Manual do Ubuntu/Navegador de arquivos Nautilus

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Manual do Ubuntu
Ir para: navegação, pesquisa

Navegador de arquivos Nautilus[1][editar | editar código-fonte]

Assim como o Windows tem o Windows Explorer e Mac OS X tem Finder para navegar nos arquivos e pastas, o Ubuntu 14.04 LTS usa o gerenciador de arquivos Nautilus.

A interface gráfica do gerenciador de arquivos Nautilus[editar | editar código-fonte]

Quando você seleciona o atalho "Arquivos" no Lançador, no Painel Inicial, ou clica duas vezes no desktop, o Ubuntu deve abrir o Gerenciador de Arquivos Nautilus. A interface gráfica padrão do Nautilus contém os seguintes recursos:

  • Barra de menu: A barra de menu está localizada na parte superior da tela. Ela contém O menu Arquivo permite que você modifique o layout do navegador, Exibir, Ir, Marcadores, Ajuda, abrir uma nova janela, conectar a um servidor, ou sair. Escolhendo Digite Localização abrirá as Localidades campo de texto onde você pode digitar qualquer local diretamente.
  • Barra de título: A barra de título mostra o nome da pasta selecionada. Ele também contém botões de fechar, minimizar e maximizar.
  • Barra de ferramentas: No lado direito da barra de ferramentas, existem alguns botões: um botão de pesquisa (representado por uma lupa), clicando neste botão, abrirá um campo onde você pode procurar um arquivo ou pasta pelo nome, também existem dois botões de tipos de visualização, para visualizar os itens como uma lista, ou como uma grade de ícones. No lado esquerdo da barra de ferramentas, você verá uma representação da sua navegação atual, semelhante à função de histórico dos navegadores; ele mantém o controle de onde você está e permite-lhe recuar se necessário. Você pode clicar em qualquer um dos locais para navegar de volta através navegador de arquivos. Os botões localização Anterior e Próximo permitem que você navegue através de locais visitados anteriormente e posteriormente respectivamente.
  • Painel esquerdo: O painel esquerdo do navegador de arquivos tem atalhos para pastas vulgarmente utilizadas. Você também pode marcar uma pasta através da barra de menu, escolhendo a opção de "Marcadores ‣ Marcar este local". Depois de ter marcado a pasta, ele deve aparecer no painel da esquerda. Independentemente da pasta que você está navegando, o painel esquerdo irá conter sempre as mesmas pastas.
  • Painel direito: Maior painel, ele mostra os arquivos e pastas dentro de outras pastas que você está navegando.

Nautilus

Pasta pessoal - Nautilus

Para navegar para uma pasta, clique duas vezes em seu ícone, este pode estar em painel da direita, no painel esquerdo, ou na barra de ferramentas.

Fonte:

http://wiki.ubuntu-br.org/Nautilus

  1. O Nautilus é o gerenciador de arquivos padrão do Gnome e, conseqüentemente, também é o gerenciador padrão do Ubuntu. Ele é iniciado sempre que você abre alguma localidade de seu computador (Pasta, Discos etc).