Utilizador:Jorge Morais/Arquivo VIII

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Quase de volta[editar | editar código-fonte]

Olá Jota,

Bom, antes de mais nada, deixe-me agradecer a ajuda nesta questão...

Enfim, teremos pelo menos um tempo até que as atividades do próximo semestre sobrecarregue-nos novamente. Ainda estou em espectativa para duas provas, mas acredito que o mais pesado já passou. UFA!!!

Estarei mais presente a partir dos próximos dias, não sei ao certo quais dias, pois depende das atividades das disciplinas que ainda não estão definidas. Pelo menos dá pra dar uma respirada agora.

E você, vai viajar? Planejou algo para este recesso? --Marcos A. N. de Moura 23h01min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Muito bom, eu e minha esposa somos de Campina Grande, mais ou menos a 2 horas de João Pessoa. Também iremos viajar, mas só em meados de Janeiro. Sempre que podemos vamos visitar nossos pais nas nossas férias. Pode ser que passemos uma semana na praia, mas não sou muito fã de água salgada e areia não, só vou para passear com minha família. Confesso que gosto mesmo é de sossego, muito verde, leitura e música. Um sítio seria uma boa pedida, mas esse ano vou só visitar meus pais mesmo. --Marcos A. N. de Moura 14h16min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)
Eu sou de Campina Grande, fiz escola técnica lá e depois fui trabalhar em Recife onde cursei Engenharia Eletrônica, depois fui transferido para São Paulo pela empresa onde trabalhava, onde moro até hoje. Desta forma, sempre que tenho disponibilidade gosto de visitar minha terra natal e rever meus pais e amigos de infância, quando é possível, pois quase todos são difíceis de contactar. Sabe como é, as pessoas mudam de cidade muitas vezes por causa do trabalho e outras necessidades, então não encontro todo mundo. --Marcos A. N. de Moura 13h26min de 7 de Dezembro de 2008 (UTC)

ER[editar | editar código-fonte]

Rapaz... Eu queria que fossem deletadas algumas das minhas páginas de js, mas depois de marcar como ER vi que predefinições não funcionam nessas páginas... =/ Helder 15h14min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

De fato, ele apagou mesmo. Obrigado... Quanto aos afluentes, haviam dois: o wikijúnior e a discussão do wikijúnior. A discussão tinha realmente um link para a página, mas o wikijúnior era um "afluente fantasma". Lembra que certa vez te perguntei se para que certas coisas se atualizassem era preciso fazer uma edição vazia? (não sei bem o que eu queria na época) Pois então, bastou uma edição vazia no wikijúnior e ele a página se atualizou. Provavelmente a troca de "Usuário:Helder.wiki/Predef/1" para "Predefinição:Livro do Wikijúnior" foi feita e a página do wikijúnior ainda estava usando a ligação antiga. Isso (curiosamente) não é algo que vai para a fila de tarefas, pois se fosse já teria sido resolvido...
E pode apagar a página sim. Aliás, que tal criar uma página de testes (caixa de areia) para predefinições? Aí não precisamos ficar apagando... Helder 20h05min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)
Obrigado!
Já faz um tempo que eu tinha visto isso, talvez a idéia tenha sido aperfeiçoada amadurecida pois hoje já existem também esses aqui. Helder 20h30min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)
Nada de diferente. Apenas se faz distinção entre testes e testes com predefinições... Na verdade eu também tenho que ver isso melhor... Helder 22h53min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

Categorias[editar | editar código-fonte]

Só estou causando problemas nas categorizações de índices ou também em outros tipos de páginas? Então eu paro de editar as categorias nos índices.

