Utilizador Discussão:Marcos Antônio Nunes de Moura/Arquivo4

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre este espaço de discussão

mensagem do geólogo

Caro Marcos,

Eu sou geólogo do petróleo, brasileiro como vc pode olhar na página www.mineralogistbrazil.com (domínio registrado em meu nome) que iniciei a 3 meses. Tenho pouco conhecimento de WEB e por infelicidade eu usei o nome www.mineralogistbrazil.com. Me identifiquei antecipadamente e não concordo com seu pré-julgamento.... Pois então se faltei com o respeito e com os VAlores pré-estabelecidos, que me retire e desconsidere qualquer contribuição.

Desculpe, não entedi sobre o que está falando... --Marcos A. N. de Moura 15h41min de 18 de Junho de 2007 (UTC)

Sinceros agradecimentos Marcos e alguma reflexão!

Admiro e tenho um grande respeito por pessoas abnegadas e que ajudam outras sem o menor interesse em retorno nem mesmo agradecimento ou reconhecimento.

Cheguei ao Wikilivros apenas com muita coragem e pouco conhecimento e já estou com dois livros com muito conteúdo (PostgreSQL Prático e Aplicativos em PHP). Se não fosse a ajuda do Marcos eles estariam aí mas não seria a mesma coisa. A cada dia que adiciono conteúdo eu conto com dicas, correções e também colaborações diretas suas.

Muito obrigado Marcos. Sei que pessoas como você fazem o que fazem sem esperar agradecimentos mas sei também que ajuda quando aparece alguém que agradece. O pior é que também sei que não são muitas. ;).

Agora compartilhando uma reflaxão: este último livro que trouxe teve a intenção de reunir todo o meu conhecimento sobre PHP. Praticamente tudo que aprendi durante alguns anos e a intenção é colocar o que for aprendendo também. O projeto não foi inteiramente altruista. Pensei muito em mim mesmo, em como me será útil tal projeto. Eu o iniciei aqui (http://ribafs.net/outros/phpebook), onde instalei o mediawiki para essa finalidade. Acontece que não seria a mesma coisa e percebi que estava dividindo forças. Então resolvi trazer para cá e somar. Muito melhor que lá, que na minha máquina de casa e na do trabalho. Compartilhando com todos e podendo receber a ajuda de todos.

Já imaginaram o dia em que todos os caras, todos mesmo, que mexem com PHP para brincar ou para trabalhar, o dia em que todos usarem uma ferramenta como essa (mediawiki), de preferência aqui, num só lugar, para fazer suas anotações, suas dicas, tutoriais, links, etc, já imaginaram? Claro que isso se extende para todas as áreas de conhecimento humano. Mas ninguém em sã consciência pode me dizer que estou "sonhando um sonho só", pois sei que já estou sonhando um sonho junto com vocês que estão aqui e pelo visto com outros que virão.

Quanto recurso desperdiçado, quanto tempo, quanto dinheiro, quanto conhecimento dividido...

Quando se acordar e perceber a falta de sabedoria, a falta de coerência que é se viver isolado (se iludindo que é a melhor forma de agir).

Desculpe Marcos e outros colegas que porventura... se me empolgo, normalmente eu não sonho, sou muito pragmático, mas eu tenho este sonho, o de ajudar a tornar nosso mundo algo bem melhor para todos e aqui eu sinto ser um dos raros lugares onde se começa a fazer essa reforma.

Valeu! — o usuário Ribafs (discussão  contrib.) esqueceu de assinar o comentário precedente.

reconectando

Marcos Antônio Nunes de Moura, estou voltando hoje para este wikibooks. vou sim estudar onde poderei contribuir... alexandre Abmac 15:37, 3 Junho 2007 (UTC)

Wikiversidade

Marcos, Poderia me situar um pouco melhor sobre a Wikiversidade. Me propus a contribuir, mas acho que não havia entendido bem o projeto. Na edição em inglês também não entendi muito. Se der, me responde no e-mail: felipearaldi@gmail.com.

Acesso aos fontes dos Livros

Olá Marcos!

Seria possível eu ter acesso aos fontes dos meus livros para um backup local?

Ribafs 10h13min de 10 de Junho de 2007 (UTC)


Gostaria de guardar o código Wiki, com a formatação que eu usei aqui, para o caso de um dia ter que trazer de volta e não ter trabalho de formatar novamente, entendeu?

