Livro aberto

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h13min de 17 de agosto de 2016
  • Concordo com esse paragrafo.
  • PS1:Concordo, como eu disse, abrangência não necessariamente implica na dificuldade, mas concordo que tem sua influência
  • PS2: Quer que a pessoa diga qual o nível que ela vai fazer? ou classifique o exercício que está fazendo como fácil ou difícil etc?
  • Sim concordo, mais alguns tipos de exercícios são difíceis de se fazer por conta do software do Wikibooks que não é bom pra trabalhar com exercícios. Posso tentar fazer algo desse tipo no futuro, mas por enquanto teremos que trabalhar com os exercícios simples da extensão quiz.
  • Pelo que eu pensei os execícios desse nível poderiam estar presentes nos exercícios gerais. Mas gostei da ideia de interdisciplinares... talvez pudéssemos faz um livro interdisciplinar.
  • PS3: meio ruim separar, porque de certa forma tira a visibilidade dos textos. Mas a casos em que é necessário.
  • PS4:É ótimo, eu já tinha visto e pensei em traduzir, mas sabe como é o tempo. É bom que foi adotado em vários lugares também. Gostei!
  • Pode editar minha página quando quiser, só não é bom remover coisas sem me falar, para eu não me perder. Mas adicionar pode a vontade.
  • Essa hierarquia pra mim é muito importante, inclusive escrevi sobre isso no planejamento.

No mais quero pedir mil desculpas pela demora, e dizer que pode se sentir livre pra ser criativa e fujir de que foi escrito na minha página. O que escrevi é somente uma resumos das pesquisas que fiz que pode ajudar, mas não é nenhuma regra.

Atenciosamente =D

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D15h15min de 9 de julho de 2012
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h13min de 17 de agosto de 2016

Apesar de existirem críticas a educação se voltar para a aprovação no vestibular, ignorar essa realidade seria um erro. Porém ao tentarmos criar um material tão genérico que sirva para todas as escolas do Brasil e de Portugal talvez acabaremos não tendo foco algum e isso tornaria o material inútil, pois seria genérico demais não se voltando, assim, para nenhuma prova. Entretanto não podemos cometer o erro de focar de mais em uma região(normalmente sudeste,provas da USP,UNICAMP, UFMG e a antiga UFRJ).

Uma vez questionei o porquê de possuir dois livros de física a um professor e a resposta foi, precisamos de um para teoria e outro para questões, pois não há livro com qualidade teórica que explore todos os temas que os exames cobravam. Por isso tinha um livro só com a teoria e outro com as questões antigas(clássicas).

Esse livro não deve tentar quebrar com as normas infelizmente pré-estabelecidas, infelizmente deve-se voltar as provas das instituições e para isso acredito que a arrumação dele deve ser pensada nisso.Por isso não sei se um livro comum entre Brasil e Portugal seja realmente interessante, afinal já há uma matriz curricular grande extensa e exagerada na visão de vários educadores uni-la com a de outro país só implicará em mais trabalho.

Estou com dificuldade de encontrar livros de matemática em domínio público e queria saber a lei brasileira diz 70 após a morte, mas se o escritor e o livro(editora) é de um país 50 anos após a morte qual vale?


Eu queria que ficasse curto e acaba sempre ficando enorme. Concluindo separar Brasil e Portugal. Ainda não gosto do sistema de exercício. Por fim só queria dizer que estou mais sem tempo que nunca, por isso vou ver se conseguir trago trecho de livros antigos e os adapto para crianças.

Analfabeta21h14min de 25 de agosto de 2012
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h13min de 17 de agosto de 2016

Questionei várias entidades organizadoras de olímpiadas e provas e obtive as seguintes respostas(postei no diálogos comunitários para debater as que não tem licença de acordo com o padrão):

  1. International Junior Science Olympiad-IJSOReposta via e-mailCitação: Prezada,Sim, as provas estão em domínio público. Adicionamos esta observação na introdução da página escreveu: «b8educacional»link
  2. IYPT BrasilReposta via e-mail a b8educacional também é responsável pela IYPT, essa também está em domínio público?Citação: Sim, também está. escreveu: «b8educacional»
  3. Olímpiada Brasileira de Químca e Olimpíada Brasileira de Química JúniorReposta via e-mailCitação: Quais das provas? Sao três. Se for a OBQjr estou certo que o autor libera para publicacao, as outras, tenho que consultar. escreveu: «obquimica.org»Questionado sobre acrescentar essa informação ao site Citação: Verei isso e darei uma definição. escreveu: «obquimica.org»
  4. Olimpíada Brasileira de Informática Citação: As questões não estão em domínio público, são propriedade da SBC. Mas podem ser usadas livremente desde que haja a menção da fonte. escreveu: «Danielle Mota». Entretanto questionada sobre se poderiam se usada para fins comerciais e gratuitos obtive a resposta Citação: Somente para gratuitos! escreveu: «Danielle Mota »
  5. Olimpíada de Química do Rio de Janeiro Citação: nossas questões estão liberadas para uso em qualquer material de distribuição gratuita.

