Saltar para o conteúdo

Mistérios do Egito Antigo para curiosos/Tao II

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Será verdade a lenda dos hipopótamos?

[editar | editar código-fonte]

Houve uma época no antigo Egito, que um outro povo invadiu e governou o país. Esse povo foi chamado de Hicsos.

Escaravelho com o nome de Apófis.

O governo do Egito estava uma bagunça, enfraquecido, havia reis na cidade de Tebas e esse povo estrangeiro, que já tinha muitos membros vivendo no Baixo Egito, se fortaleceu e começou a formar um governo.

Hicso, na verdade, era o nome pelo qual era chamado o rei desse povo, mas, na História todo o povo ficou conhecido como Hicsos.

Eles possuíam armaduras, cimitarras e usavam carros de guerra puxados por cavalos (os egípcios nem conheciam os cavalos nessa época). Assim, os egípcios foram, quietinhos, aprendendo muitas coisas com esse povo estrangeiro, mas, ninguém gosta de ver seu país invadido não é? Ninguém quer ser governado por estrangeiros.

Assim sendo, na cidade de Tebas se formou um governo paralelo, de egípcios, que se preparava para lutar contra os estrangeiros. O 14º rei dessa dinastia egípcia, chamado Tao II (Sekenenre) é o personagem principal dessa lenda.

Hipopótamos.

Quem governava o Egito pelos estrangeiros era o Hicso Apófis, na cidade de Avaris. E assim, um dia ele mandou uma mensagem para o rei Tao II, dizendo que os hipopótamos do lago sagrado de Tebas não o deixavam dormir por causa dos seus roncos.

Ora essa! Tao II ficou furioso porque os hipopótamos estavam a 640 quilômetros de onde Apófis vivia. E por causa disso, ele partiu para a guerra contra os estrangeiros.

Onde está o mistério?

[editar | editar código-fonte]

Bem, será que a lenda pode ser verdade? Afinal, os hipopótamos viviam num lago sagrado! Pode ser apenas imaginação, mas de onde surgiu essa lenda?

Quem seria esse povo, que sempre foi chamado de hicsos? Seriam beduínos, vindos do deserto? De onde teriam vindo para se estabelecer no Egito?

Adaga de bronze do faraó Amósis I.

Tao II morreu no primeiro ano da luta contra Apófis, mas seu filho Kamose liderando o exército, venceu os estrangeiros e depois de sua morte, seu irmão, já faraó, Amósis (Ahmose) acabou de expulsá-los. Depois disso não há mais registros que falem em Hicso. O que será que aconteceu com eles?