Ribafs 16h05min de 11 de Junho de 2007 (UTC)

Curso de kanji

Olá Marcos, marcos eu não intendi muito bem sobre criar um livro por isto coloquei o nome Cruso de Kanji, eu não sei como posso tornar ele um livro, você não poderia me ajudar, gostaria de fazer um livro sobre Kanjis, de forma ampla, porem gostaria de ele fosse único, como um livro mesmo, você poderia me ajudar?

Muito obrigado pela atenção.

Marcio Benvenuto de Lima 12h01min de 13 de Junho de 2007 (UTC)

Eliminação

Andei olhando e daqui a pouco te ultapasso pelo número de edições eliminadas... . É só isso que faço aqui agora. E só o que fazem é surgir editores e sumir depois de um tempo, deixando o seu rastro na forma de livros incompletos. Diz-me um livro e te direi por quem foi abandonado. É desestimulante...Enquanto isso o pobre livro fica lá jogado. Estamos crescendo é verdade. Vem aí os cinco mil. Mas, enfim, queria fazer mais pelo projeto, terminar um livro. Já faz mais de um ano que estou aqui.

Para não dizer que a viagem foi perdida, substitui ali nas mudanças recentes o link para a página em alemão que mudou de nome lá para "Letzte Änderungen" e retira o livro "English Grammar" da página principal que não existe mais . Ah, pode deixar que atualizo a lista de editores por número de edição, quando muito na semana que vem. Final de semana cheio... Obrigado. - Jota 04h18min de 15 de Junho de 2007 (UTC)

Dificuldades com imagens

Olá Marcos, eu estou com dificuldades para minhas fotos serem aceitas no communs, lá eles pedem um monte de coisas, será que você não poderia dar umas dicas de como eles aceitaram uma imagem para inlustrar melhor os trabalhos em língua japonesa no wikiLivros?

Ficaria muito grato Marcos, eu coloquei algumas lá já, mas eles me deram 7 dias para especificar uma licença de autor, fui eu que crie as imagens no fireworks na verdade eles estão pedindo uma monte de coisas, eu estou entendendo porem não sei como colocar em pratica as instruções deles dentro da wikilivro e validar as imagens, tenho mais 7 dias para fazer isto ou as imagens vam ser excluídas, eu até parei de fazer upload lá e estou guardando aqui em meu HD, se poder me ajudar Marcos ficaria grato.

Marcio Benvenuto de Lima 10h31min de 16 de Junho de 2007 (UTC)

Sobre etapas de livros

Olá Marcos, eu me deparei com uma duvida Marcos e sei que você pode me ajudar a resolve-la, Marcos são os próprios autores que usam as gifs para indicar o nível do livro ou é um administrador, eu criei o texto do kanji ichi em um traço no livro kanji e não sei o que fazer, ao meu entender o criador do livro kanji que deve avaliar o texto e colocar uma outra gif que indica que o mesmo está no nível texto em maturação, não entendi muito bem esta parte Marcos, caso possa ajudar ficaria grato Marcos.

Marcio Benvenuto de Lima 09h40min de 17 de Junho de 2007 (UTC)

Eliminação da Predefinição Trivia

Por favor, queira eliminar o Trivia, visto que este apenas foi usado por mim... obrigado! - Nunø Agøstinhø (Say It!) 18h59min de 27 de Junho de 2007 (UTC)

Duvida

Olá Marcos

Estive visitando alguns livros aqui e vi que muitos destes tem um design para melhorar a leitura e compreensão do conteúdo, gostaria de perguntar se é possível fazer o mesmo no futuro com a língua japonesa dando um aspecto de livro ilustrado.

Um livro que achei muito bem feito e bem organizado em todos os pontos é este:

Livro piratas

Isto é possível Marcos?

Agradeço a atenção e leitura, forte abraço.

Marcio Benvenuto de Lima 18h32min de 1 de Julho de 2007 (UTC)

Pedido de ajuda

Olá marcos

Mais uma vez pedindo sua ajuda Marcos, peço desculpas por tantas perguntas e que não sei se este pedido deve ser feito para um administrador ou não, mas talvez você possa me ajudar (eu não sei se você é um administrador ou não Marcos).