O exemplo específico que você me mostrou estava categorizado na categoria:Informática, tirar informática evita confusões, por que o livro Aplicativos em PHP (Categoria:Aplicativos em PHP) está na categoria:PHP, que está na categoria:Programação e na categoria:Internet, e essas duas estão em informática. Nesse caso eu devo incluir as categorias PHP, Programação, Internet e Informática também? --Master 23h13min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

Eu ainda não sei o objetivo de por o máximo de categorias, acho que deveria respeitar pelo menos as hierarquias. Coloquei todas aquelas categorias em Aplicativos em PHP. Acho que quem navega pelas categorias começa do lugar pincipal e vai entrando em áreas cada vez mais específicas e não vejo sentido em por esse livro na categoria informática porque quem estiver procurando, entraria na subcategoria internet, ou programação para achar PHP. E tendo muitos livros de áreas amplas como informática (há muitos tutoriais, linguagens de programação e manuais) a categoria Informática ficaria lotada. --Master 21h27min de 7 de Dezembro de 2008 (UTC)

Res: Apostila de Xadrez[editar | editar código-fonte]

Olha, eu fico realmente muito grato por não ter esquecido daquilo... Depois de ter passado um tempo por aqui, acho que o melhor a se fazer é melhorar o trabalho que já existe aqui, e estou fazendo isso devagarzinho, a partir do texto do projeto inglês... Acho que aquela minha apostila não ia acrescentar muito ao que temos hoje (mas ela ainda existe no meu computador...). Agradeço mesmo pelo interesse! Aliás, o Marcos me perguntou umas coisas sobre licenças de imagens e eu não soube dar qualquer informação realmente relevante, poderia dar uma olhada lá depois? Helder 00h23min de 7 de Dezembro de 2008 (UTC)

Guest posts no blog do Whiteknight[editar | editar código-fonte]

Olá, Jorge. Não sei se tiveste conhecimento disto, mas vi um post do Whiteknight há algum tempo atrás a convidar guest posters para o blog dele (que tem algum seguimento, especialmente devido ao en-planet-wikimedia), com o objectivo de fazer anúncios sobre desenvolvimentos recentes nas outras edições do wikibooks, etc; lê tu próprio o post dele em http://wikibooks.blogspot.com/2008/11/teh-licenze.html

Tu já tens um blog, talvez não te interesse (embora para alguns casos possa dar jeito para aumentar a visibilidade de um ou outro assunto); mas outros wikibookianos (não sei como vocês se chamam :) ) poderiam aproveitar esse veículo de comunicação sem assumir o compromisso de manter um blog com posts periódicos. Se achares conveniente, por favor divulga isto entre os outros editores. Um abraço, Waldir 00h15min de 10 de Dezembro de 2008 (UTC)

Ok! De qualquer forma, se precisares, eu teria o maior prazer em ajudar na traduçao de algum post que queiras anunciar para o planet anglófono :) --Waldir 22h53min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)

Entrevistado...[editar | editar código-fonte]

Isso mesmo amigo... meta o pau nessas reportagens que na verdade, mais complicam do que explicam... e afinal quando a gente fala no wikibooks ou wikilivros, fica todo mundo dã??????? Aproveite bastante suas férias, tenha um Natal de paz com sua família, saúde e dinheiro para o próximo ano não é nada mal...(gostei muito da super desse mês) Beijussssss Alustriel 12h04min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)

achei que você não apareceria mais por causa das férias... rs... eu vou entrar muito pouco, preciso trabalhar também... eu comprei a Super por causa do artigo sobre a Bíblia e li inteira... está muito boa, português, a matéria sobre o trânsito, o reconhecimento de rostos... Beijussssss Alustriel 18h48min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)

Obrigado[editar | editar código-fonte]

Eu ia fazer algo assim, mas acabei esquecendo... Helder 17h14min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)

É que quando eu vi a edição que adicionou o conteúdo, eu achei que era muita propaganda do Bona, pois tem gente que simplesmente acha o método horrível (eu nem sequer conheço), aí fui colocar alguma coisa nas referências, para que no texto fosse deixado apenas uma citação ao material... Só que eu esqueci de fazer as melhorias... Helder 17h45min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)


