Utilizador Discussão:Cacumer/Hud e Hel/Arquivo LQT 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Caro Sr. Cacumer,

Não estou certo se verificou a quais livros o wikilivros é destinado, por isso venho a lhe esclarecer: Wikilivros deve conter apenas livros didáticos e fontes de informação para aprendizado, apenas um dos livros deste projeto mantém uma característica dual (ficção-fonte de informação), que é o livro de piadas, pois consideramos fonte de aprendizado da cultura popular, mesmo assim, ainda preciso pedir a opinião de outros usuários para poder mantê-lo... No caso do seu livro, acho que seria mais adequado que o transferisse para wikisource, pois o mesmo é puramente fictício. --Marcos A. N. de Moura 15:02, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

Sim, é primariamente uma ficção, ainda que baseada em fatos reais. Não sei se o wikisource é realmente o melhor lugar pra isso. Eu verifiquei o "about" em ingles de ambos wikibook e wikisource e a impressão que tive é que o books é destinado para livros num geral que estejam em produção e sejam destinados para serem livros feitos e continuamente modificados em WIKI. Enquanto o wikisource seria uma fonte de livros já existentes e livros não-wiki mas que receberiam contribuições muito mais visadas à revisões e correções gramáticais do que modificações contextuais ou correções didáticas.
Logo, eu continuo achando que wikibooks é o melhor lugar, mas se você conseguir me confirmar isso que você apontou como sendo o wikibook, ou se eu conseguir confirmar isso por mim mesmo (já que estarei procurando me informar mais a partir de agora) eu mudarei para o wikisource sem o menor problema.
Na versão em inglês outro usuário me advertiu, mas ele não estava nem um pouco informado a respeito do assunto e simplesmente me "mandou" ir para FORA do wikimedia, num outro site de wiki chamado [1] e isso eu não aceitei.
Obrigado pela sua atenção, Marcos! :)
E pode me chamar de Cauê se preferir.
--Cacumer 20:16, 12 Fevereiro 2006 (UTC)
Devo dizer que, até o momento, concordo com você em mover para o wikisource. Mas só li a informação em português, darei uma revisada nas informações sobre wikibooks em inglês agora. Pode ser que a versão em português tenha algum engano...
--Cacumer 20:24, 12 Fevereiro 2006 (UTC)
Bem, você vai ter que me apresentar um bom contra argumento a Finished Books to Wikibooks esta regra para me convencer a colocar no wikisource antes de estar pronto. Ela diz exatamente o que eu lembrava ter lido: o wikibooks é feito para livros em produção colaborativa, e é exatamente isso que estou fazendo no momento. Agradeço o apoio, e espero por uma resposta, Marcos. Obrigado novamente!
--Cacumer 20:33, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

Caro Sr. Cauê,

De fato, nem mesmo Wikisource é um projeto para seu livro, quanto à inadequação do seu material para wikilivros: estava me baseando em outras decisões que já foram tomadas aqui mesmo, por outros administradores, inclusive se puder observar nossas regras, mais especificamente aqui, na sétima exceção, verá que desde o nascimento do projeto, como o histórico pode mostrar, esta regra foi estabelecida. No caso do seu livro o lugar para ele é ficção em wikicities, segundo o que diz a página de ajuda do Wikibooks em inglês, mais explicitamente onde é dito:

"Original works of fiction or literature — Wikibooks hosts non-fiction texts only. As such we do not allow original works of fiction or literature. Note that such content is welcomed at the Fiction Wikicity."

