Guias e políticas
Guias e políticas
Vê alguma carência em nossos guias e políticas atuais? Quais seriam essas falhas?
Sim, muitas. A maioria das carências está listada em uma subpágina minha.
É difícil saber como começar um livro — apesar de toda a informação contida aqui que como já disse, poucos lêem —, como ser didático, o que cabe no projeto. Tentei remediar parte disso colocando informações sobre a criação do índice aqui.
Deve ser muito difícil encontrar um livro por aqui também. A biblioteca não ajuda muito. O ideal seria que o livro fosse incluído lá automaticamente. Dividir o livro de ajuda em mais subpáginas talvez ajude também.
De fato encontrar um livro é muito difícil.
Não sei se seria possível ou interessante mas é uma idéia: fazer um livro tipo wikijúnior – Edição para iniciantes. Super básica como modelo para fazer um livro simples. A gente escreve o livro e explica, que a pessoa vá no editar e copie o capítulo, mudando apenas o assunto.
Então vamos dizer que chamaria: Venha editar seu livro, com uma foto na capa. Embaixo, clique para editar e veja como foi feita esta capa. Talvez com a possibilidade de dizer, agora faça você uma capa para o seu livro.
E assim por diante, quando o nosso futuro editor estiver mais a vontade, ele vai procurar outros recursos. Sugerir assuntos seria bom, frisando que precisamos de livros didáticos e bem redigidos.
Falei demais, estou à disposição para o que precisarem e eu puder fazer.
Me avisem sempre que precisarem de alguém que adora dar opinião.... Beijussssssss
A subpágina indicada pelo Jorge diz praticamente tudo! Mas fora isso, podemos tentar melhorar (atualizar/simplificar/expandir) o atual como escrever um bom wikilivro, conforme as dicas da Alustriel.
É-me complicado opinar neste ponto sem ir rever a documentação existente, mas a subpágina do Jorge diz muito sobre as carências nesta área. Lembro-me de, quando comecei a contribuir aqui, ter lido as páginas e ficado um pouco desencorajada com tanta coisa para ler, rs. Simplificar, simplificar, simplificar: no fundo, há um pequeno conjunto de regras a saber para se editar numa wiki, o resto vem com o tempo. Não podemos espantar os usuários que chegam com boas intenções mas sem muito tempo ou paciência para ler essas páginas...
Sim. Entretanto o esforço dos poucos editores e administradores é louvável, pois sabemos que o Projeto é imenso para um número mínimo de voluntários. (Ver resposta à questão 1.) Minhas primeiras contribuições foram inadequadas por não haver quem pudesse atualizar a documentação do Wikilivros e, para corrigir tais edições, Helder ajudou-me, assim como Jorge Morais, quando consertou um índice que fiz. Há carência, também, na biblioteca, pois nem todos os livros estão listados lá, além das marcações de percentual de edição de cada um deles (alguns possuem marcações, outro não). Ainda temos poucos livros editados e isso, de certa forma, é bom, pois poderemos conservar a respeito de como corrigir esse problema da documentação e atacar o restante de acordo com o que for votado pela comunidade. Mais uma vez, uma "força tarefa" faz-se necessária, antes que o problema avolume-se. Estou disposto a ajudar.