Não sei...[editar | editar código-fonte]

se te incomodo em época de viagens e férias... é que apenas hoje me dei conta do índice [[1]] que tem A Babilônia e o Império neo-babilônico. Coloquei na caixa de areia uma versão ainda bem tosca da Babilônia... [[2]] estou perdida. A Babilônia era, na real, uma cidade que se tornou base do império dos amoritas e mais tarde dos caldeus. Então, divido a história? É complicado para quem pesquisa se localizar porque sem as civilizações que dominaram a Mesopotâmia não dá prá entender... Desculpa amigo, não esquenta, aproveita as férias e quando você voltar a gente vê isso... Vou para as correções do Egito nos momentos de ócio... rs... Beijussssssss Alustriel 20h16min de 13 de Dezembro de 2008 (UTC)

Aproveite tudo o que você tem direito e curta Orlando por mim... afinal eu adoro essa cidade, me sinto em casa, vá ao IHOP (international house of pancakes) e coma muitas 5 dolar pancakes por mim... ou se gostar de sanduíches, no Perkins ou no Dennys( moon over my hammy é o pedido). Deixa prá lá... aproveite sua terra e sua família amigo. Essa semana por aqui vai ser pauleira (espero muito movimento,se Deus quiser). Deixa os babilônios que depois eu arrumo eles e quando você voltar a gente organiza tá? Beijussssss Alustriel 21h22min de 14 de Dezembro de 2008 (UTC)
Não deixe de jantar no Olive Gardens (é uma cadeia de restaurantes) na International Drive tem... hummmmmmmm demais! Beijusssssss até a volta Alustriel 21h10min de 17 de Dezembro de 2008 (UTC)

Nova tentativa[editar | editar código-fonte]

Vou ver se tento mais uma vez trazer para cá um trabalho de uma professora minha, sobre geometria descritiva, para que eu possa melhorar algumas coisas depois. Talvez a forma mais fácil de conseguir isso seja sugerir que ela coloque no material uma indicação de que o mesmo está sujeito a uma licença creative commons, aí eu posso copiar aqui tranquilamente. Minha dúvida é, qual é a versão compatível com a GFDL? Seria a Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported? Helder 21h47min de 17 de Dezembro de 2008 (UTC)

Não, não... eu não desisti da idéia de contribuir com xadrez por aqui, só percebi que aquela apostila que eu tinha feito (uns 8 anos atrás) não acrescentaria muito ao que já tínhamos aqui, então preferi aprimorar o texto que já está por aqui, aproveitando o embalo do Cesarakg...
Sabe dizer se tem (e qual é a) diferença entre by/3.0/deed.pt e by/2.5/br? Helder 17h16min de 18 de Dezembro de 2008 (UTC)
Eu perguntei do by/2.5/br porque quando eu usei o formulário fui levado até ela. Mas acho que é porque eu tinha escolhido Brasil, em vez de deixar "Unported". Aí como não havia versão 3.0 no Brasil, apareceu a opção 2.5.
Outra dúvida: se um trabalho estiver marcado como sendo by/3.0, é permitido que uma versão posterior seja colocada como by-sa.30?
Se sim, acho que vou tentar falar pra minha professora colocar a indicação de by-3.0 no site dela, pois para iso é só ela seguir os passos do site e será gerado o html prontinho... Aí quando eu estiver com um tempinho, eu copio para cá o texto, e faço o upload das figuras no commons, pois já estão até refeitas em svg (só não coloquei no commons ainda porque não sei quanto tempo um arquivo pode ficar lá antes de ter comprovação de que foi autorizado, via OTRS, e eu não sabia se ela ia responder aos e-mails necessários em tempo hábil...) Helder 18h13min de 18 de Dezembro de 2008 (UTC)
Ahh.. pare de se desculpar tanto... Tongue.png. Eu mandei o email para a Deise, agora vou esperar... Helder 17h01min de 24 de Dezembro de 2008 (UTC)

Sobre o uso da GFDL no Wikilivros[editar | editar código-fonte]

Olá! Poderia tentar esclarecer uma coisa pra mim... O Lugusto disse na página Discussão:Guia foca Linux/Iniciante+Intermediário que "Copyright não pode", e removeu o seguinte trecho colocado por um usuário:

Copyright Notice
Copyleft © 1999-2003 - Gleydson Mazioli da Silva.

