Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn/Vista parcial do Vale do Anhangabaú. São Paulo-SP 42

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista parcial do Vale do Anhangabaú. São Paulo/SP (metadados).

Lista de marcas identificadas[editar | editar código-fonte]

  • Renner
  • Bellard
  • Pirelli
  • Goodyear
  • Gulf Gasolina

Pesquisa sobre marcas[editar | editar código-fonte]

Renner[editar | editar código-fonte]

Rede de lojas criada em 1922 como parte integrante do grupo A. J. Renner no bairro Navegantes em Porto Alegre (RS). Em 1965 Lojas Renner desvinculou-se do grupo fundado por Antônio Jacob Renner. Em 1991, quase à beira da falência, nesse ano a empresa passou a ser capitaneada pelo administrador de empresas gaúcho José Galló. Em 1998 foi comprada pela varejista americana J.C.Penney.

Referências

https://origemdasmarcas.blogspot.com

https://www.lojasrennersa.com.br/pt_br/institucional/sobre-lojasrenner-sa

Bellard[editar | editar código-fonte]

Era uma destilaria que se declarava como a “alma dos bons coctails”, produzia: licores, vinhos, conhaques e gins secos.

Referências

Correio paulistano (SP)- 1930 a 1939. http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=090972_08&pagfis=19083&url=http://memoria.bn.br/docreader#

Pirelli[editar | editar código-fonte]

Fundada em Milão, na Itália, por Giovanni Pirelli (1848-1932), como uma sociedade limitada que produzia artigos de borracha elástica. A empresa chegou ao Brasil em 1929, quando comprou uma pequena empresa de condutores elétricos em Santo André (SP). Mais tarde ficou mais conhecida como fabricante de pneus.

Referências

https://origemdasmarcas.blogspot.com

https://corporate.pirelli.com/corporate/en-ww/aboutus/history

Goodyear[editar | editar código-fonte]

Em 1834 Charles Goodyear teve a ideia de substituir o modelo de Dunlop, por outro com duas partes: um tubo interior e uma cobertura. Deve-se a ele a descoberta do processo de vulcanização, pelo qual a borracha adquire durabilidade e elasticidade.

A Goodyear Tire & Rubber Company foi fundada em 1898 por Frank Seiberling em Akron, Ohio.

No Brasil, a Goodyear abriu sua primeira fábrica de pneus em 1939, no bairro Belenzinho, na cidade de São Paulo.

Referências

https://origemdasmarcas.blogspot.com/2011/10/goodyear.html

https://corporate.goodyear.com/en-US/about/history.html

Gulf[editar | editar código-fonte]

Em 1901, a associação de um grupo de empreendedores, técnicos e financiadores realizou a primeira descoberta de petróleo em grande volume da história. O poço de Spindletop, no Texas jorrou às 10:30 da manhã do dia 10 de janeiro de 1901 dando início a uma produção de 100 mil barris de petróleo por dia e marcando o início da Idade do Petróleo e consolidando a formação daquela que viria a ser uma das chamadas “Sete Irmãs” do petróleo mundial: a Gulf Oil Corporation.

A empresa esteve presente no mercado brasileiro entre 1936 e 1959, chegando o ter 400 postos bandeirados no Brasil, concentrando suas atividades nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Em 1959, quando a empresa decidiu se retirar do Brasil, seus ativos no Brasil foram adquiridos pela Ipiranga.

Referências

http://www.gulfdobrasil.com.br/conheca

Comentários sobre a fotografia[editar | editar código-fonte]

Traços marcantes da obra de Haberkorn podem ser percebidos nesta foto. O destaque para a arquitetura verticalizada, os carros em movimento e as ruas espaçadas são características de suas fotografias, representando o interesse do fotógrafo em mostrar as cidades de São Paulo no processo de modernização do século XIX, decorrência da expansão da economia cafeeira.

Na imagem a escolha por tons escuros, pouca luz e período do dia com menos sol, tem a função de evidenciar as luzes da cidade produzidas nos postes de luzes e lâmpadas nos outdoors, túneis, carros e prédios.