Financiamento de digitalizações

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Financiamento de digitalizações

Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h27min de 17 de agosto de 2016

Eu e o Rodrigo Padula enviamos ontem, no Meta, o primeiro (salvo engano) pedido de financiamento brasileiro que não seja ou para custeio de deslocamento ou do catalisador.

Nossa idéia é, a partir da aquisição de um DIY Book Scanner, firmar parcerias com as diversas bibliotecas que possuem livros simultaneamente raros e em domínio público, os digitalizar e os disponibilizar nos projetos Wikimedia.

DIY Book Scanners são consideravelmente mais baratos que os especialmente dedicados a isso, apesar de ainda assim significarem algum custo em nosso país. Tal custo menor, felizmente, não significa qualidade menor de digitalização.

Pretendemos selecionar materiais que possam beneficiar não só o Wikisource, mas também a Wikipedia e o Wikibooks, mas isso dependerá das parcerias que forem firmadas e do acervo de cada instituição. Em momentos específicos contataremos cada uma dessas comunidades, inclusive vocês.

Para agora, precisamos de ajuda em algo muito mais simples. De hoje até dia 20 de abril os pedidos de grant estão abertos a manifestações das comunidades potencialmente envolvidas.

Apoiam o projeto? Na seção endorsements, endossem ele, assinando a página e falando porque julgam ser importante a sua aprovação. Tem comentários a fazer? Façam! Assim podemos inclusive melhorar as informações da página, com vistas da comissão avaliadora ter mais informações para o aprovar ou não.

Estamos abertos também a fornecimentos de contatos de bibliotecas e a quem queira revisar se, entre o rascunho e a página publicada não ficou nenhum argumento importante de fora ;-)

Nota: esse financiamento cobre apenas os custos de viabilização da idéia. O trabalho, em si, é voluntário. Se alguém do pt.wikibooks quiser colaborar, só se manifestar.

Lugusto21h40min de 1 de abril de 2014
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h27min de 17 de agosto de 2016

Atualização em 10 de abril: agradecemos por todo apoio e feedback que recebemos, foi acima do que imaginei que conseguiria. No entanto, nós removemos a proposta, para que possamos planejar melhor as coisas, inclusive para atender todos os pontos válidos que vocês nos indicaram. Em breve surgiremos com algo no sentido da idéia original. Enquanto isso, estamos nos preparando para enviar um paper a um evento sobre obras raras que a BN.br está organizando, e adoraríamos receber feedback de vocês também nesse assunto. Como da outra vez, quem quiser participar junto, só se achegar.

Lugusto15h16min de 10 de abril de 2014