Eu não tinha certeza de que livros de ficção não poderiam ser colocados no wikilivros, o afirmei por decisões já tomadas por outros administradores, porém isto foi realmente interessante, pois agora tenho a informação atestada pela fonte em inglês. A propósito, a faixa de{{Em discussão}}, não deveria ser retirada antes que houvesse uma decisão formada, da maioria dos usuários ou dos que estão discutindo, sobre o que fazer. --Marcos A. N. de Moura 22:57, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

Ok, neste caso, sem querer abusar muito da sua boa vontade, você saberia me dizer se eu não posso, então, colocar este livro de ficção em lugar nenhum do circuito do wikimedia fundation? Eu gostaria de ser um projeto dentro do wikimedia, com todas as licenças e principalmente completamente aberto com o GNU e nunca li nada a respeito do wikicities, mas o simples fato de ser .com já não me agrada nem um pouco. Não quero um livro comercial. Deve haver alguma solução ou caminho que possa ser tomado... Vou me informar ainda mais a respeito também.
E, mais uma vez obrigado pela atenção, e desculpe pela minha inexperiência.
--Cacumer 06:01, 13 Fevereiro 2006 (UTC)
Ok, já vi que o wikicities foi feito quase exclusivamente baseado em coisas que não estavam sendo comportadas pelo wikimedia... Visivelmente eles não usam a última versão do mediawiki e talvez não dêem danda manutenção / importância ao conteúdo quanto o wikimedia dá.
Já vi também que eu realmten terminei pulando uma regra, não sei por que da primeira vez, mas da última foi por que eu estava procurando somente por uma em específico que eu lembrava, que foi essa que você apontou.
O wikisource também parece não ser apropriado já que não é feito para produção. Me pergunto se poderia usar o wikisource, pelo menos, quando estiver terminado...
Até lá eu adoraria ainda assim poder continuar em algum lugar do wikimedia. Contudo, se não for possível rever as regras ou talvez classificar de alguma outra forma o texto, pode retirá-lo. Não sei como retirar um texto, talvez eu simplesmente não tenha acesso.
Mas de certo não vou colocar no wikicities, e vou ter que procurar um pouco mais por um outro host e acho que terminarei tendo que fazer um host próprio só pra isso. É uma pena que o wikimedia não apoie projetos pessoais sérios.
--Cacumer 06:23, 13 Fevereiro 2006 (UTC)

A respeito de seu receio em contribuir para Wikicities, acho que não há motivo para sua desconfiança... se desejar, poderá verificar no mesmo que ele é regido pela GNU - FDL, da mesma forma que os projetos da Wikimedia. A razão para que os projetos da Wikimedia sejam mais voltados para material didático ou informativo é que sua finalidade está voltada fundamentalmente para a autodidática, por isso não será possível modificar a regra de não inclusão de material fictício. Além do que, outros livros foram retirados deste projeto pelo mesmo motivo, acho que não podemos mudar a regra agora, aceitando seu livro, isto fere o princípio da imparcialidade. Porém, qualquer contribuição sua para o material já disponível no projeto, ou outro livro que possa auxiliar na formação do conhecimento dos leitores, será bem vindo. Gostei da sua forma de argumentar e contra-argumentar, se tiver alguma idéia para inclusão de material dentro do nosso escopo didático, teremos prazer em acolher.

Quanto a deleção de páginas, só está disponível para administradores, remoção imediata apenas para certos casos de abuso, no seu caso, mesmo eu sendo um dos administradores, terei que colocar um pedido de eliminação e aguardar 7 dias, enquanto os usuários colocam seus comentários e opiniões, para fazer a remoção, a menos que você mesmo faça o pedido em Pedidos de eliminação de páginas. --Marcos A. N. de Moura 16:58, 13 Fevereiro 2006 (UTC)

