Manual do Ubuntu/Lendo e escrevendo e-mails

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Manual do Ubuntu
Ir para: navegação, pesquisa

Lendo e escrevendo e-mails[editar | editar código-fonte]

Introdução ao Thunderbird[editar | editar código-fonte]

Thunderbird é um cliente de e-mail desenvolvido pela Mozilla de fácil de configuração e usabilidade. Ele é gratuito, rápido, e vem cheio de recursos úteis. Mesmo se você for um usuário novo no Ubuntu, você pode facilmente verificar seus e-mails e ficar em contato com amigos e familiares.

Configurando o Thunderbird[editar | editar código-fonte]

No canto superior direito da área de trabalho, você verá um ícone de envelope na área de notificação, este é o menu de mensagens, a partir dele, você pode executar o Thunderbird clicando em "Configurar e-mail...", como outra alternativa, você pode abrir o Painel Inicial e digitar thunderbird na caixa de pesquisa. Uma vez com o Thunderbird aberto pela primeira vez, você será abrirá uma janela alertando a você configurar sua conta de email.

[IMAGEM THUDERBIRD]

A primeira tela irá aparecer uma mensagem convidando você a criar uma conta de e-mail, caso você não possui um endereço de e-mail, seguir estas a criação de e-mail não será necessária. Vamos supor que você já tem um endereço de e-mail, sendo assim, você pode clicar no botão no canto inferior direito da tela que diz "Ignorar e usar meu e-mail existente".

Na próxima tela intitulada "Configurar conta de e-mail", digite seu nome na primeira caixa de texto, seu endereço de e-mail na segunda caixa de texto (por exemplo: nome@dominio.com) e sua senha de e-mail na terceira caixa de texto.

Depois de concluído, clique no botão "Continuar", o Thunderbird vai automaticamente configurar sua conta, clique em "Criar Conta" e o Thunderbird irá fazer o resto. Você também pode configurar o Thunderbird como seu padrão de notícias e leitor RSS configure-os na opção RSS.

Em todo o espaço de trabalho do Thunderbird[editar | editar código-fonte]

Agora que você tem uma conta de e-mail configurada, vamos conhecer o espaço de trabalho do Thunderbird.

Thunderbird é projetado para ser fácil de usar e fácil de navegar. Quando você abrir o aplicativo, você verá o espaço princiopal de trabalho com suas pastas de e-mail na esquerda. No direito da tela, você verá duas janelas, a janela superior a direita mostra uma lista de seu e-mails recebidos, e a janela inferior a direita exibe o e-mail atual que você está visualizando.O tamanho destas janelas podem ser facilmente redimensionada para se adequar ao seu ambiente de visualização. Para redimensionar as janelas, simplesmente clique com o botão esquerdo do mouse e segure a barra divisória que separa as duas janelas e arraste-as para a posição desejada. O espaço principal de trabalho é o lugar onde você pode ver suas pastas de e-mail.

Este espaço também pode incluir:

Entrada: onde seus e-mails são armazenados e acessados.

Pasta de email: você irá ver uma dessas pastas para cada conta que você tem a configurado.

Rascunhos: Onde seus rascunhos de e-mails são armazenados.

E-mails enviados: os e-mails que você enviou são armazenadas aqui.

Spam: este é o lugar onde são armazenados os e-mails com suspeitas de spam.

Lixeira: este é o local onde são armazenados os e-mails que você excluiu, para que você possa certificar de que você não apagou acidentalmente um e-mail importante.

Importante: este é o lugar onde os e-mails que você marcou como importantes são armazenados.

Com estrela: Este é o lugar onde os e-mails que você marcou como estrela são armazenados.

Caixa de saída: onde os e-mails que estão no processo de envio são armazenadas.

Na parte superior da área de trabalho Thunderbird, você vai ver pelo menos quatro botões de controle, Obter Messages, Nova Mensagem, Bate-papo, Catálogo, e Tags. Estes são utilizados para obter um e-mail ou atualizar sua lista de e-mails recebidos, escrever um novo e-mail, acessar seu catálogo de endereços, e marcar suas mensagens de e-mails respectivamente.

Na parte superior direita da janela (logo acima de todos os e-mails), você verá um conjunto botões de filtros rápidos: "mensagens não lidas", "Com estrela", "Contato", "Tags", e "Anexos". Você pode usar estes botões para filtrar os e-mails para que você visualize seus e-mails não lidos, seus e-mails favoritos (estrelados), e-mail de pessoas em sua lista de endereços, e-mails marcados e e-mail que inclui algum anexo.

