Utilizador:Zemcastro/rascunho
Esta é a minha página de rascunho!
Gestão de devoluções, wikipedia feito pelo Celso. Tirar apontamentos e olhar para as referencias
Eficiência de serviços
A ausência de prazos pré-estabelecidos na entrega de produtos, associada a custos logísticos supérfluos, levou a que as empresas adaptassem uma gestão mais racional nas respectivas despesas e consequentemente na melhoria do nível de serviço oferecido aos clientes. Neste sentido, a identificação e quantificação de factores inerentes à melhoria dos serviços tornaram-se factores chave das empresas, tais como:
- Prazo de execução e respectiva fiabilidade;
- Tempo de processamento de tarefas;
- Disponibilidade de pessoal e dos equipamentos requeridos;
- Resolução condescendente de erros e falhas;
- Facilidade e precisão na obtenção de informação sobre os serviços em processamento;
- Flexibilidade e precisão na distribuição de produtos em processamento ou em trânsito;
- Flexibilidade no atendimento de reclamações e no encaminhamento de soluções;
- Simplicidade na estrutura tarifária e de fácil entendimento.
Os factores acima descritos podem ser agrupados em três categorias que definem o nível de serviço prestado pela empresa ao cliente (processo de transacção):
- Factores de pré-transacção: política do nível de serviço através da qual a empresa se deve reger, permitindo ao cliente compreender os serviços prestados por essa empresa (prazo de entrega de mercadorias após a colocação de um pedido do cliente e procedimento no caso de extravios, como exemplos);
- Factores de transacção: resultados derivados da entrega do produto ao cliente, mediante, por exemplo, a selecção de transporte. Estes factores têm influência directa nas condições das mercadorias no acto da recepção pelo cliente, no tempo de entrega, entre outros;
- Factores de pós-transacção: esclarecimento ao cliente dos procedimentos de devoluções, solicitações, reclamações e providências sobre o retorno de embalagens (garrafas com retorno, por exemplo). Este processo ocorre após a prestação do serviço ao cliente, mas deve ser antecipadamente deliberado.
A competitividade crescente entre as empresas na satisfação dos clientes quanto aos serviços prestados desenvolveu o papel dos serviços logísticos, vistos anteriormente apenas como instrumentos de minimização dos custos totais, para uma vertente mais ampla e dinâmica. Esta nova vertente aborda o nível de serviço como um instrumento promocional, com vista à promoção da qualidade e da eficiência de serviços, nomeadamente à selecção de transporte e à optimização dos processos inerentes.