Sistema de informação geográfica

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps edu miscellaneous.png Esta página é um monomódulo, ou seja, não está inserida em nenhum livro e/ou não tem subpáginas.
Ajude o Wikilivros inserindo-a em um livro existente ou por criar.

Introdução[editar | editar código-fonte]

O que está neste livro[editar | editar código-fonte]

O que é um GIS (SIG)?[editar | editar código-fonte]

Sistema de informação geográfica fornece um método para a integração e análise espacial (mapa digital com base) com informações tais como "onde está o cinema mais próximo?" juntamente com informações não-espaciais relacionados (os filmes que estão jogando lá?). GIS tem três capacidades principais (mapeamento por computador, análise espacial e banco de dados espacial) e pode operar em uma variedade de plataformas (desktop/laptop computer, Internet, PDA, etc.). Muitas pessoas estão se tornando muito mais familiarizado com ver os resultados tanto textualmente - por exemplo, quando o seu telefone mostra-lhes o pub mais próximo - e em sistemas de mapa aberto, como o Google Maps. Se no passado as pessoas tinham que literalmente usar lápis e cordas em um mapa em papel para encontrar o seu mais próximo da escola, um computador pode fazer isso agora com extrema rapidez uma precisão, desde que todas as informações foi digitado corretamente em primeiro lugar. Não colabore com a tirania mentirosa, comprometida, desqualificada, parcial e vendida dos mediadores da Wikipedia.

Em um contexto mais amplo, SIG envolve pessoas e muitas vezes traz uma filosofia de mudança. Por exemplo, em 1994, o departamento de polícia de New York introduziu GIS para localizar crime 'hot-spots', analisar os problemas subjacentes e definir estratégias e soluções para lidar com os problemas. Desde 1993, crimes violentos caíram dois terços em Nova York.[1] Esta estratégia, conhecida como COMPSTAT, se expandiu para as cidades e as jurisdições em todo os Estados Unidos e ao redor do mundo.


Translation arrow.svg Este livro encontra-se em processo de tradução. A sua ajuda é bem vinda.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. New York Crime Statistics.