Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn/Parcial Anhangabaú - São Paulo - Brasil 3

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Parcial Anhangabaú - São Paulo - Brasil (metadados).

Lista de marcas identificadas[editar | editar código-fonte]

  • Philips
  • Cosmopolita
  • CICA
  • Extrato de Tomate de Peixe

Pesquisa sobre marcas[editar | editar código-fonte]

Philips[editar | editar código-fonte]

A empresa foi fundada em 15 de Maio de 1891 pelo Holandês Gerard Philips com ajuda de seu pai Benjamin Frederik David. Inicialmente, a empresa tinha o nome Philips & Company e sua sede era em Eindhoven. Tinha como foco da sua produção luzes incandescentes de carbono entre outros produtos elétricos. Após alguns anos, com a consolidação da Philips no mercado, a empresa notou que já estava na hora de haver uma expansão em varias áreas, já que outras empresas de iluminação estavam sendo criadas.

A companhia iniciou seu trabalho em outras com a patente nas áreas hospitalares com o desenvolvimento de Raio-X e na recepção de radio. Apenas no ano de 1925, a Philips entrou na área de criação de televisores. Dois anos depois, começou a produção de rádios e atingiu a marca de 1.000.000 de unidades vendidas em poucos anos.

Como nome consolidado no mercado, a Philips expandiu suas vertentes para outras áreas, criando seu primeiro barbeador no ano de 1939 e revolucionando totalmente o ramo ao criar um aparelho com a cabeça rotativa, usados até os dias atuais.

Sempre com ideias inovadoras, a Philips foi uma das principais empresas responsáveis pelo desenvolvimento da televisão, ao revolucionar a gravação, transmissão e reprodução dos programas. Com o aperfeiçoamento das câmeras que já continham uma aparelhagem de áudio conjunta, fazendo com que a produção dos programas e suas gravações se tornassem mais rápidas no final dos anos 60.

No ano de 2014, a empresa vendeu três, dos seus principais polos o de áudio, vídeo e de iluminação, que foi o polo onde a empresa começou. Com isso, a empresa pretende focar no ramo hospitalar e de bem-estar.

Referências
https://www.philips.com.br/a-w/about-philips/perfil-da-empresa.html
https://www.tecmundo.com.br/mercado/125514-historia-philips-rainha-midias-video.htm

Cosmopolita[editar | editar código-fonte]

A Cosmopolita era conhecida pelos seus eletrodomésticos. A empresa produzia todo tipo de aparelho como fogões, utensílios de cozinha, máquina de lavar, aquecedor de água, entre outros. Sua principal fabricante de materiais era a Metalúrgica Paulista S.A, localizada em São Paulo.

A marca tinha vários slogans que estavam sempre sendo passados nos rádios, como “Cosmopolita, o fogão que te ajuda a cozinhar bem” e “Balança é Cosmopolita”.

A Cosmopolita encerrou as suas produções. Atualmente, são vendidos seus produtos em lojas autorizadas, assim como sua assistência técnica.

Referências

http://memoria.bn.br/docreader/WebIndex/WIPagina/089842_07/60054/

CICA[editar | editar código-fonte]

A marca CICA (COMPANHIA INDUSTRIAL DE CONSERVAS ALIMENTÍCIAS) foi fundada no ano de 1941, na cidade de Jundiai,interior de São Paulo. Após uma junção de quatro famílias muito influentes no ramo industrial,de importação e comercio de produtos europeus, as famílias eram Bonfiglioli, Messina, Guerrazzi e Guzzo.

Seu produto com mais fama e renome no mercado era o extrato de tomate Elefante, que no inicio da empresa era seu único produto. Em 1942, ampliou sua lista de produtos. Aumentando suas reservas para além do extrato de tomate, adicionando ao seu catálogo, frutas em conserva, azeitonas, geleias, ketchup, mostardas, entre outros.

A empresa CICA foi foi fechada no ano de 1992 e no ano seguinte foi comprada pela Arisco.

Referências

http://jundiagora.com.br/cica-marcou/

https://peduardo1949.wordpress.com/2013/04/29/a-industria-brasileira-cica/

Extrato de Tomate de Peixe[editar | editar código-fonte]

Fundada no ano de 1916, em Pernambuco, como Carlos de Britto & Cia, a empresa posteriormente alterou seu nome para Peixe. Seu início foi baseado na produção manufaturada principalmente de goiabada. Com o sucesso de vendas, a Peixe decidiu ampliar a sua produção, tanto em variedade quanto em quantidade. Ainda com a diversificação do leque de produtos de empresa, a goiabada seguiu sendo a mais consumida.

Em 1998, a Peixe foi vendida à Bombril.

Referências

https://ephemerajpp.com/2009/08/09/publicidade-goiabada-marca-peixe/

Comentários sobre a fotografia[editar | editar código-fonte]

Werner Haberkorn é um fotógrafo e empresário alemão naturalizado brasileiro. No ano de 1940, fundou a Fotolabor, renomada empresa de cartões postais do estado paulista. Grande parte do seu trabalho está situada entre as décadas de 1940 e 1950, período contemporâneo a tônica verticalização da capital paulista. Em sua primeira viagem ao Brasil, Haberkorn veio a trabalho a fim de registrar e documentar as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Devido a ascensão do nazismo na Alemanha, se mudou para cá e aqui ficou.

As imagens podem ser pensadas e/ou planejadas, mas não deixam de ser um organismo vivo que evolui com o tempo, assim como uma grande metrópole como São Paulo. Haberkorn foi o responsável pelo registro dessa evolução. Ele entendia que o planejamento da imagem era necessário, mas era preciso deixar esta fluir. A foto não deve ficar estagnada ao momento do seu clique.

Característica marcante no trabalho do fotógrafo, o contraste de escalas se faz presente neste retrato do Vale Do Anhangabaú. A fim de demonstrar a dimensão que a cidade está tomando, Haberkorn fotografa os vultuosos prédios do centro da capital e, para passar uma impressão de imponência ainda maior, captura um homem sentado num banco. Ao fazer isto, mostra a proporção da cidade perante ao homem e como essa não difere tanto das capitais europeias.

Outro contraste que pode ser notado está entre o urbano e o natural. A fotografia abrange prédios modernos sem excluir grandes palmeiras que cerceiam o lago.

Referências

http://novo.espacoliquido.com.br/portfolio/publicacoes/fotolabor-fotografia-de-werner-habekorn/