Manual do cidadão brasileiro/Justificativa

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Brasil: como as coisas devem funcionar


Este guia, produzido a partir da perspectiva do cidadão, seja ele nato, naturalizado ou estrangeiro, visa instruí-lo a viver de acordo com as regras do território nacional brasileiro, fundamentado apenas na legislação vigente, livre de opiniões ideológicas e preconceitos culturais sobre o que o brasileiro é, para que uma verdadeira identidade plural, cosmopolita e patriótica possa se desenvolver naturalmente.

Uma primeira tentativa de organizar o "conjunto mínimo de normas" que o cidadão precisaria conhecer, foi realizada pela Advocacia-Geral da União (AGU), com o seu "Livro do Cidadão", já na terceira edição (ver também AGU). Uma das principais criticas ao "Livro do Cidadão" é o seu volume e a linguagem "academica" nos seus conteúdos: resumos e uso de linguagem simplificada seriam necessários. Uma crítica menor seria quanto à seleção do "conjunto mínimo", vista do ponto de vista do advogado e não do cidadão comum: uma seleção consistente requer uma revisão coletiva da proposta da AGU, a ser realizada por cidadãos não-versados em Direito.

Caso você perceba alguma informação incompleta no Wikibook, desatualizada ou qualquer instrução incorreta por erro de interpretação legal, por favor não se iniba em editar o conteúdo dos capítulos. Esse livro é uma construção coletiva aberta à colaboração.
Caso sinta falta de algum assunto ou questão que poderiam ser tratados em um dos capítulos, mas não possa contribuir pessoalmente na edição do conteúdo, por favor deixe seu pedido na discussão do capítulo em que sentir a falta.