Eu não vou pedir pra remover, eu entendo que não estaria sendo justo com os outros se abrir uma excessão, por isso não pedi excessão, estou pedindo uma reformulação, na qual eu posso ajudar. Não sei o melhor caminho, nem como conversar ou argumentar uma mudança, só espero que não seja tão lenta quanto é uma legislação já que apesar de ter regras o wiki é uma terra sem leis.
Eu acho que o wikibooks podia e devia reconsiderar aceitar TODO o conteudo do novelas.wikicities por que o conteúdo lá é infímo e não atrapalharia o wikibooks. Talvez cresca, mas e daí? Mercado de novelas e ficção é algo que se crescer, paga a si próprio. Histórias de ficção principalmente costumam ser didáticas e informativas. São só contadas de uma forma muito mais agradável do que uma tentativa de fazer uma historinha de criança, ou um conto de fadas. Na verdade, eu quero fazer um conto de fadas, mas estou começando por onde conheço que é ficção.
Eu vou lutar até o fim para que o artigo fique e a regra seja revista. Se não der, paciência, terá sido por que a comunidade não está pronta para ou eu não consegui lutar suficiente. Mas tentarei então não pedirei remoção. Mas aceito que seja removido caso perca a luta.
E toda dica que você puder me dar, aqui ou no meu talk, será muito bem vinda. Aliás, toda dica que vc já me deu já foi de grande valia, pois eu realmente não sabia que o wikimedia era tão restrito. Me surpreende ao mesmo tempo que não, sei que essa restrição é feita por falta de capital. Opção do wikipedia em não aceitar nenhuma fonte de renda que não seja doação, eu diria. Na minha opinião é uma opção nobre, mas ingênua. Dê uma olhada na cartilha do [2] em inglês. Eles tem 10 regras tentando fazer o opensource viver no mercado capitalista sem precisar depender da boa vontade de doadores.
Novamente, valeu por todo apoio!
--Cacumer 01:00, 14 Fevereiro 2006 (UTC)

O único meio que eu consigo enxergar para manter seu livro seria se ele fosse um livro texto de Português com exercícios gramaticais em cada capítulo... Com relação à ingenuidade da Wikimedia, eu acho que se, por exemplo, a mesma aceitasse fazer propaganda paga dentro dos sites, ela seria wikimedia.com e aí estaria dentro do seu critério de rejeição. Ou seja, ainda acho que sua estória poderia estar em wikicities e não haveria problema, lembre-se: todas as regras aqui estabelecidas foram objeto de votação e esta de não ficção, foi votada na criação do projeto, aí fica difícil...--Marcos A. N. de Moura 08:39, 14 Fevereiro 2006 (UTC)

exercícios de ficção[editar código-fonte]

Gostei da idéia de colocar exercícios. :)

Quanto ao .com, ótima observação! Não havia pensado dessa forma, tenho uma associação negativa ao .com, e devo estar enganado...

Farei os exercícios, e se ainda assim não der certo, irei pro wikicities caso não consiga alternativa antes.

Apesar da sua observação ser muito inteligente, eu suspeito que a maioria das pessoas, assim como eu, ainda estão com uma conotação ruim para o .com

Ainda prefiro .org, até por que quero algo comercial, mas sem fins lucrativos. A propaganda, não é comercial, é apenas para sobreviver.

Talvez precisemos de uma nova extensão... ".wiki" :)

--Cacumer 09:13, 15 Fevereiro 2006 (UTC)

Bem, se gostou da idéia, ótimo, pois assim teremos um livro com dupla função, ou seja, Uma narrativa (Redação), com exercícios para a lingua... E neste caso sugiro que faça a inclusão de exercícios relacionados a regras gramaticais da lingua Portuguesa, como: acentuação, pontuação, análise sintática, etc... Incluí a idéia no livro, se tudo estiver a contento, poderemos incluí-lo na seção de Linguas, sob o título: Hud e Hel(Texto com exercícios), note que seria prudente traduzir o título do livro, uma vez que será para estudo de Português. Como sei que existe a versão em inglês, acho que seria bom adotar o mesmo modelo lá, adaptando-se as regras gramaticais à língua inglesa. Ainda temos que saber a opinião de outros usuários, com certeza o leonardo, que também está ativamente administrando o projeto, poderá expor sua opinião. --Marcos A. N. de Moura 14:51, 15 Fevereiro 2006 (UTC)

Maravilha. Farei isso, mas serão exercícios de matemática ou lógica. Intuitivamente já apliquei o segundo aspecto. Mas se lógica não estiver bom suficiente, posso mudar para matemática pura, e exercícios de 1a série. Gostaria de uma opinião neste sentido.

Valeu!

--Cacumer 18:17, 18 Fevereiro 2006 (UTC)