Polímero etileno tetrafluoretileno

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nuvola apps edu miscellaneous.png Esta página é um monomódulo, ou seja, não está inserida em nenhum livro e/ou não tem subpáginas.
Ajude o Wikilivros inserindo-a em um livro existente ou por criar.
Nomenclatura IUPAC : poli(1,1,2,2-tetrafluorbutano-1,4-diano)
Estrutura química etileno tetrafluoretileno

Introdução[editar | editar código-fonte]

O polímero etileno tetrafluoretileno (ETFE) é um material desenvolvido pela DuPont em meados da década de 70, utilizado basicamente na área eletrônica e de aviação. É um material envolvido em uma película transparente com alta resistência ao calor, por isso vêm sendo bastante utilizado na construção civil como uma alternativa para o vidro. Além disso, possui como características ser um material reciclável,condutor de eletricidade, leve e que suporte uma resistência mecânica elevada.

Propriedades[editar | editar código-fonte]

O ETFE é um material que pode suportar uma resistência superior a 400 vezes o seu próprio peso.

As resinas de ETFE são resistentes à luz ultravioleta. Um teste de intemperismo acelerado (comparável a 30 anos de exposição) quase não produziu sinais de deterioração do filme

O ETFE tem uma resistência à tração aproximada de 42 MPa (6100 psi), com uma faixa de temperatura de trabalho de -185°C a 150°C

Aplicações[editar | editar código-fonte]

A utilização desse filme vem sendo extensamente utilizada, com foco para arquitetura. Em arenas de futebol modernas, foi utilizado esse equipamento como alternativa na estrutura externa do estádio: utilizando colchões de ar do ETFE foi possível produzir imagens. Ademais, o material é muito apropriado para suportar condições climáticas extremas dentro do estádio, tendo em vista que a estrutura impede a passagem de ventilação oriunda de fora do estádio.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=449

http://projetoibraconutfpr.blogspot.com/2015/07/voce-sabia-o-vidro-do-futuro.html

https://www.chemours.com/Teflon_Industrial/en_US/tech_info/techinfo_compare.html

http://canteirodiobras.blogspot.com/2010/09/etfe-o-substituto-do-vidro.html