Marcos eu não escrevo muito bem em português, só uso o português em final de semana ou na wikimedia (mas estou aprendendo muito aqui na wikimedia, eu não uso muito a escrita na língua portuguesa e tive pouco estudo ai no Brasil, meu português parou no tempo, vivo no Japão á 13 anos, Marcos o único lugar que uso a escrita é na internet e para piorar durmo muito pouco, para mim está difícil aprender, mas irei me dedicar mais para não riscar a imagem da wikimedia com meus textos que são um atentado ao português) ai eu não coloquei o acento em fórmula, desta forma no google quando busca pelas fórmulas japonesa está escrito errado, o wikilivro é a única fonte na língua portuguesa no google para este tema, será que não poderia colocar o acento em fórmula nas páginas que já criei que da referência ao wikilivros no google?


Caso possa me ajudar os links para colocar os acentos são:

· Polida simples · Comum · Negativa · Passado · Presente · Futuro

Os demais eu já coloquei acento porque eu não tinha criado ainda as páginas deles.

Agradeço a ajuda e atenção Marcos, muito obrigado

forte abraço.

Marcio Benvenuto de Lima 00h53min de 3 de Julho de 2007 (UTC)

agradecimentos - Marcio

Olá Marcos.

Marcos eu irei fazer o que está em sua resposta, muito obrigado pela ajuda Marcos.

Eu fiquei muito feliz com estes dois links no google, eles estão na oitava e nona colocação são eles:

1. oitava colocação

Japonês - WikibooksEste é o wikilivro sobre a língua japonesa (日本語, Nihongo). ... 2.1 Estruturas das sentenças; 2.2 Formulas gramaticais; 2.3 Classes gramaticais ... pt.wikibooks.org/wiki/Japonês - 59k - Em cache - Páginas Semelhantes

2. nona colocação

Curso de Língua Japonesa - WikibooksCurso de Língua Japonesa ... em uma evolução crescente entre as aulas, buscando sua fluência e domínio em classes e formulas gramaticais na língua japonesa. ... pt.wikibooks.org/wiki/Curso_de_Língua_Japonesa - 42k - Em cache - Páginas Semelhantes [ Mais resultados de pt.wikibooks.org ]


Gostária de fazer os trabalhos aqui e que eles possam ajudar alguém (em especial alguém que não tenha como pagar um curso, pessoas de baixa renda, está é minha grande esperança, que eles compartilhem informações com xerox) e a divulgar mais ainda a wikilivros também, transformando em referência pontos como estes que não são criados na internet por motivos comerciais, mas pretendo colocar vários segredos aqui que não são revelados porque valem dinheiro, assim desta forma sempre quando pesquisarem irá ter algo de bom nivél porem o português não será, mas tenho certeza que sempre alguém irá fazer as devidas correções (espero em Deus esta alma boa).

eu em particular adoro línguas estrangeiras (tenho uma facilidade em aprender outras línguas, acho que é um dom que Deus me deu) e estudo horas aqui em casa porem me dedico muito mais em aprender falar, ler e entender o funcional e regras.

forte abraço Marcos.

Marcio Benvenuto de Lima 04h03min de 3 de Julho de 2007 (UTC)

CommonsDelinker

Oi Marcos, como vai?

Queria pedir-lhe um favor (que é mais um favor para o projecto): poderia dar uma bot flag temporária ao CommonsDelinker? Deve ter reparado que ele andou a alterar bandeiras. Pois bem, essa alteração foi indevida e vai ser revertida muito em breve, pelo que o CommonsDelinker vai começar a corrigir tudo e vai inundar novamente as mudanças recentes do Wikilivros. Outra opção seria correr o seu bot a fazer a correcção para evitar que o Delinker viesse cá editar, mas isso vai dar-lhe mais trabalho ;). Cumprimentos, PatríciaR msg 16h43min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

Etapas de desenvolvimento

Marcos, poderias dar uma olhada ali na página de ajuda que criei: etapas de desenvolvimento e indicar na parte das novas etapas, um significado para elas. Achei que como és o criador, deves entender melhor o significado delas. Caso não queira ou não tenha tempo, tudo bem, darei um jeito. Obrigado. - Jota 14h51min de 16 de Julho de 2007 (UTC)

Direito a voto

Que medo...Ozymandias 10h09min de 18 de Julho de 2007 (UTC)

Novo livro

Estou gerando um novo livro GIMP, preciso de sua contribuição... ! alexandre Abmac 18h45min de 22 de Julho de 2007 (UTC)

