Saltar para o conteúdo

Reis e Rainhas da Inglaterra /Futuros monarcas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Charles, Príncipe de Gales[editar | editar código-fonte]

Charles nasceu no Palácio de Buckingham no dia 14 de novembro de 1948.

Ele é o filho mais velho de Elizabeth II e do Príncipe Philip, Duque de Edinburgh. Charles é o herdeiro do trono do Reino Unido.

O Príncipe de Gales é muito conhecido por seus trabalhos de caridade, particularmente o Prince's Trust. Ele também tem a agenda cheia dos compromissos reais, além de assumir muitas das obrigações de sua mãe que vai ficando mais idosa.

O Príncipe ficou muito famoso por causa de seus casamentos, tanto com a falecida Lady Diana Spencer e depois com Camilla, a Duquesa de Cornwall.

Prince Charles, the Prince of Wales


Início[editar | editar código-fonte]

Em 1952, sua mãe subiu ao trono, se tornando a Rainha Elizabeth II portanto o Príncipe Charles se tornou de imediato o Duque de Cornwall. Ele também se tornou Duke de Rothesay, o título pelo qual é conhecido na Escócia.

Charles freqüentou a Escola Hill House em West London, e mais tarde a escola preparatória Cheam em Berkshire, onde o Duque de Edinburgh também estudou.

O Príncipe terminou sua educação em Gordonstoun, uma escola particular no nordeste da Escócia. Seu pai, o Duque de Edinburgh também estudou nessa escola onde foi monitor.

De maneira geral, é dito que o Príncipe detestava seu tempo de escola, onde ele era o alvo constante de bullying. Em 1966, Charles passou dois períodos na Escola Geelong Grammar em Victoria, Australia e nessa época ele visitou também Papua Nova Guiné.

Ao retornar à Gordonstoun ele seguiu seu pai e se tornou monitor. Em 1967 ele saiu de Gordonstoun com duas notas A, em história e francês. Tradicionalmente o herdeiro do trono vai direto para as forças armadas após terminar a escola. Charles, no entanto, foi para a universidade em Trinity College, Cambridge, onde estudou antropologia e arqueologia, e mais tarde história, com notas excelentes.

Charles foi o primeiro membro da família real britânica a colar grau. Para completar seus estudos ele também foi para a Universidade de Gales, Aberystwyth para aprender a lingua galesa, o que faz dele, o primeiro Principe nascido na Inglaterra e Príncipe de Gales a tentar ser de fato um Galês.

Ele se tornou Principe de Gales e Conde de Chester em 1958, embora sua investidura só fosse acontecer em 1 de julho de 1969. A grande cerimônia aconteceu em Caernarfon Castle no norte de Gales, um local tradicionalmente associado com a criação do título no século 13. O burgo galês de Swansea recebeu o status de cidade para marcar a ocasião.

Charles serviu no HMS Norfolk como sub tenente Principe de Gales no início dos anos 70.

Primeiro Casamento[editar | editar código-fonte]

Em 29 de julho de 1981, o Principe de Gales casou com Lady Diana Spencer na Catedral de St. Paul ante 3 500 convidados e sob as vistas de estimadas 750 milhões de pessoas no mundo todo.

Quase que imediatamente, a Princesa de Gales se tornou uma atração à parte, caçada pela imprensa, cada movimento dela (até mesmo mudanças no cabelo) eram seguidas de perto por milhões de pessoas.

Numa determinada altura, o casamento se tornou problemático. Após 5 anos a união estava à beira do colapso. Embora eles permanecessem um casal para fins publicitários, efetivamente se separaram na metade dos anos 90, Charles foi morar em Highgrove e ela ficou no Kensigton Palace.

Eles se divorciaram em 28 de agosto de 1996. Tiveram dois filhos o Príncipe William de Gales e o Príncipe Henry de Gales conhecido como Harry. Diana, Princesa de Gales faleceu num acidente de carro em Paris, França em 1997.

Segundo Casamento[editar | editar código-fonte]

Após se divorciar de Diana, Princesa de Gales, o relacionamento de Charles com Camilla Parker Bowles, se tornou público e ela se tornou sua noiva não oficial.

O tempo passou e a opinião mudou, tornando aceitável um casamento civil.

Eles se casaram em 9 de abril de 2005. Após o casamento foi anunciado que a esposa do Príncipe de Gales seria chamada de Sua Alteza Real Duquesa de Cornwall e que, no caso da ascensão de Charles ao trono ela não seria Rainha Camilla e sim Sua Alteza Real a Princesa Consorte.

Interesses Pessoais[editar | editar código-fonte]

O Príncipe de Gales é conhecido como cavaleiro e caçador.

