Manual do Ubuntu/Instalando o Ubuntu

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Primeiro você precisa ter uma copia do Ubuntu em uma mídia para que possamos iniciar. O processo de instalação é semelhante ao processo de testar o Ubuntu:

  1. O primeiro passo é obter uma cópia do Ubuntu em uma mídia, você já aprendeu este passo em capítulos anteriores.
  2. Temos que reinicializar o computador com a mídia conectada e acessar o menu de inicialização (boot), para escolhermos de onde vamos carregar o sistema. Esta interface chamada de BIOS, normalmente difere de computador para computador, então é aconselhável que antes de executar este passo, verificar como acessar a BIOS do seu computador e alterar o modo de inicialização (boot).
  3. Após o segundo passo, o computador será reiniciado, então o Ubuntu carregará, levando você a uma área de trabalho com uma janela escrita "Bem-vindo" de instalação do Ubuntu.
  4. Na janela de instalação selecione a opção "Instalar o Ubuntu".
  5. Na próxima tela, marque as opções mais convenientes para você, em seguida clique em "Continuar".
  6. Escolha o tipo de instalação na próxima tela, se quiser atualizar o Ubuntu, marque a primeira opção. Se quiser apenas adicionar o novo Ubuntu ao computador, marque a segunda opção; e se desejar apagar o atual e instalar um novo sistema operacional totalmente limpo, marque a terceira opção, e selecione a opção "Instalar agora".
  7. Na próxima tela, selecione a região que se encontra, para que o Ubuntu configure seu fuso horário, selecione a opção "Continuar".
  8. Configure agora o modelo do seu teclado, nesta tela você também pode testar os caracteres do seu teclado, selecione a opção "Continuar".
  9. Emfim, é preciso preencher algumas informações para que seja criado o acesso ao sistema. Digite o nome do usuário do computador, a senha de acesso duas vezes e depois escolha se quer que o sistema peça a senha quando for iniciar uma sessão.
  10. Agora o Ubuntu irá continuar a instalação.