Utilizador Discussão:Voz da Verdade

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre este espaço de discussão

Mensagens antigas: 01


Digite a seguir seus comentários:

Ops... fiz besteira

Desculpe-me, Voz...

Eu não quiz dizer "eco" no sentido de "repetição" do conteúdo de outros wikilivros. Errei ao me expressar no sumário de edição: me referia ao vício de linguagem 'eco, onde uma mesma palavra ou terminação aparece várias vezes seguidas. Ao editar, eu pretendia apenas dar uma melhorada na frase onde apareciam "utiliza-se", "utiliza" e "utilizada", e por isso descrevi os ajustes como "eco". Fiz bem?

Aproveitei a edição para acrescentar os links, pois quando eu tinha clicado em editar, a página estava na primeira edição, marcada com esboço (e eu não notei que você ainda estava a editar, até tentar salvar), então quis encaminhar os possíveis leitores/editores para outros textos (da wikipedia e daqui) onde pudessem complementar a leitura... Ao começar a edição também não tinha visto que era parte da wikiversidade.

Não tive mesmo intenção ruim...Helder 19h43min de 6 de Maio de 2008 (UTC)

Vou deixá-lo trabalhar então... Agora que vi, esteve ausente por algum tempo e tem editado bastante nos últimos dias! Bem-vindo de volta! Helder 20h01min de 6 de Maio de 2008 (UTC)

Pode deixar, se eu perceber que alguma coisa pode ser melhorada, deixarei recado nas discussões... Helder 20h55min de 6 de Maio de 2008 (UTC)

Ajuda

Primeiramente quero agradecer pelas "boas-vindas" e se não for incomodo queria tirar uma dúvida, pois não achei o Café dos Novatos (existe um aqui?), eu posso fazer um Wikilivro somente com arcaísmos de nossa língua? Já agradecendo, M. P. R. Abagaro 23h59min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

  • Nossa vocês do Wikilivros são tão atenciosos quanto os integrantes da Wikipédia! fui no Esplanada e realmente é o Café dos Novatos, porém com um nome diferente do usado na Wikipédia. Quanto ao livro de arcaísmos é meu sim, graças a um trabalho do 7º ano de Texto & Literatura fiquei curioso e fiz de uma pesquisa um hobby (que meus amigos dizem ser meio estranho, pois quem vive de passado é museu... mas eu acho interessante conhecer o passado de nossa língua). Penso que a partir de agora torna-se algo mais sério pois virará um artigo de um projeto tão legal. M. P. R. Abagaro 00h06min de 15 de Maio de 2008 (UTC)

Achar livros

Tudo bem comigo. Sim, todos os livros estão listados na Biblioteca a não ser por uma ou outra página isolada que chamamos de monomódulos. Exemplo: O que é marketing. Realmente o sistema é deficiente. Não havendo a princípio outra forma de encontrar um livro. É por isso que recomendamos que os autores de novos livros comecem por colocar as ligações na Biblioteca, o que nem sempre ocorre.

De outros sistemas eu conheço melhor o do Wikilivros em inglês e em francês. O anglófono criou um namespace específico para "capas" chamado "book" e que permite a busca através de "livros aleatórios" ao invés das páginas aleatórias. O francófono tem esse sistema que facilita alguma coisa, embora não saiba como funciona, talvez haja algo de manual. Alguns Wikilivros usam também a classificação de Dewey ou no caso do anglófono a da Biblioteca do Senado dos Estados Unidos. E outros ainda usam a divisão por prateleiras que apesar de facilitar as buscas ainda exige o trabalho de organização manual. - Jorge Morais 03h15min de 15 de Maio de 2008 (UTC)

Sim, é tarefa de todos, mas não há muitos livros porque eles acabam caindo nas páginas sem saída. - Jorge Morais 03h24min de 15 de Maio de 2008 (UTC)

