Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn/Praça João Mendes - S. Paulo Fotolabor 93., Acervo do Museu Paulista da USP (cropped)

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Praça João Mendes - S. Paulo Fotolabor 93 (metadados).

Lista de marcas identificadas[editar | editar código-fonte]

  • Marcel Kahn
  • Continental Pneus

Pesquisa sobre marcas[editar | editar código-fonte]

Marcel Kahn[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1942, por Camilo Monte Santo, a Casa Marcel Kahn foi uma das mais importantes fornituras (loja especializada em vender peças de relógios nacionais e importados) do centro de São Paulo. Localizada na Rua Onze de agosto - Sé, no Palacete Santa Elza, o relógio antigo na fachada tornou-se um símbolo do edifício, quando questionado sobre o relógio, Camilo respondeu “o relógio está aí desde 1935 e ficou parado por mais de 20 anos. Foi restaurada em 2002. Tinha o mecanismo desgastado e agora funciona com uma espécie de cérebro eletrônico... Antes, o relógio ficava na altura da rua. Em 1965, foi mudado para perto da janela do primeiro andar porque havia risco de ser vandalizado ali embaixo...”.

Referências

http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao-paulo/verbetes/palacete-santa-elza.html

http://www.atitudebrasil.com/capital/wp-content/themes/autofocus/img/CapitalNet1.pdf

Continental Pneus[editar | editar código-fonte]

A Continental foi criada em Hanôver, em 1871. Foi lá que os nossos antecessores fabricaram o primeiro pneu de ciclo pneumático e o primeiro pneu com banda de rodagem para carros. Começando com essas inovações, a Continental se torna líder na fabricação de pneus.

Além dos pneus, outros produtos também se somam à reputação da empresa. Quando o primeiro dirigível alemão levanta vôo, em julho de 1900 é um material complexo da Continental que veda as células de gás do balão. Novos amortecedores feitos de um composto de borracha/metal absorvem os choques, fazendo com que dirigir seja tanto seguro quanto confortável. Correias de transmissão de força fornecem uma transmissão de força segura em motores cada vez mais poderosos.

Os sistemas de suspensão pneumática dão aos veículos comerciais e ferroviários uma viagem sem vibração, enquanto outros sistemas de serviço nos carros e máquinas fluem através de linhas de mangueiras da Continental. A empresa também é ativa no setor de mineração: as correias transportadoras com cabos de aço revolucionam o transporte de material na mineração.

O sucesso de todos estes produtos leva à criação de um grupo específico, em 1991, denominado ContiTech.

Em 2004 a ContiTech AG cresceu e se tornou a maior fabricante mundial no setor de borracha "non- tyre".

Em 2008 o carro do futuro opera com o sistema de interior, suspensão, mangueiras e peças de controle de vibração ContiTech. Soluções que garantiram uma mobilidade sustentável.

A Continental completou a aquisição da empresa americana de borracha Veyance Technologies Inc., em Fairlawn, Ohio, em 30 de janeiro de 2015. Com a aquisição mais importante da história recente da companhia, o fornecedor automotivo internacional, fabricante de pneus e parceiro industrial está fortalecendo seu negócio industrial ao redor do mundo.

Referências

https://www.continental-pneus.pt/pesados/company/businessunit/history2

https://pt.wikipedia.org/wiki/Continental_AG

https://www.continental-corporation.com/pt-pt/empresa/hist%C3%B3ria

https://www.contitech.com.br/pages/contitech/history/history_pt.html

Comentários sobre a fotografia[editar | editar código-fonte]

A Praça Doutor João Mendes é uma praça localizada no centro do município de São Paulo, cujo nome é uma homenagem ao jurista João Mendes de Almeida. Ao escolher esse local para retratar a cidade, Werner Haberkorn, tem o intuito de retratar a São Paulo moderna e em constante desenvolvimento. O centro era também reconhecido por ser o "coração" da cidade, local de transações, concentração de comércio o que captava exatamente o que Haberkorn queria retratar, o desenvolvimento da cidade de São Paulo. Ao analisarmos a foto podemos destacar o desenvolvimento dos meios de transporte da cidade, novas vias asfaltadas, tráfego intenso de carros e a presença de uma estação de bonde. O intenso fluxo de pessoas e a presença de fachadas de lojas, grandes propagandas em outdoors, prédios, representavam o bom momento econômico que a cidade vivia.