Manual do Ubuntu/Acessibilidade

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Manual do Ubuntu
Ir para: navegação, pesquisa

Acessibilidade[editar | editar código-fonte]

O Ubuntu foi construído com ferramentas que tornam o uso do computador mais fácil para pessoas com certas limitações físicas. Você pode encontrar essas ferramentas, abrindo o Painel Inicial e em busca de "Acesso universal" ou selecionando Indicador de Sessão ‣ Configurações do Sistema ‣ Acesso Universal.

Use a aba Visão para gerenciar o tamanho do texto, o contraste das interfaces, permitir uma ferramenta de zoom, ou até mesmo um leitor de tela.

A seleção de temas com alto contraste e maiores fontes na tela pode ajudar as pessoas com dificuldades de visão, você pode ativar "Alertas Visuais" através da aba Audição, caso tenha deficiência auditiva. Você também pode ajustar as configurações de teclado e mouse para atender às suas necessidades através das abas Digitação e Apontar e clicar, respectivamente.

Acessibilidade no Ubuntu

Acessibilidade no Ubuntu

Leitor de tela Orca[editar | editar código-fonte]

Orca é uma ferramenta útil para pessoas com deficiência visual. Orca vem pré-instalado no Ubuntu. Para executar Orca, clique sobre o Painel Inicial, digite "Orca", e clique sobre o resultado apresentado. Orca é a parte "Leitor de tela" do Acesso universal e pode ser iniciado uma vez que o "Leitor de tela" é ativado.

O sintetizador de voz do Orca irá ajudá-lo através de várias opções, tais como o tipo de voz, idioma da voz, Braille e ampliação de tela. Uma vez que você terminar de selecionar as suas configurações, você terá que sair do computador (Orca irá oferecer isso para você). Quando você voltar a inicializar o Ubuntu, as configurações do orca que você selecionou será executado automaticamente cada vez que você usa seu computador.