Inadequado

Realmente não há problema em se fazer a análise da obra de alguém, o problema é o tom com que esta análise é feita. Aqui precisa ser necessariamente didático e ali me parece de divulgação, violando inclusive o princípio da neutralidade ou imparcialidade. O que há de didático está no último parágrafo. O mesmo conteúdo foi inclusive colocado na Wikipédia e removido. - Jorge Morais 03h24min de 15 de Maio de 2008 (UTC)

Na verdade, eu coloquei "biografia". A questão da imparcialidade eu vejo mais pelo lado da adjetivação do autor. Exemplo de exageros: "imensa capacidade". Não acho que seja uma censura a exclusão da página, ela está apenas fora do escopo do projeto. Mas lembrarei disso.
Para mim seria um prazer se tivéssemos livros analisando as obras de outros autores, mas nem eu tenho tempo para fazê-los eu mesmo, nem temos usuários suficientes. - Jorge Morais 03h37min de 15 de Maio de 2008 (UTC)

Seções ocultáveis

Olá! Eu vi que tem usado "seções ocultáveis" em páginas como Circuitos Elétricos I/Respostas Lista B. Pode confirmar uma coisa para mim? Há algum tempo eu tive dificuldades para criar/usar a predefinição {{Oculto}}, mas não me recordo bem quais eram os sintomas do problema... Está tudo funcionando como esperado? Ou há algum comportamento estranho? Se perceber algo de errado, entre em contato... Helder 11h25min de 15 de Maio de 2008 (UTC)

Realmente eu tinha notado que ela ficava visível por padrão quando só havia uma ocorrência da predefinição na página. Mas recentemente vi que era o código js que fazia isso de propósito. Imagino que alguém tinha boas razões para fazer isso, então nem sugeri mudanças... E falando em js, você entende de JavaScript? Recentemente estávamos discutindo na esplanada algumas coisas a implementar no MediaWiki:Edittools, mas não conseguimos por em prática ainda. Sabe dizer se estamos deixando passar algo? Helder 15h39min de 15 de Maio de 2008 (UTC)
  • Olá!!!

Agora eu lembrei o que eu queria fazer com seções ocultáveis e não consegui no passado... Trata-se do seguinte: Digamos que em uma página de conteúdo extenso (por exemplo com algumas demonstrações matemáticas ) eu quisesse manter algumas das demonstrações "ocultas por padrão" (para facilitar a vida de quem pretende fazer uma leitura mais superficial do texto) e outras "visíveis por padrão" (quando me parecer essencial apresentar a demonstração, mas cabível permitir que o leitor oculte-a). Há como fazer isso? Quem sabe com algum parâmetro extra na atual {{Oculto}}, mas não sei o que é necessário pra que funcione... Se tiver alguma idéia, tenha a bondade de me avisar... Mais uma vez obrigado! Helder 17h06min de 21 de Maio de 2008 (UTC)

Oba! Se é possível fazer, vou querer retomar sim... Acho que podemos fazer os testes em subpáginas de usuário e quando o código estiver funcionando, pedimos para um admin colocar no/alterar o Common.js. Me avise quando estiver de volta e quiser discutir a respeito... Bon voyage! Helder 18h21min de 21 de Maio de 2008 (UTC)
É... eu acabo de dar uma olhada lá na wikiversidade. Tá mesmo bagunçado. Mas agora é só pegar o embalo e tocar pra frente o projeto... Sobre o javascript, está tão ruim assim ( ) pra precisar refazer? (eu realmente não entendo muito do assunto, embora já tenha programado em c...) ou é só por serem necessárias grandes mudanças? Eu uso o mozila frequentemente, mas acho que consigo acesso ao opera (vou confirmar)... Aí me avise quando fizer algo lá no wikicionário pra eu testar também, ok? Helder 23h46min de 26 de Maio de 2008 (UTC)
  • Certo, acho que entendi. Vou aguardar então... Tenha uma boa semana! Helder 00h17min de 27 de Maio de 2008 (UTC)

Mediawiki

De nada. Precisando é só chamar. Hum, alguma idéia de como alterar a descrição das ligações também? - Jorge Morais 17h22min de 16 de Maio de 2008 (UTC)

ER

Pelo o que eu entendi essas páginas já não são mais "responsabilidade" do wikilivros, pois elas devem ser exportadas para a Wikiversidade.beta, logo a decisão de aproveitar ou não algumas páginas passa a ser da comunidade de lá.

