Recursos Educacionais Abertos/Porque REA

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Recursos Educacionais Abertos
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Segundo Downes (2010) embora exista uma  diversidade de conteúdos similares na internet, os REAs diferenciam-se dos demais conteúdos da WEB por terem qualidade, são revistos, contém design educacional específico direcionado para a aprendizagem, necessitam de uma licença aberta por “Creative Commons” permitindo o acesso gratuito e utilização por todas as  pessoas.

Wikilivros mostra que existem muitas vantagens de utilizar REAs. Por exemplo: os "livros didáticos abertos (ou livres) podem constituir um meio de organizar anotações, tanto para alunos como para professores." Pode funcionar como um suplemento interativo, "mesmo que um livro didático aberto não esteja completo, pode-se encontrar valor nele.", é uma boa opção para um curso por ser um recurso gratuito, de fácil acesso, onde os estudantes são encorajados a alterar o seu conteúdo e os interesses comuns entre os colegas é uma fator positivo para edição de um REA.


Referências Bibliográficas

Downes, Stephen (2010). Agents Provocateurs. Stephen's Web. Disponível em:http://www.downes.ca/post/54026. Acesso: 28 de Outubro de 2019.

Wikilivros:Por que usar livros abertos? (2019). Disponível em: https://pt.wikibooks.org/wiki/Recursos_Educacionais_Abertos/Porque_REA?veaction=edit. Acesso em 24 de Novembro de 2019.