Mas olhando na GFDL, está dito que para usar a licença em um trabalho nosso, devemos colocar tal trecho. O que é o certo? Note que o Raylton está querendo continuar o livro, e hoje notei que ele adicionou a nota novamente. Na verdade eu queria saber isso porque não sei exatamente qual fim eu daria para a "nota de copyright" no caso de copiar para o Wikilivros algum texto cujo autor licenciou sob GFDL... (Até hoje eu só coloquei coisa minha mesmo, então isso não tinha passado pela minha cabeça...) Helder 19h28min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)

Outra coisa: como seria incluída a nota sobre a existência de uma seção invariante (ou mais)? Para ser mais específico, se fosse criar um wikilivro com o texto O GIMP - Documentação das ferramentas, colocaríamos o conteúdo da seção invariante "Sobre esta Apostila" em uma subpágina do wikilivro, mas onde informaríamos que ela é invariante? Helder 19h41min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)
Entendo... E dada a forma como organizamos as páginas dos livros do projeto, em que lugar deveríamos incluir a nota (sobre a licença e seções invariantes)? Aliás, seriam colocadas as duas palavras contrastantes "copyright" e "copyleft" como no exemplo acima? ou só a parte do "copyleft"? Helder 20h29min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)
Acho que vou interromper o trabalho que estava fazendo no texto sobre computação quantica por uns momentos, pois só fui ler com calma a "coisa toda" sobre o relicenciamento depois que havia começado a formataçao wiki daquele texto. Eu ainda não sei se entendi direito. Depois da mudança, nao será mais permitido incluir textos sob GFDL, é isso? E o que será feito com textos GFDL que foram incorporados depois da data final que permitiria a eles serem migrados para CC-BY? Este é o caso do texto que comecei a colocar aqui... Eu ja comecei a procurar textos sob CC e CC-BY, como deve ter notado na listinha que estou mantendo... mas ainda está devagar =/.
Ahh... Eu não cheguei a avisar ninguém, mas estou um pouco offline no momento, devido ao início do curso de verão no IME-USP. Ainda não sei quando voltarei a estar mais presente... Espero que seja em breve. Aproveite bem o calor, praia e tudo mais... Helder 16h24min de 8 de Janeiro de 2009 (UTC)
Ainda não estou convencido sobre qual a interpretação correta daqueles termos... =/ Mas para o caso da presença de um texto GFDL causar problemas para o projeto como um todo, por mim não tem problema se aquele texto que coloquei for eliminado (por exemplo sob o pretexto de "pedido do autor")... Aliás, eu notei que um anonimo editou o trabalho sobre computação quantica. Será que seria melhor providenciar a eliminação antes de aparecerem novas contribuições, e aí o processo se complicar? Helder 13h38min de 12 de Janeiro de 2009 (UTC)

Códigos corretores de erros[editar | editar código-fonte]

Lembra aquela coisa dos dígitos verificadores? Acabei de ver que na pédia tem o algoritmo que faz a detecção de erros para o caso do CPF... Helder 20h01min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)

Não é complicado não, só tem cara feia... Tente fazer o cálculo indicado pelo algoritmo usando os números do seu próprio cpf, depois faz o mesmo trocando dois dígitos dele pra ver o que muda nos dígitos verificadores v[1] e v[2]... Helder 20h41min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)

No site do GDF, diz que o Indice de Desenvolvimento Humano está em 0904, atualizem, pois já fiz isto só que me "corrigiram" o que me orienta a fazer ? 189.117.102.145 22h17min de 30 de Dezembro de 2008 (UTC)

