MonetDB

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nuvola apps edu miscellaneous.png Esta página é um monomódulo, ou seja, não está inserida em nenhum livro e/ou não tem subpáginas.
Ajude o Wikilivros inserindo-a em um livro existente ou por criar.

Banco de Dados MonetDB

O MonetDB é um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) Orientado a Coluna.

A criação do MonetDB teve por motivação, trabalhar com grandes quantidades e em grandes bases de dados que são muito comuns em aplicações de Data Mining e Datawarehouse, e no entanto possuir uma performance crítica.

Uma das principais motivações de criar a arquitetura do MonetDB foi obter as respostas para a seguinte pergunta : “ Como obter uma boa performance em memórias e processadores m odernos em aplicações que utilizam grandes volumes de dados? ”.

Para responder à esta pergunta, foi desenvolvida a arquitetura do MonetDB, para uso em cada caso específico, ou seja, há algumas variações para um determinado ambiente , de acordo com MonetDB(2011) . Segue abaixo as variações :


  • MonetDB/XQuery : Solução de banco de dados para uso de XML ;
  • MonetDB Server : Solução de Servidor de bancos de dados MonetDB;
  • MonetDB/ X100 : Solução recomendada para aplicações de OLAP;
  • MonetDB/GIS : Solução de bancos de dados geográficos;
  • MonetDB/ SQL : Solução de banco de dados relacional;

Graças à essas variações que o MonetDB possui, este é utilizado com sucesso em aplicações de Data Mining, Data Warehouse , XML Query , Multimídia e entre outros, que requerem grande processamento de dados.

Características

MonetDB possui diversas características, que o fazem deste um banco muito utilizado em aplicações que requer performance. Podemos citar algumas das mais importantes :

Independência de Front-End : podem definir que Front-End é a aplicação que irá buscar informações na base de dados. Esta característica provê o uso de diversas linguagens de consulta/manipulação de dados, onde podem se utilizados a linguagem SQL(Structured Query Language), XQuery( linguagem para consulta de dados no XML) e até mesmo as linguagens próprias do MonetDB .

Orientado a colunas : É um dos bancos de dados orientado a coluna. No entanto, esta forma de armazenamento tem como suas principais vantagens diminuir a quantidade de I/O , que é a entrada/saída de dados durante as operações nas bases.

Binary Association Tables : para a forma de armazenamento de dados do mesmo, no qual este utiliza uma estrutura chamada Binary Association Tables (BATs). Uma BAT é uma estrutura que contém um mapeamento de uma determinada coluna no banco de dados. Ou seja, uma BAT em separado é usado para cada coluna existente na base de dados, assim se obtem performance nas consultas de grandes quantidades.

MonetDB / SQL

Esta solução é a que mais se aproxima dos bancos de dados relacionais, no fato que se ambos a linguagem SQL para manipular dados de forma geral . Segundo MonetDB(2011), SQL é a linguagem para aplicações de banco de dados. MonetDB/SQL é uma solução completa para a implementação do SQL, no qual suporta padrões do SQL como o SQL-99 e SQL-2003.