Matemática para concursos/Juros simples

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Juros = (Capital . i(taxa) . Tempo) / 100

Usa-se para esta fórmula sempre a taxa em porcentagem. Caso venha em decimal, deve-se desprezar a divisão por 100 na fórmula ao invés de multiplicar a taxa por 100 para depois dividir novamente por cem.

Montante = Juros + Capital

Para resolver questões que forneçam o montante e peça o capital ou o juros é em grande parte necessário necessário saber:

x/n1 = y/n2 = x+y/n1+n2

Geralmente nas provas depois de aplicar a fórmula J=CiT/100 encontrará Juros/número1 = Capital/número2 com a prova fornecendo o montante e pedindo o capital ou o juros. Nesse caso, bastará saber que J/n1 = C/n2 = M/n1+n2 e assim achar o que pedirem. Por exemplo, encontra-se a partir dos conhecimentos já fornecidos J/30 = C/60 = M/90. Nessa situação a prova informaria que o montante é 180. Bastaria calcular e responder 180 caso pedisse o capital.

Cuidado com uma outra pegadinha muito usado atualmente em provas de concursos. Eles informam que o juros está para o capital na proporção que 3 está para 4, fornecendo entre outros dados um capital ou juros de 986.453.453.545. Muitos podem pensar que a prova está com carta marcada, mas não. Se isso acontecer, esqueça o alto valor e apenas adapte um pouco a fórmula para J/C = i.T /100, substituindo J/C por 3/4 = i.T /100. Obviamente entre os outros dados estará ou a taxa ou o tempo.