Duplicações da predefinição Babel[editar | editar código-fonte]

O Usuário:Urhixidur, que é estrangeiro, saiu duplicando várias userboxes de babel e as categorias de usuários por língua. O motivo mais provável pode ser porque não encontrou as que já existiam, já que elas não tinham um nome mais comum. A predefinição do formato atual tem o formaro {{Babel-N|..|...}} e a que ele criou é apenas {{Babel|...|...}} sendo uma versão mais moderna. Funcionam de forma diferente e fica difícil organizar. É só olhar a Categoria:Utilizadores e deletar as páginas duplicadas e mover os usuários para a categoria certa em Categoria:Usuários línguas. --Master 18h55min de 13 de Janeiro de 2009 (UTC)

Agradecimento[editar | editar código-fonte]

Jorge Muito Obrigado Cara, por ter aberto o Livro que pastei muito pra conseguir. Te prometo que vou me dedicar bastante nesse livro que estou escrevendo. Quero pedir também para que se você encontrar qualquer coisa, no livro, que mude ou me comunique.

Muito Obrigado Ricardv— o usuário RICARDVS (discussão • contrib.) esqueceu de assinar o comentário precedente.

Aproveitou?[editar | editar código-fonte]

Como foi de férias, deu prá descansar e passear, aproveitar tudo o que tem direito? Estou arrumando o Egito... rs... Eu,o retorno da múmia. Beijussssss Alustriel 13h04min de 19 de Janeiro de 2009 (UTC)

ô coisa boa de férias com sol e calor! Vais prá Flórida quando? As festas foram ótimas, tudo na mais perfeita paz, como eu gosto! Beijussssss Alustriel 19h42min de 19 de Janeiro de 2009 (UTC)
Ahhhhh, quase um mês? Então vais aproveitar mesmo! Embora os passaportes dos parques tenham subido de preço, eles valem cada cent que custam. Me leva na mala??????? Ah que saudade daquela terra... tanta festa, tanta diversão e muita tecnologia envolvida em tudo. Dê comida aos golfinhos no Sea World por mim... Beijusssss Alustriel 16h18min de 20 de Janeiro de 2009 (UTC)

Acordo ortográfico[editar | editar código-fonte]

Olá viajante!

É impressão minha ou o texto do acordo ortográfico(Português/Novo Acordo Ortográfico) não poderia estar aqui no Wikilivros?

Té mais... Helder 11h46min de 21 de Janeiro de 2009 (UTC)

Vemos depois então... Helder 12h07min de 23 de Janeiro de 2009 (UTC)

Apagar histórico de edições[editar | editar código-fonte]

Rapaz, esta edição me lembrou de algo que eu ia pedir uns tempos atrás, mas que acabei esquecendo. É possível apagar determinadas edições anteriores de uma página, em vez da página inteira? Se for possível, gostaria que apagasse todo o histórico de edições da minha página de usuário, deixando apenas a versão atual, pois no passado coloquei mais informações pessoais do que deveria por lá, e estou tentando tomar jeito e cuidar da minha privacidade/segurança online nos sites por onde passo, usando senhas bem mais fortes, não fornecendo tantos dados sobre mim, etc... Caso não seja possível remover apenas as edições anteriores, poderia remover todo o conteúdo da página (eu tenho uma cópia do código fonte atual, e posso restaurar depois). Helder 19h57min de 21 de Janeiro de 2009 (UTC)

Pode apagar tudo, e deixar somente a versão atual. Não vejo problemas se todas as edições anteriores desaparecerem. Até mais! Helder 12h07min de 23 de Janeiro de 2009 (UTC)
Valeu! Já restaurei lá! Obrigado... Helder 16h41min de 23 de Janeiro de 2009 (UTC)

Olá![editar | editar código-fonte]

