Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Exames

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Voltar para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Testes de aptidão cardio-respiratória


Os Exames são procedimentos para se chegar a um diagnóstico e/ou tratamentos de patologias e/ou limitações físicas. Ou seja, o Exame é um conjunto de processos de análise, normalmente incluindo fotos ou vídeos, a partir dos quais você indica determinada patologia e o sistema sugere os possíveis tratamentos. Porém, pra executar um Exame você precisa cadastrar previamente os mesmos, assim como suas indicações, possíveis patologias, tratamentos, dentre outros. Para saber mais sobre como cadastrar um exame e mais detalhes sobre os mesmos veja o capítulo específico deste manual. Finalmente, caso o Exame que você deseja utilizar já tenha sido cadastrado, prossiga a leitura dos próximos tópicos deste capítulo, onde são apresentados todos os passos para a aplicação dos exames ao paciente.


Início do Utilitário de Exames[editar | editar código-fonte]

Para aplicar um exame abra o cadastro de alunos clicando no menu Arquivo/Alunos, selecione um dos alunos já previamente cadastrados ou insira um novo aluno utilizando a barra de manipulação de dados. Esse procedimento irá abrir a ficha do aluno onde a tela de Histórico de Exames poderá ser acessada na guia Exames. Caso nenhum exame tenha sido previamente aplicado ao paciente, a tabela de Histórico de Exames será exibida em branco, caso contrário os exames anteriores estarão disponíveis na tabela. Ao aplicar um novo Exame o sistema irá exibir o Assistente para Aplicação do Exame, utilitário que ajuda na execução de todos os passos do Exame.

Histórico de Exames

Para visualizar um exame previamente realizado dê um clique duplo sobre a linha que representa o exame ou marque a linha, com um único clique, e um clique no botão Enter, na barra de manipulação de dados. Para inserir um novo exame clique em Insert.


Assistente de Exames - Início

Insira o nome do avaliador (lembre-se que ele já deverá estar cadastrado), escolha o tipo de exame a ser realizado e todas as orientações a respeito deste exame surgirão em Detalhes, caso essas orientações tenham sido previamente cadastradas. Se desejar, use a barra de rolagem para visualizar todas as informações, ocultas na tela. Clique no botão Próximo para prosseguir com o Exame.


Assistente de exames – Passo 1 – Vistas a coletar No passo número 1 – Vistas a coletar – é apresentada as orientações para a preparação do usuário, do ambiente e dos equipamentos para a coleta das imagens ou vídeos (vistas). Também são apresentados exemplos das vistas que deverão ser coletadas nos próximos passos do exame, caso esses exemplos tenham sido previamente cadastrados no Cadastro de Vistas.

Assistente de Exames – Vistas a Coletar (passo 1)

Esta janela apresenta orientações práticas para que você saiba como proceder para coletar vistas (fotos ou vídeos) de boa qualidade nas próximas etapas da realização do exame. Para auxiliar neste processo de preparação, para cada vista utilizada no exame, uma imagem de exemplo será exibida nesta tela, caso imagens de exemplo tenham sido previamente informadas no cadastro de cada uma das vistas. Depois de ler as orientações e já estar familiarizado com as vistas que você deverá coletar siga para a próxima etapa.


Assistente de exames – Passo 2 – Capturar vistas[editar | editar código-fonte]

No passo número 2 – Capturar Vistas – você já deve ter preparado o ambiente, os equipamentos e o avaliado. Esta etapa tem o objetivo de lhe orientar durante a coleta de todas as vistas. Mais uma vez, o sistema mostra o exemplo da imagem a ser coletada e uma descrição técnica do procedimento, caso ambos, a imagem e a descrição, tenham sido previamente cadastradas.

O processo de coleta de vistas deve ser efetuado usando uma máquina fotográfica ou filmadora digital, sem que a mesma esteja conectada ao computador, e na ordem de capturas indicadas pelo sistema. Essa ordem de capturas pré-definida tem o objetivo de facilitar a importação das vistas, diretamente da máquina fotográfica para o sistema, que será efetuado no próximo passo do utilitário.

Assistente de Exames – Capturar Vistas (passo 2)

Esta etapa exibe um exemplo e uma descrição técnica das vistas a serem coletadas. Essa etapa é utilizada somente para lhe orientar, quanto a ordem (número da vista) e o processo técnico da coleta. Você deve capturar as vistas na ordem que elas são solicitadas (número da vista), sendo que para visualizar as coletas seguintes você deve clicar no botão Próxima Vista. Caso você já esteja familiarizado com a ordem de captura e com os processos clique diretamente no botão Próximo para avançar para a próxima etapa e importar as vistas da máquina fotográfica para o Sistema Vida.


Assistente de Exames – Passo 3 – Conectar câmera[editar | editar código-fonte]

O passo 3 – Conectar a Câmera - é quando você efetiva a transferência das imagens ou vídeos (vistas) para o Sistema Vida. Antes de prosseguir com a transferência certifique-se que sua máquina fotográfica ou filmadora esteja devidamente instalada em seu computador. Ou seja, para efetuar a transferência das imagens é preciso que você instale os drivers (programas que permitem ao sistema operacional comunicar-se com dispositivos) de seu equipamento, normalmente esses drivers são fornecidos pelo fabricante do equipamento em um CD. Caso você não possua esse CD acesse o site do fabricante e faça o download dos drivers de acordo com a versão de seu sistema operacional (Windows).

Neste passo você já deve ter instalado os drivers de seu dispositivo no computador e também já deve ter capturado as vistas que serão utilizadas para as análises do exame. Feito isso, você deve conectar o seu dispositivo de captura ao computador pelo cabo USB, fornecido pelo fabricante, e logo em seguida o Windows irá reconhecer o dispositivo, permitindo que você acesse as vistas.

Para que o Sistema Vida possa importar essas vistas automaticamente você deve informar qual e a pasta que as mesmas estão disponíveis. A configuração é simples, clique nos botões apropriados e selecione a pasta de fotos e vídeos de seu dispositivo. Caso você sempre utilize o mesmo dispositivo de captura, essas configurações só precisam ser realizadas uma vez.

Após a configuração das pastas, finalize a importação clicando no botão Descarregar, neste caso o sistema já passa para a próxima etapa automaticamente, ou seja, não é preciso clicar no botão Próximo como nos passos anteriores. O processo de importação das vistas é baseado nos nomes que os dispositivos de captura dão as mesmas. Normalmente esses nomes são seqüenciais (Ex.: DSC01551; DSC01552; DSC01553), e a partir dessa premissa o sistema importa automaticamente as fotos com número imediatamente posterior as fotos importadas no último exame. Logo, é recomendável que você utilize uma câmera exclusivamente para a captura dessas vistas, para facilitar a operação do sistema.

Assistente de Exames – Conectar câmera (Passo 3)

Neste passo você deve configurar as pastas onde as fotos estão armazenadas dentro de seu dispositivo de aquisição. Esse processo deve ser realizado após conectar o seu dispositivo ao computador, porque o Windows cria uma unidade para a câmera (similar a unidade de disco rígido, normalmente o “c:\”), e assim você pode localizar a unidade que representa o dispositivo clicando nos botões apropriados. Depois de configurar as pastas, que só precisam ser realizadas uma vez caso você use sempre o mesmo dispositivo, clique no botão descarregar para passar para o próximo passo.


Ir para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Exames/Continuação