Psicologia/A psicologia como ciência/Métodos e técnicas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Em tese o método científico é comum a todas as disciplinas científicas e estas se distinguem por seus objetos específicos. Contudo, via de regra, distingue-se as ciências duras (hard-sciences) onde é possível realizar experimentos que comprovam hipótese das ciências naturais e humanas onde a realização de experimentos nem sempre é possível. Um dos principais formuladores das características desta disciplina que é a psicologia definia que as pesquisas nessa área do conhecimento distinguiam-se ao considerar esta uma ciência natural correlacionada à fisiologia, a psicologia experimental por excelência e/ou enquanto ciência humana relacionada com os estudos da sociedade, linguagem e cultura.

O verbete “psicologia” da Enciclopédia Britânica (Mirador, 1976) distingue 4 tipos de metodologia aplicadas ao desenvolvimento do conhecimento em psicologia:

  • Método Clínico
  • Método Comparativo
  • Método Etológico
  • Método Estatístico

Técnicas[editar | editar código-fonte]

O conjunto de técnicas que podem ser consideradas de desenvolvimento da psicologia varia em função das suas diversas áreas de aplicação. Basicamente a clínica, a escolar e a aplicada ao estudo do trabalho humano (industrial, da saúde do trabalhador, organizacional etc.)

Na área clínica verifica-se um conjunto de proposições de intervenção divididas por escolas e teorias paradigmáticas, contudo basicamente subdividem-se em dois tipos de intervenção:

  • Psicometria
  • Psicoterapia

Cada uma dessas áreas requer uma distinta combinação de métodos de pesquisa e articulação com outras disciplinas científicas. Por exemplo é muito difícil separar as contribuições da psicologia clínica das advindas da filosofia, psiquiatria e/ou neurologia e genética, ou mesmo pode ser dito em relação à psicofísica e fisiologia dos órgãos dos sentidos e sua articulação com o desenvolvimento da estatística.

Referências[editar | editar código-fonte]

Alexander, Franz G, Selesnick, Sheldon T. História da psiquiatria: uma avaliação do pensamento e da prática psiquiátrica desde os tempos primitivos até o presente. São Paulo : Ibrasa, 1968.

Mirador Enciclopédia Internacional, (verbete: Psicologia (Trad. Antônio Houaiss (Ed)) SP, Encyclopaedia Britannica do Brasil - Companhia Melhoramentos, 1976.