Já viu que você está na minha lista negra, digo, lista de arquivos? Tongue.png Se quiser usar aquela predefinição no lugar dos links manuais que você usa para seus arquivos, fique a vontade. Ainda não tentei permitir que o usuário escolha o tipo de numeração que será exibido (no seu caso números romanos), mas já é bem funcional... Ahh, se quiser tomar um susto, veja o código da predefinição... Helder 20h57min de 30 de janeiro de 2009 (UTC)

Não foi indireta não... eu nem tinha pensado nisso... Tongue.png Mas o limite pode ser corrigido com facilidade (se comparado a criação dela...).
Você se refere ao código da página Usuário:Helder.wiki/Busca aprimorada.js? Eu continuo usando ele... Se não me engano, basta você copiar o seguinte código para o seu monobook.js (eu copiei para minha página do wikcionário e deu certo):
document.write('<script type="text/javascript" src="' 
             + 'http://pt.wikibooks.org/w/index.php?title=User:Helder.wiki/Busca_aprimorada.js' 
             + '&action=raw&ctype=text/javascript&dontcountme=s"></script>');

Com isso, alterações que eu venha a fazer serão atualizadas para você também (se bem que eu não acho que farei isso tão cedo, embora eu quisesse colocar o commons e o meta na lista também... mas parece difícil porque não têm o prefixo da língua na url... =/). Você viu como minha página de discussão anda frequentada ultimamente? rsrs... Helder 17h38min de 1 de fevereiro de 2009 (UTC)

Estrutura do WikiLivro[editar | editar código-fonte]

Olá Jorge eu comecei a escrever o WikiLivro Experiência_religiosa criando uma pagina só para o índice e uma pagina para cada item dentro dos capítulos. Acabei descobrindo que esse modo e difícil de ver como esta sendo a evolução do livro e verificar edições, e dificil de fazer backup, e difícil de organizar tudo em uma pagina para imprimir, e tb difícil de agrupar as referencias para o livro. Estou pensando em mudar a estrutura do wikiLivro e colocar todo o conteúdo do livro em uma pagina so , que e o que ja estou fazendo (aqui Experiência_religiosa/Imprimir). E queria saber de você o que devo fazer com as paginas ja existentes como por exemplo a pagina (Experiência_religiosa/Índice/Misticismo_cristão) , devo dar um REDIRECT, ou devo pedir para que excluam a pagina?

Mateuszica 11h21min de 10 de fevereiro de 2009 (UTC)

Editor wiki offline[editar | editar código-fonte]

Olá Jota,

Como vão as coisas? Estive de férias e quando voltei caí bem dentro da fogueira: Trabalho, Universidade, Casa, etc...

Em todo caso gostaria de compartilhar uma coisa... Enquanto estava de férias começei a desenvolver um programa para editar usando linguagem wiki mesmo sem estar conectado a internet, funciona de forma semelhante ao site, mas permite que você crie as páginas sem internet. Não posso dizer que está plenamente funcional, porém já ajuda um pouco... Permite que edite a página e depois previsualize o resultado, também salva e abre arquivos de código wiki. Infelizmente não tenho nenhuma versão que seja fácil de instalar ainda e só funciona em Linux "por enquanto" (na verdade não me sinto muito estimulado a fazer uma versão para windows). Você acha que esta aplicação ajuda em alguma coisa a comunidade? --Marcos A. N. de Moura 16h09min de 17 de fevereiro de 2009 (UTC)

