Saltar para o conteúdo

Mecânica dos fluidos/Válvulas rotativas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Válvula esfera

[editar | editar código-fonte]

Nas válvulas esfera, o obturador é uma esfera com um orifício no meio. Girando-se o obturador, muda a área do orifício apresentada ao fluxo. Esse tipo de válvula é aquele utilizado em torneiras residenciais e industriais.


Apesar de não oferecer muita precisão, ela pode ser usada como válvula de controle; a geometria do bojo e do orifício pode ser projetada de forma a prover uma resposta melhor para esse tipo aplicação. A válvula esfera também pode ser construída com um orifício de forma especial (em 'T' ou em 'L'), de forma a trabalhar como válvula desviadora.

A válvula esfera é bastante durável, barata, leve e não apresenta problemas de vedação. Sua manutenção é fácil e apresentam ainda faixas de trabalho elevadas tanto com relação à pressão quanto com relação à temperatura, à vazão e ao diâmetro do duto. Além disso, apresenta pequena perda de carga quando totalmente aberta.

Posições possíveis em uma válvula esfera com orifício em 'L' e em 'T'.

Válvula borboleta

[editar | editar código-fonte]
Válvula borboleta.

Nas válvulas borboleta, o obturador é um disco que gira em torno de uma haste perpendicular ao eixo do duto, variando a área do apresentada ao escoamento. Um anel (gaxeta) de vedação é colocado na posição onde o disco tampa completamente o fluxo. Esse tipo de válvula é mais adequado ao uso como válvula de controle do que o anterior.

A válvula borboleta é bastante barata, leve e de fácil manutenção. Entretanto, apresenta maior perda de carga quando totalmente aberta. A vedação pode apresentar problemas quando a pressão é elevada, exigindo-se o emprego de materiais especiais para a gaxeta.