Programar em C/Ponteiros

Olá, boa noite.
Terminei agora de fundir o conteúdo da página Programar em C/Ponteiros com o da página Programar em C++/Índice/Básico/Ponteiros (este último continha mais conteúdo). Mas descobri agora que ele não move a página "por cima" da outra. O único procedimento seria colocar esta primeira página para eliminação e depois mover esta última?
Grato!
--Wellington Brito de Carvalho 00h34min de 25 de Julho de 2007 (UTC)

A idéia é separar os livros, e colocar o livro de C como pré-requisito para o livro de C++. Queria fundir aos poucos todos os tópicos que estão no título "Linguagem C" do livro de C++ com os respectivos tópicos do livro de C. O livro de C++ seria puramente de C++, começando com os conceitos de orientação a objetos aplicados a C++ e partindo para STL, conforme já estão estruturados os tópicos. Além de qualquer outro assunto referente a C++, e não a C.
Depois gostaria também de separar o livro de C em básico, intermediário e avançado, para facilitar a cada um destes três tipos de leitores que venham buscar informação.
Como o tópico sobre ponteiros do livro de C++ tinha muito mais conteúdo, peguei alguns itens do tópico sobre ponteiros livro de C e joguei pra lá, para depois mover o tópico inteiro para o livro de C e excluí-lo do livro de C++.

--Wellington Brito de Carvalho 22h26min de 25 de Julho de 2007 (UTC)

OK, farei isso, obrigado! --Wellington Brito de Carvalho 01h09min de 26 de Julho de 2007 (UTC)

Re: Ajuda com licenças

Para imagens e arquivos de mídia em geral o costume é se ter um comportamento meio taxativo, que muitas vezes acaba causando desentendimentos, por mais simpático que alguém se esforce em ser ao se explicar coisas tão mau entendidas como os direitos autorais são. Recomendo que seja adotada a mesma postura do Commons:

  1. Todas as imagens precisam ter uma tag de licenciamento e uma fonte de origem. (na falta da primeira leva commons:Template:No license e na falta da segunda, leva commons:Template:No source since);
  2. A fonte de origem deve confirmar o afirmado na descrição de página. Não confirmando, é concedido um prazo para esclarecimentos, com a imagem levando commons:Template:No permission since.

Mesmo para imagens aparentemente antigas o suficiente para se estar em domínio público, no Commons é exigida uma fonte de origem, para que se tenham "referências bibliográficas" que permitam confirmar a idade das mesmas.

Esse comportamento mais, digamos, autoritário, evita que muitas práticas equivocadas sejam mantidas. Algumas pessoas realmente não sabem qual tag colocar e escolhem uma a olho. Essas precisam ser convidadas (ou, dependendo da insistência, forçadas) a lerem sobre o tema. Outras acreditam que alguma espécie de mágica faz com que, ao escanear algo de um livro ou similares o direito autoral seja inteiramente seu (há até a humorística commons:Template:PD-magic). Essas precisam conhecer o quanto o mundo é feio lá fora (e a commons:Commons:Derivative works não ajuda a o tornar belo). Outras ainda veem as pessoas preocupadas com direitos autorais como paranóicas insandecidas e fazem violações de direitos autorais propositalmente, através do uso de informações duvidosas. Essas precisam ser tratadas como as demais (já que é possível confundir as três, é melhor sempre tentar assumir a boa fé).

Para evitar gastos de tempo repetindo cenários e tentativas de explicação, recomendo que algumas predefinições de avisos a usuários bem explicadas, elaboradas e que façam com que a pessoa sinta que se deseja apenas um bem ao invés do exercimento de uma autoridade de apagar e bloquear sejam confeccionadas. Algumas páginas de ajuda sobre o tema sempre podem ajudar. Recomendo que se utilize as do Commons e se adapte as mesmas à realidade local (as de documentação poderão, dependendo do caso, ser diretamente lincadas; isso depende apenas da forma como você preferirem organizar o tema).