Bom,
Este editor do link é, basicamente, um editor de texto comum com botões que facilitam a edição. O editor que fiz é um pouco mais sofisticado. A minha primeira idéia era fornecer um meio de ver como a página apareceria depois de postada no site, por isso meu esforço se concentrou em fornecer uma funcionalidade de mostrar como a página ficaria -> "Preview". Os recursos de visualização de páginas permitem, na versão atual, visualizar a maioria dos formatos wiki, incluindo tabelas, imagens e fórmulas matemáticas. Por enquanto é apenas um protótipo e dificilmente terei tempo de fazer mais alguma coisa até as próximas férias da faculdade.
A aplicação, na verdade é um pouco complexa, ela é acessada pelo browser (você acessa uma página local e começa a usar). Para isso é preciso de uma série de coisas: um conjunto de páginas de internet e programas que criei, um sistema chamado Latex, um micro-servidor web e algumas páginas em javascript.
A estrutura é mais fácil de ser criada em um computador com Linux, pois todos estes recursos podem ser facilmente instalados usando os discos de instalação do próprio sistema, geralmente Linux vem com tudo que você precisa e com tudo que um dia você imagina que usará. No Windows, temos que baixar e configurar muita coisa para poder fazer funcionar. Isso, se funcionar...
Mas, como já disse, é apenas um protótipo. Não tenho nenhum instalador para fazer tudo ficar pronto apenas com uns cliques. Talvez venha a ficar mais simples no futuro. --Marcos A. N. de Moura 16h28min de 26 de fevereiro de 2009 (UTC)
Sei que existe umas páginas que falam de editores offline nos projetos, mas sempre que passo por lá estão como se estivessem inativas por muito tempo. Se souber de mais alguma página que esteja ativa poderias me passar o link? Sempre quis escrever durante minhas férias, o meu editor pode ficar pronto mais rápido se já tiver partes prontas que adiantem o serviço. --Marcos A. N. de Moura 15h43min de 3 de março de 2009 (UTC)
Obrigado pelas dicas, APIs são sempre bem vindas... Recentemente, liberaram uma biblioteca de desenvolvimento de programas que é multiplataforma, chama-se QT. Digo que liberaram pois antes ela era paga para usar no Windows, nesta semana a NOKIA, proprietária dela, liberou para uso no Windows, Macintosh e Linux. Isso facilitará a criação de uma versão do que já fiz no Windows, mas ainda falta encontrar uma maneira mais simplificada para criar fórmulas matemáticas usando LATEX no Windows. Atualmente, é preciso instalar o LATEX e alguns programas axiliares para poder usar as fórmulas em programas no Windows. --Marcos A. N. de Moura 14h23min de 7 de março de 2009 (UTC)

Eliminação[editar | editar código-fonte]

23h55min de 20 de agosto de 2008 Jorge Morais (discussão | contribs) eliminou "Matemática para concursos/Números naturais, inteiros e racionais"

Por que?— o usuário 187.0.198.6 (discussão • contrib.) esqueceu de assinar o comentário precedente.

Oi, desculpe a demora na resposta.
A página foi eliminada por ter sido criada com conteúdo copiado de outra página, o que não é permitido no Wikilivros. Caso queira recriar a página poderá fazê-lo normalmente. Já se quiser consultar o conteúdo original, poderá fazê-lo no endereço indicado no motivo da eliminação.
Para qualquer dúvida extra, entre em contato. - Jorge Morais 15h38min de 20 de fevereiro de 2009 (UTC)

Livros[editar | editar código-fonte]

jorge vc pode me dizer de modo resumido como fazer um livro direito?— o usuário Adao filho (discussão • contrib.) esqueceu de assinar o comentário precedente.

Para pensar...[editar | editar código-fonte]

Estou com duas coisinhas me intrigando: A primeira é este tipo de edição que você precisou fazer, quando as vi imaginei que os leitores da área de software esperam dos Wikilivros com exercícios uma maior integração com o leitor, por exemplo permitindo correção automática de respostas, ou algo do gênero. Pensando nisso eu cheguei a trocar alguns "meros" questionários por algo mais dinâmico como o quiz em várias páginas do projeto onde imaginei que isto seria possível (contraditoriamente, deixei para depois as várias páginas com exercícios de matemática criadas pelo Albmont, pois vou pensar com mais calma a respeito quando tiver um tempinho...). Acho que é o tipo de coisa que tem muito a ver com a questão da "usabilidade" que tem sido discutida e incentivada pela Wikimedia...

