Manual do Ubuntu/Navegando nos arquivos do seu computador

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Manual do Ubuntu
Ir para: navegação, pesquisa

Navegando nos arquivos do seu computador[editar | editar código-fonte]

Há duas maneiras de localizar arquivos em seu computador, procurando ou acessando diretamente de sua pasta. Você pode procurar por um arquivo usando o Painel Inicial ou pelo Gerenciador de Arquivos. Você também pode usar o Painel Inicial ou Gerenciador de Arquivos Nautilus para acessar pastas comumente usados ​​(tais como documentos, música, downloads), assim como os arquivos mais recentemente acessados.

Sua pasta pessoal[editar | editar código-fonte]

A Pasta pessoal é usada para armazenar arquivos pessoais. Sua pasta de início, possiu seu nome de login e é criado quando a sua conta de usuário é criada. Quando abrir a sua pasta pessoal, você vai ver uma coleção de várias pastas, incluindo Área de Trabalho (que contém todos os arquivos que são visíveis na Área de Trabalho), Documentos, Downloads, Música, Imagens, Público, Modelos e Vídeos. Estas pastas são criadas automaticamente durante o processo de instalação. Você também pode adicionar mais arquivos e pastas, conforme necessário.

Nautilus

Pasta pessoal

Pastas ocultas[editar | editar código-fonte]

Se você deseja esconder determinadas pastas ou arquivos, coloque um ponto "." na frente do nome (por exemplo, ".Finanças Pessoais"). Em alguns casos é impossível esconder arquivos e pastas sem prefixar com um ponto.

Você pode facilmente visualizar arquivos ocultos, clicando na opção "Ver ‣ Mostrar arquivos ocultos" ou pressionando "Ctrl + H". Escondendo arquivos com um ponto "." não é uma medida de segurança, é simplesmente uma maneira de ajudá-lo a organizar seus arquivos.

Arquivos e pastas ocultas no Nautilus

Arquivos e pastas ocultas

Copiando e movendo arquivos e pastas[editar | editar código-fonte]

Você pode recortar, copiar e colar arquivos ou pastas no gerenciador de arquivos clicando com o botão direito do mouse no item e selecionando o item correspondente no menu pop-up. Você também pode usar os atalhos de teclado "Ctrl + X", "Ctrl + C" e "Ctrl + V" para recortar, copiar e colar arquivos e pastas, respectivamente.

Vários arquivos podem ser selecionados clicando em um espaço vazio (ou seja, não em um arquivo ou pasta), segurando o botão do mouse pressionado e arrastando o cursor sobre os arquivos ou pastas desejados. Esta ação de "clique e arraste" é útil quando você está selecionando os itens que estão agrupados. Para selecionar vários arquivos ou pastas que não estão posicionados um ao lado do outro, mantenha pressionado a tecla "Ctrl" enquanto clica em cada item individualmente. Uma vez que os arquivos desejados e/ou pastas são selecionados, clique com o botão direito em qualquer um dos itens selecionados para realizar uma ação assim como você faria para um único item.

Quando um ou mais itens foram copiados, navegue até o local desejado, em seguida, clique com o botão direito em uma área vazia da janela e selecione o item "Colar" para copiá-los para o novo local. Enquanto o comando de cópia pode ser usado para fazer uma cópia de um arquivo ou pasta em um novo local, o comando de recortar pode ser usado para mover arquivos e pastas, ou seja, uma cópia será colocada em um novo local, e o item original será removido do seu local atual.

Observe que quando você recorta ou copia um arquivo ou pasta, nada vai acontecer até você colar em algum lugar. Colar afetará apenas o mais recente item (s) recortado ou copiado.

Para mover um arquivo ou pasta, selecione o item a se mover, em seguida, clique em "Editar ‣ Recortar". Navegue até o local desejado e clique em "Editar ‣ Colar". Se você clicar em um arquivo ou pasta, arraste-o, em seguida, mantenha pressionada a tecla "Alt", solte-o na pasta de destino, um menu aparecerá perguntando se você deseja copiar, mover ou vincular o item.

Tal como acontece com o comando de copiar acima, você também pode executar esta ação usando o menu do botão direito, e ele vai trabalhar para vários arquivos ou pastas ao mesmo tempo. Uma forma alternativa de mover um arquivo ou pasta é clicar no item e, em seguida, arraste-o para o novo local.

Marcadores[editar | editar código-fonte]

Marcadores do Ubuntu são atalhos que ficam no menu esquerdo de cada janela no Nautilus, o Ubuntu contém alguns marcadores pré-definidos, que permitem o acesso rápido e fácil a algumas pastas comuns, como músicas e imagens, bem como dispositivos, como unidades flash USB, computador, locais da rede, dentre vários outros.

O Nautilus também permite adicionar marcadores personalizados para acessar rapidamente pastas que você usa com mais frequência.

Os marcadores padrão do Nautilus ficam no painel esquerdo como “Locais”, “Dispositivos” e “Rede”. Já os marcadores personalizados são adicionados a uma seção “Marcadores”, também no painel esquerdo. Entretanto, essa seção só aparece depois que é criado o primeiro marcador.

Adicionando marcadores[editar | editar código-fonte]

Para adicionar um marcador no Nautilus, siga os seguintes passos:

  1. Abra o Nautilus, clicando no ícone “Arquivos” na barra de aplicativos do Unity;
  2. Navegue até a pasta que você deseja marcar;
  3. Clique no menu “Marcadores” e então na opção “Marcar este local”.
  4. O nome da pasta será exibido na seção “Marcadores” no painel esquerdo.

Compartilhando arquivos e pastas[editar | editar código-fonte]

Compactando e extraindo arquivos[editar | editar código-fonte]

Muitas vezes precisamos enviar múltiplos arquivos ou então algum arquivo muito grande. Nestes dois casos geralmente é útil compactá-los, o que facilita a transmissão. Existem vários formatos de compactação, como por exemplo: zip, rar, tar, tar.gz (tgz), tar.bz2, 7z. A diferença entre eles está no algoritmo utilizado, o que leva a diferentes taxas de compactação.

Compactando[editar | editar código-fonte]

Para compactar arquivos abra o Nautilus, selecione os arquivos que deseja incluir no pacote, clique com o botão direito sobre algum deles, selecione "Comprimir..." e então escolha o formato desejado, o nome do arquivo compactado, localização a salvar o arquivo.

Comprimindo arquivo no Ubuntu - passo2

Comprimindo arquivos - passo 1

Comprimindo arquivo no Ubuntu - passo3

Comprimindo arquivos - passo 2

Extraindo[editar | editar código-fonte]

Para extrair um arquivo compactado basta abrir o Nautilus, clicar com o botão direito sobre o arquivo e então selecionar "Extrair Aqui".

Fontes:

http://wiki.ubuntu-br.org/Compactadores