Precisando de novos esclarecimentos, me procure. Lugusto 19h20min de 31 de Julho de 2007 (UTC)

Concordo. E´o mesmo procedimento que utilizamos no source. Ozymandias 10h23min de 1 de Agosto de 2007 (UTC)
Isso é a experiência e conseguir dosas as coisas que lhe dirá. Em commons:COM:DG#How_to_detect_copyright_violations há algumas dicas. Como todas as dicas, são apenas alguns exemplos, que em muitos casos não se aplicam para alguma realidade (eu mesmo fechei um debate de eliminação como conclusivo, mas, após algum esforço, a pessoa conseguiu provar que era fotógrafo profissional ao meramente recarregar a imagem em uma resolução maior). A melhor coisa é olhar as imagens de tipo -self que causem suspeitas apenas quando se estiver em um estado de humor realmente muito bom. Elas são caso de você encarnar o papel de um juiz, que decidirá se acata as coisas afirmadas ou não, e dará um veredito. Obviamente, como em todos os casos, há a possibilidade de falha. Ninguém, infelizmente, está imune à elas Lugusto 04h59min de 8 de Agosto de 2007 (UTC)

A apagar

Marcos, nào seria melhor apagar e proteger a página "W/w/w/index.php" que o vândalo sempre volta para criar ao invés de apenas protegê-la? Eu acho que é possível fazer isso. Já comento na questão das imagens. - Jota 03h18min de 4 de Agosto de 2007 (UTC)

Estranho. Na wikipédia há a página w:Wikipedia:Página protegida/previne recriação, mas não sei como funciona . Essa página é criada por um vândalo em supostas "wikis pequenas" como aqui e no Wikiquote. Vou perguntar. Por falar nisso, achas que tem havido mais vandalismo ultimamente? Eu acho sim. - Jota 01h26min de 6 de Agosto de 2007 (UTC)
Oi, desculpa intrometer-me mas... essa página funciona do seguinte modo: a própria página encontra-se protegida "em cascata"; acrescentam-se os links das páginas cuja recriação não se pretende ou que devem estar protegidas indefinidamente. Assim, como os links que estão incluídos numa página protegida em cascata se tornam eles próprios protegidos, não é possível editar essas páginas. Não sei se me fiz entender... Cumprimentos, PatríciaR msg 21h55min de 26 de Agosto de 2007 (UTC)
Certo! :) PatríciaR msg 10h27min de 28 de Agosto de 2007 (UTC)

Direitos autorais

Marcos, estava verificando o registro de carregamento quando vi algumas imagens que tinham uma licença um tanto quanto dúbia. Por exemplo, na Imagem:Redi biogénese.jpg dá para ver até a página de trás da folha que foi escaneada. Claro que sempre há a possibilidade do livro escaneado estar sob domínio público (o que eu duvido muito), mas, mesmo que fosse este o caso, ainda tem-se que informar a proveniência da obra. --Dante 05h14min de 8 de Agosto de 2007 (UTC)

Como melhorar minhas contribuições

Olá, sou iniciante e ainda desconheço muito sobre esse campo de contribuições da wiki, tenho muitas dificuldades, porém muita vontade de ajudar o wikilivros. Recentemente recebe um mensagem, na qual constava que as imagens colocadas no acervo do site por min precisam ter autorização da GNU, se não serão eliminadas em um prazo de 15 dias, como posso resolver este problema? Com relação a minhas contribuições, quero que forneça-me dicas e macetes para conseguir produzir livros de ótima aparência e conteúdo. Grato.--Tanderson 18h16min de 13 de Agosto de 2007 (UTC)

re livro de pascal

Olá Marcos, estou muito entusiasmado com o projeto e comecei editando capítulos do livro de Pascal, porém notei que existem páginas soltas sobre programação em Pascal, procurei então editar o índice para o formato em barras mas acabei perdendo o link dos capítulos que já existiam no livro, tornando-os soltos também, gostaria de organizar o link de forma a absorver as páginas soltas que encontrei na categoria pascal. obrigado pela atenção.Jocilé M. Serra 17h20m de 16 de agosto de 2007

Retirada de estrela

Peço desculpas por ter colocado a estrela no topo de minha página de utilizador, só estava estudando o código de sua página, mas estou muito feliz pela organização e atenção nas edições, pois me admiro que um projeto assim tão grandioso possa ser tão livre para edição! Seu elogio me vale mais que qualquer estrela, muitíssimo obrigado! Jocile 15h24min de 18 de Agosto de 2007 (UTC)

Polish?

