Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn/Vista pontual do Estúdio Fotolabor. São Paulo-SP 2

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista pontual do Estúdio Fotolabor. São Paulo/SP (metadados).

Lista de marcas identificadas[editar | editar código-fonte]

  • Estúdio Fotolabor

Pesquisa sobre marcas[editar | editar código-fonte]

Estúdio Fotolabor[editar | editar código-fonte]

A empresa possuía o estúdio na Av. São João, e em 1960 abriu uma filial na Rua General Osório, cenário desta fotografia. A sua fundação foi feita em 1940, por Haberkorn e seu irmão Geraldo; em seus estúdios eles produziam fotocópias e atendiam empresas comerciais e industriais que encomendavam imagens para seus catálogos. Posteriormente eles começaram a desenvolver cartões-postais para as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, atendendo a demanda decorrente dos processos de industrialização. As temáticas concerniam em cenas urbanas, artistas, hotéis e estâncias. Entre muitos trabalhos, se destacam os atendimentos a Brinquedos Estrela, ao artista plástico Flávio de Carvalho e as obras para o Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Em 1990 Werner passou o comando da empresa para os seus funcionários. Em 2014, ocorreu uma exposição sobre o estúdio, na Caixa Cultural, que contava com fotografias, cartões-postais e papéis históricos da fundação, além de marcar o lançamento do livro “Fotolabor: a fotografia de Werner Haberkorn” em que registrava a história de São Paulo sob o olhar de Werner Haberkorn.

Referências
  1. SOBRE Werner Haberkorn. Disponível em: <http://www.fotolabor.com.br/Sobre.html>. Acesso em: 27 nov. 2018.
  2. WERNER HABERKORN E A FOTOLABOR. Disponível em: <http://novo.espacoliquido.com.br/portfolio/mostras-e-exposicoes/werner-haberkorn-e-fotolabor/>. Acesso em: 27 nov. 2018.

Comentários sobre a fotografia[editar | editar código-fonte]

Nesta fotografia, trata-se do local onde as imagens eram editadas e finalizadas, correspondendo a filial da Rua General Osório. Neste novo estabelecimento, era dado uma maior importância ao atendimento a grandes empresas.

O estúdio foi muito importante para vender as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro internacionalmente, evidenciando seus pontos turísticos, comerciais, das relações humanas e de divulgações de marcas e produtos, sendo agora referência para compreender a carga simbólica sob a ótica da fotografia nestas cidades.

Segundo o pesquisador e colecionador de cartões postais, Rubens Fernandes Júnior: " Werner Haberkorn utilizou a fotografia e o cartão-postal para mostrar sua afeição a cidade que o acolheu. Produziu um conjunto imagético sistemático, coeso e de incomensurável força documental que, sem dúvida, expressa uma bela e sincera homenagem a São Paulo".

Referências

  1. IMAGENS de São Paulo Fotolabor. 2014. Disponível em: <http://www.fotolabor.com.br/ImagensSP.html>. Acesso em: 27 nov. 2018.