Não fazemos a cessão para nenhum material que seja preparado com o intuito de ser vendido. escreveu: «OQRJ»

  1. Olimpíadas de Matemática da Lusofonia Citação: As provas das OML estão disponíveis na nossa página electrónica e podem ser usadas, podendo ser referida a fonte. escreveu: «Joana Teles» Questionei posteriormente sobre a licença.
  2. Olimpíada Paulista de Matemática Citação: As questões podem ser usadas, contando que as fontes sejam citadas. escreveu: «Comissão Organizadora OPM 2012.»
  3. Olimpíada Nacional em História do BrasilCitação: A maior parte dos documentos é de domínio público ou de textos publicados por historiadores. Em alguns casos, como é o da imagem da questão 1, que foi tirada por um rapaz no Rio de Janeiro, ou da tirinha do Laerte, nós pedimos a autorização para utilizar nas provas. Quanto as provas, elas são de autoria da Equipe de Elaboração, e nós disponibilizamos para uso como material didático.Mas por que a pergunta? escreveu: «Comissão Organizadora». Respondida que seria publicada no WikilivrosCitação: Neste caso, apenas o Museu de Ciências da UNICAMP pode publicar a prova. escreveu: «{{{2}}}» Talvez uma má interpretação, pois usei o verbo publicar.
  4. Universidade Presbiteriana Mackenzie Citação: As questões são de domínio público, nada havendo contra a sua utilização, citada a fonte.

Agradecemos pelo interesse escreveu: «Coordenadoria de Processos Seletivos»

Apesar de já ter conseguido contactar a UFRJ e a UNB não consegui que respondessem a pergunta, a primeira me mando 5 vezes baixar a prova e a outra pediu que explicasse melhor, por isso ainda aguardo resposta.

Além disso envie e-mail ITA, IME, OBM, OBMEP, OBF, OBFEP, OMERJ, Olimpíada Mineira de Matemática, OLIMPIADA MATEMÁTICA ESPAÑOLA, Olimpíadas de matemática da Argentina, Olimpíada de Química Portuguesa, OIAB, Olimpíada Iberoamericana de física, Olimpíada de Química SP, Olimpíada Cearense de Química, OPF, OBL, UERJ, UFF, UFPE, UFRGS e UNIRIO, entretanto não obtive resposta até agora.

Dependo de que tipo de licença se aceite usar poderemos ganhar um grande número de questões de nível variados(difícil - olimpíadas e fácil- vestibular provas não específicas)

Analfabeta21h57min de 29 de agosto de 2012
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h13min de 17 de agosto de 2016

Exatas Início do capítulo

  • Imagem ou pequeno texto ou frase Texto
    • Discussão trazendo o tema do capítulo
  • Introdução
  • Lista de conteúdos, expectativas de aprendizagem(o que deve se aprender no capítulo)
Página
  • Conteúdo usando aplicação no dia dia
    • Imagens, Mapas, Fotografias, Diagramas, Quadrinhos, Ilustrações(desenhos) e Gráficos devem ser colocados no texto
  • Conteúdo
    • Imagens, Mapas, Fotografias, Diagramas, Quadrinhos, Ilustrações(desenhos) e Gráficos devem ser colocados no texto
  • Síntese em {{w:Plano mental}}
  • Exercício de contexto
  • Conteúdo
    • Imagens, Mapas, Fotografias, Diagramas, Quadrinhos, Ilustrações(desenhos) e Gráficos devem ser colocados no texto
  • Síntese em {{w:Plano mental}}
  • Exercício de contexto

A estrutura se repete quantas vezes necessária Síntese geral e concisa

    • Experimentos ligados ao capítulo(Física e Química) Possíveis em casa
    • Experimentos de laboratório
    • Exercícios de Aprofundamento fáceis
    • Exercícios de aprofundamento
  • Apêndices(aqui entra os conteúdos fora do PCNS como um trabalho sobre vínculos geométricos nos capítulo de força resultante)
    • Exercícios de aprofundamento olímpicos (Questões de olimpíadas, IME e ITA)

Fim do capítulo

Fim da unidade lista de exercício da unidade gerais (Precisa dessa?)

Fim do livro lista de exercício gerais

Vê se gosta depois faço das outras.

Analfabeta23h07min de 7 de setembro de 2012
 
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h13min de 17 de agosto de 2016

Só pra te manter atualizado...

  1. IYPT E IJSO já tinham desde aquela época colocado nas páginas que estão em domínio público.
  2. A pessoa que contactei da OBQ e OBQJr estava viajando e agora organiza a OBQJr e disse que não poderá responder por enquanto essa questão.(Antes disse que precisaria contactar o financiador que não tinha liberado a licença.
  3. Continuo com dificuldades para me comunicar com a UnB e UFRJ
  4. UniRio pediu a um mês para contactar outro e-mail(contactei a seção de concurso por engano)sem resposta
  5. Olimpíadas de Matemática da Lusofonia informou apenas que podem ser usadas desde que use fontes
  6. Mackenzie está em domínio público segundo Coordenadoria de Processos Seletivos, e Olimpíadas de Matemática da Lusofonia embora a informação não esteja no site. Já pedi que a colocassem(1 mês atrás, mas nada ainda)
  7. Não podem ser usadas por não permitir uso comercial ou adaptação: Olimpíada Brasileira de Linguística, Olimpíada Nacional em História do Brasil(esse teve as respostas mais confusas, informou que o único que poderia publicar é Museu de Ciências da UNICAMP), Olimpíada Brasileira de Informática, Olimpíada de Química do Rio de Janeiro.
  8. Nada de ITA, IME, OBM, OBMEP, OBF, OBFEP, OMERJ, Olimpíada Mineira de Matemática, OLIMPIADA MATEMÁTICA ESPAÑOLA, Olimpíadas de matemática da Argentina, Olimpíada de Química Portuguesa, OIAB, Olimpíada Iberoamericana de física, Olimpíada de Química SP,OPF, UERJ, UFF, UFPE e UFRGS.
    1. Enviei outro e-mail avisando que já havia passado um mês ou fazendo um novo pedido tentando fazer um texto mais claro para ITA, UFPE, UNESP,PUC-Rio, UFRGS, UFJF, UEL, IME, UFSC, UFMG, OPM, UFES, UFAM e PUC-RS.
Analfabeta22h25min de 12 de outubro de 2012