Marcos, estamos agora no Wikilivros em inglês? Nem tinha visto essa, nem nas mudanças recentes, nem até olhar pelas categorias pedidas. Que fazer? Mandar tudo para o lixo? Só serve para mostrar o quanto a nossa contagem de módulos é falsa. - Jota 04h07min de 28 de Agosto de 2007 (UTC)

E então alguma coisa? Marco como lixo ou ponho para eliminação em conjunto? O caso é tão incomum que não há regra de eliminação rápida para isso. - Jota 02h53min de 30 de Agosto de 2007 (UTC)
Observação: É preciso clicar no link vermelho aí de cima para entender o que quero dizer. E desculpe o incômodo. - Jota 02h54min de 30 de Agosto de 2007 (UTC)

Vou ver isso. Mas o que está havendo? Pode dizer? - Jota 02h50min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)

Pois então, meu caro, te desejo força e sorte para o problema do emprego. Infelizmente, o que posso fazer além disso é "segurar as pontas" por aqui, o que farei, e esperar que tudo melhore para ti. - Jota 02h40min de 1 de Setembro de 2007 (UTC)

Usuário

Tive um problema com o meu antigo Usuário:Rpissardini, que parece que ativou de novo. Redirecionei para meu novo perfil, mas sabe se houve algum problema real ? Ozymandias 16h08min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)

Grato ! Ozymandias 17h34min de 3 de Setembro de 2007 (UTC)
QUanto a Discussão:Wikiversidade/Direito havia uma confusão nas ligações. Porém corrigi o que era para corrigir mas havia esquecido do ER que havia colocado antes. Qq dúvida é só falar. Ozymandias 17h14min de 13 de Setembro de 2007 (UTC)
Não. Na verdade foi criado um módulo de Coordenadoria em Direito sem conteúdo mas com discussão. Inicialmente prôpus tudo como ER, mas corrigi mas esqueci deste link anterior. Há inclusive uma reversão de uma edição minha que eu mesmo fiz. Mas valeu pela ajuda. Ozymandias 10h57min de 14 de Setembro de 2007 (UTC)

Fundraiser 2007 - please help during the preparation

Hi, well, I noted that messages in the village pump apparently are not really read. There are some tasks where we need the help of the community for the preparation of the fundraiser 2007 and therefore I now decided to ask single people directly. There is at least one thing where anybody can help and this is with a photo for the Flickr group. If you feel like adding something written why you love wikipedia or about which other project you love or whatever you feel matches, it would be great, but also the photo itself would be great, since it would show how the community is able to work together. Of course you do not need to put your name under the photo. If you don't want to upload it yourself on flickr you can also send it to me: scretella (at) wikimedia (dot) org. Besides that we are searching for people who can help to create buttons that link to the fundraiser to be used on peoples blogs and websites. Please find further information and examples of buttons on meta. You can see an example of how a button is integrated in a blog on my blog. Thank you for your attention and cooperation! -- 16 September 2007 Sabine

Férias

Fico feliz que as coisas estejam melhorando e espero que continuem assim. Ia mesmo pedir para me avisares quando isso acontecesse. Obrigado. Quanto ao mais, faço o que posso para ajudar - volto a dizer o que disse no início - e aqui no Wikilivos é realmente um prazer fazê-lo graças à equipe de trabalho . Precisando de ajuda, sabes onde é minha discussão. - Jota 17h49min de 22 de Setembro de 2007 (UTC)

É apenas o (mínimo) que tenho que fazer ;). Abraço, Salles Neto msg 13h19min de 23 de Setembro de 2007 (UTC)
Já ia dizer que estás em horário de almoço... Mas agora estás de férias . Não sei se eu concordo com os teus colegas, Marcos. Pensei que a empresa te tinha dado férias, mas pode ser mesmo "perigoso" pedir férias em um momento de "expurgo" na empresa. Por outro lado, a saúde vem em primeiro lugar. Que mal te pergunte, trabalhas em uma empresa de quê, Marcos? - Jota 16h16min de 24 de Setembro de 2007 (UTC)

Predefinições

Oi Marcos! É bom estar de volta ao sossego do Wikilivros. Vou escrever uma página de ajuda (ou uma secção, o que melhor se adequar) para estas predefinições. Elas constituem uma predefinição que na Wikipédia anglófona se chama "timeline" e que aqui optei por denominar "linha temporal". O primeiro uso que me ocorreu foi no módulo sobre história da Bioquímica, do livro de Bioquímica. Mas penso que será particularmente útil em livros de História (ou módulos sobre história, como o que referi) em geral, para quando se pretende apresentar uma linha de tempo demonstrando principais eventos históricos. Vê aqui um exemplo.

