Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn/Anhangabaú

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Anhangabaú - São Paulo - Brasil (metadados).

Lista de marcas identificadas[editar | editar código-fonte]

  • CICA
  • Extrato de tomate Peixe
  • ESSO

sobre marcas[editar | editar código-fonte]

CICA[editar | editar código-fonte]

A marca foi fundada em 1941, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, através da sociedade entre o banqueiro Alberto Bonfiglioli com as famílias Messina, Guerrazi, Guzzo e outras. CICA, significa Companhia Industrial de Conservas Alimentícias, ela já foi a Maior multiprodutora agrícola brasileira, um de seus produtos mais populares foram os atomatados da marca Elefante, que atualmente continua a ser produzido no Brasil, mas pela marca Cargill. O slogan da empresa marcou gerações, "Se a marca é CICA bons produtos indica". No ano de 1993, a empresa foi comprada pela marca Arisco, que atualmente está incorporada à Unilever.

Em 1998, foi fechada a fábrica original de Jundiaí, atualmente em parte da antiga fabrica funciona uma loja de matérias de construção. A marca CICA saiu do mercado, no ano de 2003, no entanto ainda é possível encontrar no supermercado polpa de Tomate Pomodoro, com a marca CICA. Atualmente se encontra nos produtos da marca o selo da Cargill, empresa com sede no estado de Minnesota, EUA, multinacional que atua na área de produção e processamento de alimentos. O Jotalhão foi um simbolo importante para campanha publicitaria da marca, o elefante é uma homenagem da família Messina, para sua terra de origem, na praça principal de Catania, capital da Sicília.

Referências

1. http://www.congressotomate.com.br/2011/palestras/Tomaticultura-industrial-no-cerrado-25-anos.pdf

2. Coleção Folha fotos antigas do Brasil - volume 10 - A Indústria

3. Revista Exame - 06.01.1993 e 17.03.1993 - partes

4. https://www.unilever.com.br/brands/our-brands/knorr.html

ESSO[editar | editar código-fonte]

A empresa se originou nos Estados Unidos, em 1911.Seu criador foi a Standard Oil of New Jersey e seus principais produtos eram Gasolina, óleos, lubrificantes e postos de serviço. A empresa veio para o Brasil, no ano de 1912, com a autorização do Presidente Hermes da Fonseca. A Esso foi a primeira empresa a patrocinar um programa jornalístico no país, Repórter Esso. Isso deu abertura para que ela fosse uma empresa pioneira em publicidade no Brasil, ela teve como mascotes os ‘gotinhas’. No ano de 1955 a empresa criou o Prêmio Esso de Jornalismo, para premiar os melhores trabalhos jornalísticos do ano.

Com o forte crescimento da empresa nos EUA e fora dele, sua rede de produção e distribuição só foram interrompidos pelas duas grandes Gurras Mundiais, onde muitas de suas instalações principalmente na Europa foram destruídas. Atualmente a empresa não atua mais no Brasil, no ano de 2011 informou que em 3 anos não atuaria mais no país, e seus postos passaram a usar a bandeira da Shell. A decisão de acabar com a marca centenária no País foi tomada pela Raízen, resultado da união, no ano de 2010, da filial local da anglo-holandesa Shell com a Cosan, do empresário Rubens Ometto, dona de uma receita anual de R$ 50 bilhões na data. Ela havia chegado no país, no ano de 1912 e foi de grande importância para o processo industrial brasileiro no anos 20.

Referências

1. http://www.esso.com.br/Brazil-Portuguese/PA/Operations/BR_OP_History_Esso.asp

2. https://exame.abril.com.br/marketing/esso-deixa-mercado-depois-de-99-anos/

3. https://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20121003/fim-marca-esso/944.shtml

Extrato de tomate Peixe[editar | editar código-fonte]

O extrato de tomate da marca Peixe é um produto tradicional das Indústrias Aliementícias Carlos de Britto S.A (fábricas Peixe),fundada em 1898 no município de Pesqueira, foi a primeira unidade industrial instalada no Nordeste. No ano de 1904 mecanizou sua produção comprando tachos a vapor de fabricação inglesa, na época contratou dezenas de funcionários. A marca vendia produtos enlatados e em conserva, além de seu grande sucesso o Extrato de tomate, como por exemplo: ervilha, palmito, goiabada, picles, entre outros.

Entre a década de 40 e 50, a marca entrou em decadência, sendo no ano de 98 comprada pelo Grupo Bombril-Círio em uma tentativa de recuperação, mas no mesmo ano a marca foi fechada e todos funcionários demitidos. Sua melhor fase foi entre os anos de 1910 á 1930, sendo responsável por trazer prosperidade ao Município de Pesqueira que chegou a ter aeroporto nacional, jóquei clube, revendedora de automóvel Ford e cinco jornais semanais.

Referências
  1. https://www.pe-az.com.br/editorias/economia/343-fabrica-peixe

Comentários sobre a fotografia[editar | editar código-fonte]

A foto retrata o centro histórico da cidade de São Paulo entre as décadas de 40 e 50, época em que ocorreu expansão populacional e industrial na capital paulista transformando ela em uma metrópole o que pode ser notado com a quantidade de letreiros na imagem. A verticalização que ocorria é notória, e se faz presente em toda a representação com prédios enormes e até mesmo as palmeiras, que ajudam a enfatizar o fenômeno, tal fenômeno consistiria em cada vez mais a cidade crescer para cima devido a expansão populacional já mencionada.

Toda imagem deseja nos transmitir algo como afirmado no livro "Como pensam as imagens", do autor Etienne Samain, esta imagem busca passar a sensação de progresso, avanço e inovação, pois a foto foi tirada para ser um cartão postal da cidade. Nos dias atuais ao olha para imagem ela transmite nostalgia de uma época cheia de graça e "Glamour" de uma época dourada para São Paulo.