Ele serviu na Marinha Real de 1971 até 1976, comandando o HMS Bronington, um caça-minas, de fevereiro de 1976 até dezembro de 1976. Ele também é pintor de aquarelas e um escritor já publicado. Charles já expôs e vendeu diversas aquarelas.

O Prince's Trust, fundado por ele, é uma associação de caridade que trabalha principalmente com jovens, oferecendo empréstimos para grupos, trabalho e pessoas (em geral de áreas carentes) que não conseguem apoio de outras maneiras.

Concertos para levantar fundos são patrocinados pelo Prince´s Trust, com músicos famosos do pop, do rock e músicos clássicos.

Para colocar em ação suas idéias de planejamento de cidades e arquitetura, o Príncipe de Gales está desenvolvendo a vila de Poundbury em Dorset. Antes de começar o projeto em Poundbury ele lançou um livro e produziu um documentário chamado A Vision for Britain.

Em 1992 ele também criou o Instituto de Arquitetura Príncipe de Gales e começou a publicação de uma revista relacionada à arquitetura, mas mais tarde parou essa operação independente depois de se envolver em outro projeto criando The Prince's Foundation for the Built Environment in 2001 (Fundação do Príncipe para a Construção do Meio Ambiente).

O Príncipe também é envolvido em plantar e promover a comida orgânica, embora ele pareça um tanto ridículo quando brinca com o fato de falar com suas plantas. O Príncipe de Gales é Presidente de 16 organizações de caridade e levantou mais de £100 milhões para caridade em 2004.

Príncipe William e sua esposa Kate

Príncipe William de Gales[editar | editar código-fonte]

O Príncipe William de Gales nasceu no St. Mary Hospital, Paddington em 21 de junho de 1982. Seus pais são Charles, Príncipe de Gales e Lady Diana Spencer. Ele é o segundo na linha de sucessão ao trono britânico.

Em 1º de março de 1991 (St. David's Day), o Príncipe William fez sua primeira aparição pública oficial durante uma visita à Cardiff, a capital de Gales. Após chegar de avião, o príncipe de oito anos de idade, foi levado por seus pais até a Llandaff Cathedral. Após visitar a catedral, ele assinou o livro de visitantes com a mão esquerda, o príncipe é canhoto.

O Príncipe William foi para a pré escola, Mrs Jane Mynors' nursery school e para a escola primária Wetherby School ambas em West London e mais tarde frequentou a Ludgrove School em Berkshire.

Após passar no exame de admissão ele freqüentou o Eton College em Berkshire onde conseguiu o nível A em geografia, biologia e história da arte. Como um número cada vez maior de jovens britânicos, Príncipe William escolheu tirar um ano sabático após terminar Eton College.

Príncipe George e seus pais

Ele tomou parte nos treinamentos do exército britânico em Belize e passou o último estágio de seu ano sabático no sul do Chile como voluntário da Raleigh International. Fotos do príncipe limpando banheiro foram disseminadas pelo mundo.

Depois que o ano terminou, o Príncipe William entrou para a Universidade St. Andrews em Fife na Escócia em 2001 e se graduou em 2005. Ele começou uma especialização em História da Arte e mais tarde mudou para Geografia. Ganhou o doutorado como Scottish Master of Arts. Em janeiro de 2006 o príncipe começou seu curso na Academia Real Militar de Sandhurst, treinando como Oficial do Exército. Ele se juntou ao seu irmão que já estava na Academia desde maio de 2005.


Em julho de 2005, William representou, pela primeira vez, oficialmente, sua avó, Elizabeth II Rainha da Nova Zelândia, numa cerimônia de comemoração do final da II Guerra Mundial na Nova Zelândia.

Em setembro do mesmo ano, foi anunciado que William se tornaria presidente da The Football Association em maio de 2006 e patrono do Centrepoint associação caritativa do Reino Unido, que trabalha com jovens sem teto.

Em abril de 2011, ele casou com Kate Middleton. Em julho de 2013, a Duquesa de Cambridge deu à luz seu primeiro filho, o Príncipe George de Cambridge, o terceiro na linha de sucessão ao trono.

No dia 2 de maio de 2015 nasceu Charlotte Elizabeth Diana, a segunda filha do casal William e Kate, ela foi batizada na Igreja de Santa Maria Madalena, em Norfolk e é a quarta na linha de sucessão ao trono.

No dia 23 de abril de 2018 nasceu Louis Arthur Charles, o terceiro filho do casal William e Kate. Ele foi batizado na Capela do Palácio St. James no dia 09 de julho de 2018. Ele é o quinto na linha de sucessão ao trono.