Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn/Anhangabaú - São Paulo - Brasil

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Anhangabaú - São Paulo - Brasil (metadados).

Lista de marcas identificadas[editar | editar código-fonte]

  • Biscoitos Duchen
  • Companhia Paulista de Seguros
  • Extrato de tomate CICA (Elefante)
  • Goomtex

Pesquisa sobre marcas[editar | editar código-fonte]

Biscoitos Duchen[editar | editar código-fonte]

Marca de biscoitos fundada em 1903, com sua sede no bairro da Mooca em São Paulo.

A empresa foi um destaque no mercado de biscoitos, com suas marcas Kid Lat, Specialat e Duchen, a empresa também teve duas de suas fabricas projetadas por Oscar Niemeyer, sendo os dois unicos projetos industrias de Niemeyer em todo mundo.

Hoje em dia a marca Duchen pertence à Parmlat.

Referencias
www.saopauloantiga.com.br
https://origemdasmarcas.blogspot.com
netleland.net

Companhia Paulista de Seguros[editar | editar código-fonte]

Companhia de seguros, foi fundida com a Liberty seguros empresa norte americana, em 1906.

Referências
www.libertyseguros.com.br

Extrato de tomate CICA (Elefante)[editar | editar código-fonte]

Marca de extrato de tomate da década de 60. A Elefante foi um dos produtos de maior prestigio da marca CICA ( companhia industrial conservas alimentícias),uma das maiores industrias da America Latina, fundada em 1941 por imigrantes Italianos, a marca foi comprada em 2000 pela empresa Bestfoods, que hoje em dia faz parte do grupo Unilever. O seu extrato de tomate sempre foi o produto de destaque da maraca, representado pelo personagem Jotalhão criado por Maurício De Souza, o produto ainda é produzido e comercializado até hoje.

Referências

https://www.propagandashistoricas.com.br

Goomtex[editar | editar código-fonte]

Marca de capa de chuva e abrigos, foi criada pelo ucrâniano David Zeiger e sua familia , que vieram para São Paulo no inicio da década de 1920.

Na década de 60 a marca foi fundida a empresa Pullsport, também criada por David Zeiger.

Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/David_Zeiger

Comentários sobre a fotográfia.[editar | editar código-fonte]

A ideia principal do alemão Werner Haberkorn, era fazer fotos da cidade de São Paulo com intuito de vender a cidade como uma grande metrópole desenvolvida.

As fotos foram tiradas por volta de 1940 e 1950, época em que a região sudoeste do pais (principalmente a cidade de São Paulo) , passava por um processo de urbanização e desenvolvimento. Na imagem é retratado o Vale Do Anhangabaú, lugar de grande movimentação da época, localizado no centro antigo e histórico de São paulo, onde é repleto de elementos e características urbanas ideais que o artista utilizou para construir a imagem de acordo com sua ideia inicial, a verticalização focando nos arranha céus, movimento representado pelos carros que estão circulando as vias, horizontalização mostrando a ponte que cruza o Vale, efeitos de luz e sombra para dar amplitude e contraste à fotografia, captação de pessoas vistas de cimas fazendo com que elas fiquem pequenas perante aos grandes prédios, dando uma impressão de que eles são maiores ainda maiores ainda, tudo isso fez com que o local se torna-se ideal para que Haberkorn, eterniza-se este momento em seu click.