Nós matemáticos/Código de Gauss

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Nós matemáticos
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O código de Gauss, assim como a notação de Dowker, apresentada neste capítulo, representa um nó como uma sequência de inteiros, porém no código de Gauss, os cruzamentos são numerados com somente um número, ao invés de dois da notação de Dowker. Quando o há um sobrecruzamento, um número positivo é listado e quando há um subcruzamento, um número negativo é listado. Por exemplo, o nó de trevo tem um código de Gauss da forma , , , , , .

O código de Gauss é limitado em sua habilidade de identificar nós por alguns problemas, como a arbitrariedade do ponto de partida da numeração, o sentido da numeração (também presente na notação de Dowker) além de ser incapaz de indicar a destreza de cada cruzamento, o que é necessário para distinguir um nó e seu nó espelhado.

Para contornar esse problema, existe o código de Gauss estendido, onde o sinal na primeira instância dos números representa o sobre ou subcruzamento e o sinal da segunda instância é escolhido para representar a destreza desse cruzamento.