Creio que esta questão (exportar as páginas para a wikiversidade beta) já está mais do que decidida pela comunidade.

A comunidade do Wikiversidade beta foi consultado e o assunto ficou por quase 2 semanas.

Infelizmente a maioria dos usuários que participaram da wikiversidade aqui no wikilivros não se cadastrou por lá (ou já estão inativos por aqui tb), portanto não se importam mais com o assunto.

Peço que vc se cadastre na wikiversidade beta e participe das discussões, sendo inclusive mais um que estava presente na criação da wikiversidade aqui e conhece melhor as discussões (o outro seria o Jorge Morais).

Rjclaudio 19h44min de 16 de Maio de 2008 (UTC)

Respondi no seu tópico no Wikilivros:Diálogos comunitários. Rjclaudio 20h03min de 16 de Maio de 2008 (UTC)

Agradecendo

Obrigado por estar me ajudando, estava um pouco. Acha que está ficando legal? M. P. R. Abagaro 16h19min de 17 de Maio de 2008 (UTC)

Re: Oi

Olá,

Tudo bem quanto a ER, na pressa sempre podemos passar por alguma regra sem perceber. Quanto a Wikiversidade tenho algumas coisas a dizer:

  • Uma universidade é um projeto grande...
  • Até mesmo para criar livros é um pouco complicado, pois é muito trabalhoso, imagine criar toda a estrutura para uma universidade...
  • As pessoas se empolgam a princípio, mas a logo prazo o trabalho termina sendo muito pesado para os poucos que restam.

A história da Wikiversidade se resume a um terrível fato: Há poucas pessoas dispostas a abraçar a idéia e continuar. Infelizmente eu tenho que reconhecer as dificuldades que as pessoas tem em colaborar, é um pouco complicado para as pessoas doar um pouco do seu tempo, simplesmente porque muitos tem dificuldade de encontrar tempo disponível para atender suas próprias necessidades pessoais, imagine para doar...

Eu editei o livro de Cálculo I, praticamente todo, depois fiz mais da metade do livro Cálculo II, minha idéia seria continuar e ainda tenho esperança de encontrar um meio de fazê-lo, mas no momento é impossível para mim, estou num novo trabalho e estou com projetos um tanto trabalhosos e complexos, além de estar participando de cursos para o mesmo fim. Portanto, mantenho apenas o que é possível no momento, que é partilhar um pouco da administração.

Sobre o Ozymandias, sumiu... Deve ter desistido ou não teve mais tempo para continuar. Dos outros eu também não sei! Devo também manifestar um certo desânimo pelo fato de bons contribuidores aparecerem e logo depois de um tempo sumirem. --Marcos A. N. de Moura 00h43min de 18 de Maio de 2008 (UTC)

Opa, sumir nunca rs :) Esteja a vontade q tb voltei para editar mais. Ozymandias 12h00min de 26 de Maio de 2008 (UTC)
Falando nisto foi aprovada a 'versity em pt. Podemos nos organizar para começar a editar por lá. Ozymandias 12h01min de 26 de Maio de 2008 (UTC)

Obrigado

Obrigado pelas boas vindas! Por enquanto estou na Wiki-pt. Apareci apenas para avtvar minha conta. Abraços! HyperBroad 17h37min de 28 de Maio de 2008 (UTC)

Obrigado

Obrigado pela sua mensagem de boas vindas. Sou grato. Um abraço. JOz eias 3d ???????

O histórico anterior da página foi arquivado para fins de backup em Utilizador Discussão:Voz da Verdade/Arquivo LQT 1 em 2015-11-03.

Não existem tópicos antigos