Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Vida atual e Relatórios

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Voltar para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Exames/Continuação


Vida atual[editar | editar código-fonte]

Durante a execução da avaliação física, o sistema pode pré-agendar a data da reavaliação. A partir da data prevista das reavaliações, o sistema estima o número de avaliações futuras a serem realizadas. Caso uma avaliação prevista não seja realizada, o sistema coloca o avaliado em uma lista de pessoas com a avaliação atrasada e caso esse atraso supere o limite de tolerância que você definiu nas configurações do sistema, a pessoa vai para a lista de avaliações não realizadas (vencidas). Esse recurso permite criar um histórico muito prático que lhe fornece informações preciosas, tais como sazonalidade, percentual de pessoas que realizam as reavaliações no prazo, fora do prazo ou não fazem reavaliações. Além disso, você pode acessar as listas de pessoas com avaliações previstas, em atraso ou vencidas de forma simplificada, possibilitando, por exemplo, a adoção de estratégias de marketing como o telemarketing. O Vida atual abre automaticamente cada vez que você abrir o sistema, caso opte por isso marcando a opção correspondente. Parar acessar o Vida atual, manualmente, acesse o menu Janela/Vida Atual.

Vida Atual

O Vida atual permite que você visualize o número de avaliações realizadas ou não realizadas de cada mês. Você pode mudar o mês que está sendo visualizado a partir dos botões correspondentes. Passe o mouse sobre cada um dos números presentes nos grupos de informações do mês anterior, atual e próximo e uma mensagem será exibida explicando o significado de cada um desses números. Clique em cada um desses números para obter a lista das pessoas que compõe o número. Exemplo: Clicando em “A vencer” você terá a lista de pessoas com avaliações previstas para o mês que ainda não foram realizadas, o que possibilitaria, dentre outras ações, embasar sua equipe de telemarketing.


Relatórios[editar | editar código-fonte]

O potencial de um sistema de informações (software) é gigantesco, não somente para lhe auxiliar em processos operacionais comuns. O Sistema Vida conta com inovadores relatórios que podem ser utilizados para lhe auxiliar em estratégias de marketing, pesquisas científicas, nas tomadas de decisões e muito mais.


Avaliações no período[editar | editar código-fonte]

O relatório de avaliações no período mostra quantas avaliações foram realizadas por cada profissional em um período de tempo específico. Esse recurso é muito utilizado para avaliar a produtividade dos avaliadores e auxiliar em processos como o comissionamento destes profissionais.

Para acessar o relatório de Avaliações no período, acesse o menu Relatórios/Avaliações no período. Informe a data inicial e a final que compõem o período a ser pesquisado e clique no botão OK.


Estatística população x amostra[editar | editar código-fonte]

Praticamente qualquer dado armazenado no sistema pode ser utilizado para retirada de relatórios. Você pode definir uma população (público) qualquer e fazer pesquisas nesta população, pesquisas estas que vão desde uma pesquisa de opinião, que pode ser adicionada no cadastro de questionários, até conhecer qual o perfil de composição corporal e de condicionamento físico de seu público. Estes números poderiam, por exemplo, embasar a tomada de decisão de uma academia onde maiores investimentos de ergometria poderiam ser realizados em detrimento a investimentos em musculação, a partir da comprovação da real necessidade de melhorias na ergometria através da análise do condicionamento físico geral dos alunos. Outro exemplo de uso desses relatórios é verificar quais são as pessoas que tem interesse em malhar em um novo horário, das 22 às 24 horas, por exemplo. Assim, sua equipe de venda poderá focar seus esforços neste público economizando recursos em estratégias de marketing direcionadas.

Para acessar os relatórios Estatísticos, acesse o menu Relatórios/Estatística População X Amostra. Será exibida a tela de apresentação clique no botão Próximo para exibir a tela de seleção de parâmetros.

Pesquisa População x Amostra

(a) Tela de abertura do relatório estatístico. Clique no botão Próximo para exibir a tela de parâmetros. (b) Tela de Parâmetros. Nesta tela existem duas tabelas a tabela de População e outra de Amostra. Clicando no botão Parâmetros presente na tabela de População e na tabela de Amostra, será exibida a janela que possibilita selecionar os parâmetros para filtrar os dados, caso nenhum parâmetro seja selecionado todas as pessoas cadastradas serão exibidas na tabela. O botão Campos configura as tabelas para exibir somente os campos selecionados e o botão Exportar pode ser utilizado para exportar a listas de pessoas selecionadas para outros programas (em formato texto). Finalmente, após selecionar a população e extrair uma amostra clique no botão Próximo para exibir um gráfico que poderá ser impresso com a lista de pessoas selecionadas.


Na tela de seleção dos parâmetros, clique no botão Parâmetros para exibir a tela que define os parâmetros. Selecione quais serão os critérios utilizados para a pesquisa, clique em Próximo para acessar os detalhes de seleção de cada parâmetro. Conclua a operação clicando em Finalizar. Este processo define a população de sua pesquisa, você pode fazer pesquisas a partir das pessoas da população, repetindo o mesmo processo clicando no botão Parâmetros presente na segunda tabela a de Amostras. As tabelas de população ou a de amostras apresentam a maior parte dos dados coletados durante as avaliações para cada avaliado.

Clicando sobre o título de cada coluna de cada uma destas tabelas você pode gerar gráficos com os dados da mesma. Exemplo: clicando sobre a coluna de Classificação do IMC (Índice de Massa Corpórea) você visualiza um gráfico que separa sua população ou amostra nas faixas de classificação do IMC. Caso você clique no botão de Parâmetros e clique em Finalizar sem selecionar nenhum parâmetro o sistema seleciona todas das pessoas cadastradas. Finalmente, clicando do botão Próximo na tela que apresenta as tabelas com os dados você visualiza e/ou imprime um gráfico comparativo entre população x amostra e também pode imprimir ou exportar em formato texto a lista de pessoas selecionadas.

Seleção de Parâmetros de Pesquisa

(a) Tela de parâmetros de pesquisa. Nesta tela selecione quais serão os critérios que você irá utilizar para filtrar os dados com um clique na caixa de seleção que precede cada critério. (b) Tela de detalhamento dos parâmetros. Essa tela possui configurações distintas para cada um dos parâmetros selecionados na janela anterior. Nela você deve selecionar quais são os detalhes dos parâmetros selecionados para a pesquisa. Exemplo: para o parâmetro Sexo, na tela de detalhes você deve definir se quer fazer pesquisas nas pessoas do sexo masculino ou feminino.


Ir para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Vida em Casa, Vida Quioque e Zona Alvo de Treinamento