Páginas para serem eliminadas

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h10min de 17 de agosto de 2016

Se os redirecionamentos não possuem afluentes (exemplo) e não são úteis (como os que raramente são acessados [exemplo], ou que têm pouca chance de vir a ser), pode marcá-los para eliminação rápida por serem desnecessários. Se forem redirecionamentos válidos e serão úteis aos leitores, o melhor é corrigí-los para que apontem para a página correta.

Helder16h52min de 23 de março de 2011
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h10min de 17 de agosto de 2016

Continuo um pouco confuso, por exemplo qual é a diferença entre as seguintes páginas têm as 2 o mesmo texto apesar de terem um endereço diferente mas pelo que percebo a primeira é um redireccionamento porque a acedi da lista de redireccionamentos e a outra como vi pelo índice já não apresenta essa informação e até têm um endereço http:// diferente.

http://pt.wikibooks.org/wiki/Log%C3%ADstica/Gest%C3%A3o_de_armaz%C3%A9ns/Picking/Estrat%C3%A9gia_de_organiza%C3%A7%C3%A3o/Picking_discreto

http://pt.wikibooks.org/wiki/Log%C3%ADstica/Gest%C3%A3o_de_armaz%C3%A9ns/Picking/Procedimentos_de_organiza%C3%A7%C3%A3o/Picking_discreto

É necessário a sua co-existência?

Em relação às seguintes páginas:

Logística/Gestão de armazéns/Picking/Estratégia de Organização/Picking Discreto Logística/Gestão de armazéns/Picking/Estratégia de Organização/Picking discreto

São também páginas de redireccionamento da mesma ocorrência posso-as eliminar sem problema? Ou irá afectar o livro? Como posso saber se a página afectará o livro ou se é desnecessária?

Mais uma vez muito obrigado

João Graça (Discussão)23h29min de 23 de março de 2011
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h10min de 17 de agosto de 2016

Olá!

Ambos os links levam até a página que tem o seguinte título:

Logística/Gestão de armazéns/Picking/Procedimentos de organização/Picking discreto

mas o primeiro link passa por uma página intermediária que é só um redirecionamento para a segunda página. Neste caso, logo abaixo do título da página alvo haverá uma linha com o seguinte texto:

(Redirecionado de Logística/Gestão de armazéns/Picking/Estratégia de organização/Picking discreto)

É possível acessar uma página de redirecionamento sem ser redirecionado para outra página (isso é útil no caso de querer marcar para eliminação rápida um redirecionamento que seja desnecessário). Uma forma de acessar o redirecionamento é clicar no link que está depois de "Redirecionado de " na linha abaixo do título, pois ele termina com "redirect=no".

A maioria dos redirecionamentos surge quando um editor move uma página para outro título (exemplo). Em geral isso é útil, pois evita que eventuais links que apontam para o nome antigo deixem de funcionar quando a página for movida para um novo título, principalmente se os links forem a partir de outros sites (ou outras wikis), pois aí é pouco provável que quem move a página saiba que existem tais links (os links da própria wiki podem ser conferidos pela Especial:Páginas afluentes). Os redirecionamentos resultantes da renomeação de páginas não costumam ser úteis se o nome antigo continha um erro de digitação, ou em outras situações do gênero.

A propósito, em vez de copiar o conteúdo de uma página que esteja no livro para uma subpágina e então pedir a eliminação da original, é preferível mover a original para o novo nome (e pedir para apagar o redirecionamento, já que neste caso não tem utilidade), pois a ferramenta usada para "mover" páginas carrega não só o conteúdo de um lugar para o outra, mas também o histórico de edições da página original (que é a forma de dar crédito ao(s) autor(es) da mesma).

Quanto ao terceiro link, trata-se de um redirecionamento cujo alvo é o quarto link, que também é um redirecionamento (confira), isto é, trata-se de um redirecionamento duplo (na verdade, triplo!), coisa que deve ser evitada. Se foi criado porque a página foi movida mais de uma vez (isso pode ser descoberto olhando o histórico da página-alvo), é um forte candidato a ser apagado, pois há menos chances de haver um link apontando para o título antigo (isso se quem moveu lembrou de atualizar os links afluentes, senão seria preciso atualizá-los antes de pedir para apagar)

Em suma, já que está lidando com redirecionamentos, sempre que acessar uma página confira se está mesmo na página que gostaria de estar (verifique se há ou não aquela linha dizendo que foi redirecionado). E para saber se há alguma outra página do livro que aponta para a página que estiver aberta, use o link "Páginas afluentes" presente na barra lateral.

Depois disso tudo, também tenho uma pergunta: em algumas das mensagens que deixou para outros editores você usou a frase "a página seguinte foi criada por ti e não está a ser utilizada". Minha dúvida é: que critério usou para determinar se as páginas estavam ou não sendo utilizadas?

Helder00h23min de 24 de março de 2011
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h10min de 17 de agosto de 2016

Essa mensagem foi enviada para autores de páginas que se encontram na lista de páginas õrfas, normalmente foram páginas criadas mas que depois ou não foram utilizadas ou se o seu conteúdo foi aproveitado foi feito noutra localização após alguma reorganização dos sub-capítulos do livro. Há algum problema com essa mensagem? Sugere que envie outra mensagem para casos semelhantes?

Obrigado pela informação sobre os redireccionamentos, debruçar-me-ei mais tarde sobre ela.

João Graça (Discussão)08h58min de 24 de março de 2011
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h10min de 17 de agosto de 2016

O que não fica claro é "quem disse que a página não está em uso" e porque "isso implica que ela deve ser apagada".

Vide comentário que deixei nos pedidos de eliminação.

Helder12h13min de 26 de março de 2011
 
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h10min de 17 de agosto de 2016

João,

Este é o resultado, mais ou menos óbvio, de não se participar nas aulas. Admiro e agradeço a paciência do Helder que por não saber que há semanas o João não comparece nas aulas, ainda não lhe disse para me perguntar primeiro e só, em caso de dúvida, incomodar quem tem mais que fazer e não tem culpa de cada um não cumprir com as suas obrigações. Uma das que o João tem, consequência de se ter inscrito na disciplina, é comparecer e participar nas aulas.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)11h23min de 27 de março de 2011