Na parte superior da janela que exibe o seu e-mail, você pode visualizar seis botões de ação: "Responder", "Encaminhar", "Arquivar", "Spam" e "Excluir". À esquerda destes botões, você verá informações sobre o e-mail que você está visualizando que inclui o "Nome do remetente", o "Assunto do e-mail", o "Endereço de resposta", e o "Destinatário do e-mail".

[editar | editar código-fonte]

Na parte superior do espaço principal de trabalho do Thunderbird, você verá o botão de "Catálogo". Clique nesse botão para acessar seu catálogo de endereços. O catálogo de endereço será aberto em uma nova janela. A partir desta janela, você pode facilmente organizar seus contatos. No topo da janela, você verá cinco botões: "Novo contato", "Nova lista", "Propriedades", "Nova mensagem" e "Excluir". Eles funcionam da seguinte forma:

Novo contato: este botão permite que você adicione um novo contato, adicionar também detalhes que você deseja salvar, incluindo nome, apelido, endereço, e-mail, e-mail alternativo, o número de trabalho, número de casa, fax, celular.

Nova Lista: este botão permite que você adicione listas para seus contatos, tais como família, amigos, conhecidos, etc.

Propriedades: este botão permite você renomear o sua lista de contatos, o nome padrão é: Catálogo pessoal, mas você pode alterar o nome para o que você desejar.

Nova mensagem: este botão permite que você envie rapidamente um e-mail para um contato selecionado sem a necessidade de voltar para o espaço principal de trabalho do Thunderbird, simplesmente selecione um contato da sua lista de contatos e clique no botão "Nova mensagem" para enviar um e-mail.

Excluir: esse botão permite a você excluir rapidamente um contato do seu catálogo de contatos, basta selecionar o contato que deseja excluir e pressionar "Excluir" para remover o contato do seu catálogo de endereços.

Verificando e lendo mensagens[editar | editar código-fonte]

O Thunderbird irá verificar automaticamente novas mensagens a cada dez minutos na sua conta de e-mail, mas se você preferir verificar manualmente a qualquer momento se há novas mensagens, clique no botão "Obter e-mail" no canto superior esquerdo do espaço de trabalho. O Thunderbird, então, irá verificar se há novas mensagens na sua conta de e-mail.

Como são eles baixados, você verá novos e-mails aparecem na mensagem janela no lado direito do espaço de trabalho se houver. Quando você clica em um dos seus e-mails, ele aparecerá na janela abaixo sua lista de e-mail. Se você quiser para ver seu e-mail em uma janela completa, clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse no e-mail escolhido, e Thunderbird irá exibir o e-mail em uma nova janela em sua própria guia.

No topo do e-mail aberto, você verá informações sobre o e-mail e os cinco botões de ações rápidas: "Responder", "Encaminhar", "Arquivar", "Spam" e "Excluir", como anteriormente discutido. Se um e-mail tem conteúdo remoto, o Thunderbird irá perguntar se você deseja exibir o e-mail ou não.

Você pode querer filtrar os e-mails de vez em quando; isso é feito facilmente com Thunderbird. Quando você tem um e-mail selecionado e você deseja marcar o e-mail, basta clicar no botão "Tag" e uma lista suspensa será exibida, nesta lista você tem as opções: "Remover todas as tags", ou Marcar como: "Importante", "Trabalho", "Pessoal", "Para fazer", "Mais tarde". Você também pode criar um Nova Tag mais adequada para as suas próprias necessidades pessoais.

Escrevendo mensagens[editar | editar código-fonte]

Para escrever uma nova mensagem de e-mail, clique no botão "Escrever" no canto superior esquerdo do espaço de trabalho. Isto irá abrir uma nova janela onde você pode escrever o seu novo e-mail. No campo "Para:", digite o endereço de e-mail do destino (contato para quem você está enviando este e-mail). Se houver mais do que um contato para quem você está escrevendo, vários destinatários devem ser separados por vírgulas.

Se o contato que você está escrevendo está nos seus contatos, você pode abordá-los pelo nome. Comece a digitar o nome do contato, o Thunderbird irá exibir a lista de contatos da sua lista de contatos. Depois de ver a contacto que você pretende escrever, clique em seu endereço de e-mail ou use a tecla para baixo e pressione Enter para selecionar o endereço.