Desculpa a invasão nas mudanças recentes, hehehe... Um abraço, PatríciaR msg 18h02min de 26 de Setembro de 2007 (UTC)


Análise Complexa

Olá Marcos! Na verdade não sou um músico que gosta tanto de matemática, se sou realmente alguma coisa, acho que sou um matemático que gosta bastante de música!

E novato no wikibooks...

Recentemente iniciei uma discussão => Discussão:Análise Complexa/Índice sobre a criação de um livro de Análise Complexa. Ao que tudo indica, não segui o procedimento correto... Quando editei a discução, o fiz com o seguinte propósito: Discutir que assuntos deveriam fazer parte do livro (com isso criar um índice...) antes de dar inicio ao texto propriamente dito. Para tanto, relacionei as ementas de alguns dos cursos de pós-graduação na área, bem como os livros que geralmente são utilizados como referência sobre o assunto.

A esplanada teria sido um local mais apropriado para esse tipo de discussão "pré-publicação"? Há um lugar para isso? Ou devo propor o índice, e depois aguardar sugestões durante a escrita do livro? Obrigado pela atenção!!! Até... Helder.wiki 18h22min de 28 de Setembro de 2007 (UTC)

UserBox

Ok então! Eu tinha acabado de corrigir uma delas de forma errônea colocando "wikiautores" em vez de "wikipedistas", mas já alterei para "wikilivristas"... Bom domingo! Eita... esqueci de assinar: Helder.wiki 19h22min de 30 de Setembro de 2007 (UTC)

Re:Eleitor

Opa, obrigado por me avisar Marcos. Não sei se poderei ser muito presente nas votações... hehe Até - Delemon Msg! 01h06min de 5 de Outubro de 2007 (UTC)


Calculo I

Oi Marcos! Na verdade ainda pretendo discutir algumas coisas do capítulo "Limites e Continuidade", no livro de Cálculo. Só não deu tempo de responder ainda (embora tenha dado tempo de acrescentar uma pequena tabela na parte de limites . O que achou?). Acho que até amanhã darei continuidade a discussão/revisão do texto... Mas adianto que tem muito já está acertado, e tenho novas questões a tratar... Nos falamos por ...

Olá! Você está certo quanto ao nosso perfil de edição: são bem diferentes! E também concordo em dizer que a discussão é enriquecedora! Quanto a ser ou não professor, concluí o curso de licenciatura em matemática no fim do ano passado, mas não estou atuando como professor no momento, optei por continuar estudando mais um pouco, então estou fazendo mestrado na área...
Vou dizer um pouco sobre os motivos pelos quais comecei a editar o livro de cálculo, e sobre o curso de matemática...
A um pouco mais de um mês, eu não conhecia o projeto wikibooks. Apenas a Wikipédia. Quando cheguei até aqui, fui logo ver o que tinha de bom na área de exatas... E vi que tinha alguns títulos que poderiam interessar a alunos de um curso de matemática. A primeira idéia que tive foi: "vou indicar alguns para meus colegas, pois acho que não conhecem este site".
Um dos primeiros livros que cliquei foi o de Cálculo Proposicional Clássico, pois estava entre os melhores do wikilivros na ocasiao... e a partir dele cheguei a outros livros sobre matemática, particularmente o de cálculo. Antes de indicar, resolvi dar uma lida em algumas páginas e li a seção de limites e continuidade. Aí percebi a grande diferença no perfil dos alunos de engenharia e matemática.
Mesmo em uma disciplina como cálculo, alunos das duas áreas aprendem coisas totalmente diferentes. Por exemplo, apesar de ter notado que seus 3 livros já apresentam quase todos os tópicos que virão a ter (você tem trabalhado bastante nestes últimos dois anos, hein? Parabéns! ), arriscaria dizer que o uso deles por alunos de matemática seria bastante reduzido. Digo isso por saber o que é trabalhado nestes cursos. A preocupação maior não é com o uso dos teoremas, a aplicação de regras práticas e coisas desse tipo. O que mais fazemos é aprender a demonstrar as propriedades e teoremas, argumentar como uma coisa é consequência de outra, entender que certas afirmações são equivalentes (no sentido de que A implica em B, e B implica em A), e assim vai... Acredito que o enfoque atual do livro não ajuda os alunos (de mat.) a entender esse tipo de coisa (embora seja isso que será cobrado deles), mas ajuda muito quem precisa aprender a usar as propriedades e teoremas existentes no cálculo (seja ou não aluno de mat.), para resolver problemas que se apresentam em situações práticas de suas áreas de estudo.
É como se o trabalho dos matemáticos fosse garantir que as ferramentas (teóricas) usadas pelos físicos e engenheiros de fato funcionam! (fique claro que isso é apenas uma metáfora ). Indicação disso é a frase/anedota "Um matemático é uma máquina para transformar café em teoremas"... Isso reflete de certo modo nosso "trabalho"...
Pensando nisso, resolvi ajudar a formalizar um pouco algumas coisas no texto, para que tenha mais uso também por alunos de matemática... Por isso concordo com o que disse sobre termos "visões de lados complementares", e acredito que isso fará o livro adquirir uma qualidade muito maior, pois imcorporará idéias importantes das duas linhas de pensamento.... Além disso, com nossas discussões, acho que vou aprender a me livrar de alguns vicios de linguagem que ficam enraizados depois de muito tempo estudando coisas "muito formais" e "precisas ao extremo".
Até mais! Helder.wiki 20h30min de 9 de Outubro de 2007 (UTC)

