Mate/Benefícios para a saúde

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Erva-mate: um poderoso remédio contra a depressão
A erva-mate pode auxiliar nas dietas de redução de peso

A erva-mate possui uma grande quantidade de cafeína, sendo por isso um ótimo estimulante. Combate a depressão. Diminui, ainda, os triglicerídeos no sangue, ajudando nas dietas de redução de peso e na prevenção de doenças cardíacas[1][2]. Também possui quantidades apreciáveis de vitaminas A, B, C, D e E, de sais minerais como cálcio, magnésio, sódio, ferro e flúor e de substâncias antioxidantes, como compostos fenólicos e ácido clorogênico. Essa propriedade antioxidante retarda o envelhecimento do organismo e diminui a probabilidade de câncer. A erva-mate diminui as taxas de mau colesterol e aumenta as de bom colesterol. Pesquisa da Universidade de São Paulo indica que combate a aterosclerose[3]. A sua riqueza em vitamina E ajuda a regularizar as funções sexuais[4]. Pesquisas científicas preliminares indicam que o mate pode atuar na prevenção e como auxiliar no tratamento do mal de Parkinson[5].

Porém deve-se evitar seu consumo excessivo, pois o excesso de cafeína pode causar nervosismo, irritabilidade, insônia, gastrite[6] e dependência[7].

Recomenda-se seu consumo habitual, porém em quantidade moderada. Desta forma, seus benefícios para a saúde serão maximizados e seus efeitos negativos serão evitados.

O consumo exagerado de mate pode gerar irritabilidade

Estudos também relacionam o consumo de chimarrão com uma maior incidência de câncer de esôfago[8][9]. Porém estudos também indicam que essa maior incidência de câncer de esôfago entre os consumidores de chimarrão se deve à alta temperatura da bebida (aproximadamente setenta graus centígrados), que geraria microlesões na parede do esôfago e reações do organismo que causariam o câncer. Se a bebida for consumida a uma temperatura dez graus centígrados menor, no entanto, tal fato não ocorrerá, segundo as pesquisas[10].

Referências