Manual do Ubuntu/Testando o Ubuntu

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Testando o Ubuntu[editar | editar código-fonte]

Antes de começar a instalação você pode testar o Ubuntu usando uma mídia (CD/DVD, pen drive, HD externo), sem a necessidade de instalar o Sistema Operacional, este recurso é chamado de Live CD[1].

  1. O primeiro passo é obter uma cópia do Ubuntu em uma mídia, você já aprendeu este passo em capítulos anteriores.
  2. Temos que reinicializar o computador com a mídia conectada e acessar o menu de inicialização (boot), para escolhermos de onde vamos carregar o sistema. Esta interface chamada de BIOS[2], normalmente difere de computador para computador, então é aconselhável que antes de executar este passo, verificar como acessar a BIOS do seu computador e alterar o modo de inicialização (boot).
  3. Após o segundo passo, o computador será reiniciado, então o Ubuntu carregará, levando você a uma área de trabalho com uma janela escrita "Bem-vindo" de instalação do Ubuntu.
  4. Na janela de instalação selecione a opção "Experimentar Ubuntu".
  5. Agora você pode desfrutar do Ubuntu, sem compromisso de instalação.
    • Live CD é um CD que contém um sistema operacional (GNU/Linux, BSD ou outro) que não precisa ser instalada no disco rígido do usuário uma vez que o sistema operacional completo é executado diretamente a partir do CD e da memória RAM. A maioria dessas distribuições também permitem que se instale o sistema operacional no disco rígido com as mesmas configurações do sistema que roda no CD, caso o usuário deseje. Mais informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Live_CD
    • BIOS, em computação Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). O termo é incorretamente conhecido como Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Básico Integrado) ou Built In Operating System (Sistema Operacional Interno). O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional. Mais informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/BIOS