Glossário))

Perceba que são quatro compiladores, cada um exerce uma função diferente que poderá ser conferido na seção sobre compilação e que devem ser configurados para cada jogo/mod(na verdade se você só for usar o H-L e mod's a única coisa que se deve mudar é o diretório de mapas.

É bom ressaltar que não é necessário compilar os mapas pelo hammer. Como os compiladores são executáveis de linha de comando do windows, é possível criar um .bat(Glossário) com os devidos parâmetros para fazê-los rodar em uma simples janela de MS-DOS.