A outra coisa é a quantidade de pessoas começando livros a partir dos links para coleções... Não pude dar a estas pessoas a devida atenção e tratamento com as boas vindas, mas não sei bem como não assustá-los com este problema que na verdade é dos organizadores do projeto, e não deles... Na verdade, eu acho que a aparição de novos esboços de índice pouco depois que o sistema surgiu indica que os mecanismos que oferecíamos antes eram mais confusos do que as páginas que ajudam a criar coleções. Sinal de que precisamos melhorar isto também... (novamente a usabilidade...) Estou pensando se não seria possível aproveitarmos o recurso de coleções para facilitar a criação dos novos livros, mas ainda não tenho uma idéia ideia clara de como fazê-lo...

Bom, deve ter notado que também estou um tanto ausente... Espero que a situação se normalize em breve.... Até mais Helder 16h56min de 1 de março de 2009 (UTC)

O dilema[editar | editar código-fonte]

Olá jota,

A respeito do comentário em páginas eliminadas, posso dizer que vivemos um dilema: Aplicarmos as regras, sendo muitas veses vistos como antipáticos e sermos muito maleáveis, vendo o projeto se transformar numa bagunça.

A minha intenção é sempre de dar orientação, algumas vezes basta dar uma simples dica e o editor some, outras vezes discutimos muito e até com certa asperez e o editor permanece. Então, isso é uma coisa complicada, não dá pra nos moldar a todos os comportamentos. Eu tenho o meu jeito de agir apenas guiado pelo que está definido como regra e pela maneira como o comportamento do editor advertido transparece ser. Isso pode ser problemático, admito, mas é mais complicado ser de outra maneira, pois compromete muito mais do que a opinião de um, mas a de todos os outros também.

As vezes tento me policiar em tentar fazer uma abordagem mais suave, mas muitas vezes é difícil devido às circunstâncias. --Marcos A. N. de Moura 16h16min de 3 de março de 2009 (UTC)

Saudade[editar | editar código-fonte]

como foi o passeio? Me conte por email quando tiver oportunidade e tempo... Beijusssssss Alustriel 13h05min de 4 de março de 2009 (UTC)

LDI-SOC[editar | editar código-fonte]

Caro Jorge,

O LDI-SOC é um Livro Didático Virtual de SOCiologia que estamos editando a partir de um projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com vistas a que todos tenham livre acesso ao material. Neste sentido, o livro fundamenta-se em uma pesquisa básica, de cunho exploratório, realizada com os professores da rede pública de ensino de Porto Alegre a partir da qual criamos esse primeiro sumário, o qual estaremos atualizando à medida que mais dados forem sendo coletados e nos permitam melhorá-lo. Ao mesmo tempo, já estamos também inserindo alguns verbetes. Outrossim, te questiono acerca de quando poderíamos passá-lo para a página inicial visto que, como a natureza deste é de cunho colaborativo e de produção de conhecimento livre, isso daria uma maior visibilidade para o projeto.

Pari passu, importa destacar que esse projeto visa suprir uma necessidade crescente de disponibilziação de materiais de natureza livre para o lido nas aulas de Sociologia, uma vez que esta disciplina voltou, no ano de 2009, ao currículo escolar como sendo obrigatória e o material existente no mercado editorial apresenta custo elevado, impedindo, assim, o acesso de grande parte dos alunos das redes públicas de ensino de todo o Brasil a materiais de qualidade produzidos em nossas 52 IFES.

Saudações desde o Sul do País,

Equipe LAVIECS

Coordenação do Projeto: Luiza Helena Pereira; Mauro Meirelles
Bolsistas de apoio técnico e de pesquisa: Gustavo Saldivar; Jonathan do Amaral— o usuário Profmeirelles (discussão • contrib.) esqueceu de assinar o comentário precedente.