Manual do Ubuntu/O Ubuntu é ideal para você?

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

O Ubuntu é ideal para você?[editar | editar código-fonte]

Novos usuários do Ubuntu vão notar que leva um tempo para se acostumar com o sistema operacional. Você irá, sem dúvidas, perceber semelhanças em ambos Microsoft Windows e Mac OS X, assim como algumas coisas funcionam muito diferente. Usuários vindos do Mac OS X tendem a sentir mais semelhanças pelo fato que ambos Mac OS X e Ubuntu originaram do Unix.

Antes que você decida se Ubuntu foi ou não feito para você, sugerimos que você dedique algum tempo para se acostumar com o jeito que as coisas são feitas, e espere descobrir que algumas coisas são diferentes do que você está acostumado. Também sugerimos levar em consideração o seguinte:

  • O Ubuntu é baseado na comunidade. Isto é, o Ubuntu é feito, desenvolvido e mantido pela comunidade. Por causa disso, provavelmente não há suporte disponível na sua loja de computadores local. Felizmente, a comunidade do Ubuntu está aqui para ajudar. Existem muitos artigos, guias e manuais disponíveis, assim como usuários em vários fóruns [1] na Internet e salas de Internet relay chat (acronymIRC) que estão dispostos a ajudar os novatos. Adicionalmente, próximo do fim deste guia, incluímos um capítulo de solução de problemas: Capítulo : Solução de problemas.
  • Muitas aplicações designadas para Microsoft Windows ou Mac OS X não irão rodar no Ubuntu. Para a vasta maioria de tarefas que as pessoas usam em seus computadores hà alternativas situáveis disponíveis no Ubuntu. Entretanto, muitas das aplicações profissionais (como o Adobe Creative Suite) não são desenvolvidos para trabalhar com Ubuntu. Se você depende de software comercial que não é compatível com Ubuntu, mas se você ainda quer usar o Ubuntu, você deve levar em conta o dualbooting. Alternativamente, alguns programas desenvolvidos para Windows irão funcionar no Ubuntu com um programa chamado Wine.
  • Muitos jogos comerciais não rodarão no Ubuntu. Se você é um jogador pesado, então o Ubuntu talvez não seja para você. Desenvolvedores de jogos geralmente projetam seus jogos para o maior mercado, onde podem ter o máximo de lucro. Já que a fatia do mercado do Ubuntu não é substancial como a do Microsoft Windows ou do Apple Mac OS X, a maioria dos desenvolvedores de jogos não alocarão recursos de maneira a fazer seus jogos compatíveis com o Ubuntu. Se você gosta de jogar um jogo aqui e ali, existe desenvolvimento ativo de jogos na comunidade, e muitos de alta qualidade podem ser instalados através do Ubuntu Software Center. Adicionalmente, alguns jogos desenvolvidos para Windows irão funcionar no Ubuntu com o Wine [2].

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Um fórum popular para discussão e suporte é o Ubuntu Forums, http://ubuntuforum-br.org/.
  2. Veja Capítulo : Gerenciamento de Programas para aprender mais sobre o Central de Programas do Ubuntu. Para aprender mais sobre dual-booting (rodar o Ubuntu ao lado de outro sistema operacional), veja Capítulo : Instalação. Para mais informações sobre o Wine, vá para http://www.winehq.org/.