Edições/Discussões

Gostaria de um esclarecimento quanto a dinâmica das discussões e alterações em um módulo do wikibooks, para que eu não deixe de seguir a "política da boa vizinhança" sem saber... Em minha última edição do livro de cálculo, coloquei algumas coisas, removi algumas outras... Mas parece que agi de forma errada, apesar de que (como diria o Chaves) "foi sem querer querendo"... Me diz uma coisa, como devo proceder nas discussões/alterações que fizer no wikibooks?

  • Que tipo de alteração só deve ser feita pelo autor original?
  • Quando eu estiver com uma idéia sobre uma possível melhoria em um parágrafo, mas não souber como explicar o que quero. É preferível:
  • Editar diretamente o parágrafo na página do texto, e aguardar a opinião dos demais editores sobre o que foi alterado;
  • Copiar para a página de discussão apenas o parágrafo em questão, propor uma versão que me pareça adequada, e aguardar as sugestões;
  • Nenhuma destas. Há algo melhor a fazer: (o quê?)

Outra coisa, eu devia estar perguntando isso aqui, ou na esplanada? Obrigado pela paciência, Helder.wiki 14h32min de 7 de Outubro de 2007 (UTC)

Licenças de imagens

Olá! Passarei a usar {{Informação}} nos próximos arquivos carregados. Notei que não tenho como alterar o comentário que coloquei ao carregar a imagem. Isso é assim mesmo? Outra coisa: há algum tipo de incentivo a usar alguma licença em especial? no caso daquelas imagens, sou indiferente ao uso que as pessoas possam querer fazer das mesmas. O que seria melhor usar? Eu tenho como alterar a licença? Obrigado Helder.wiki 12h30min de 5 de Outubro de 2007 (UTC)

Livro Field Target

Oi... como havia sugerido, gostaria sim que criasse a "arvore" do livro.. assim quando houverem contribuições não ficaria preso ao problema de uma página só... A estrutura seria a seguinte:

1-Capa


2-Introdução


3-Escolhendo a arma

--Tipos de armas ---Mola ---PCP ---CO2

-- Calibres ---4,5 ---5,5 ---Outros


4-Luneta

--Escolha da luneta ---Retículos

--Instalação ---Altura e posicionamento ---Ajuste das Torres ---Instlando mounts ---Focando a luneta ---Alinhando o retículo ---Ajuste lateral

--Utilização ---Trajetória ---Zerando a luneta ---Paralax e seu ajuste ---Medindo as distâncias ---MOA (Minute of Angle) ---Marcações ---Holdover


5-Postura

--Posições ---Em Pé ---Ajoelhado ---Sentado ---Deitado ---Auxílios as posições


6-Respiração

--Oxigenação --Controle da respiração


7-Gatilho

--Tipos --Controle --Disparo ---Folow Through


8-Alvos

--Tipos --Treino


9-Glossário A-Z


Por favor, confira se deixei algum furo quanto aos direitos autorais....

Obrigado mais uma vez, Squalitus 01h53min de 14 de Outubro de 2007 (UTC)

O histórico anterior da página foi arquivado para fins de backup em Utilizador Discussão:Marcos Antônio Nunes de Moura/Arquivo4/Arquivo LQT 1 em 2015-11-03.

Não existem tópicos antigos