Manual do Blender 3D/Aplicar um material

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Nesta seção nós vamos ver como configurar vários parâmetros do material, e o que você deve esperar como resultado. Nós Também daremos dicas sobre o uso na prática de material.

Criar um novo material[editar | editar código-fonte]

Cada vez que um objeto é criado ele não tem nenhum material ligado a ele. Ao pressionar a tecla F5 ou clicar no ícone Materials, você vai para o contexto Shading e os botões de materiais vão aparecer. Esta janela deveria estar vazia no momento.

Para adicionar um novo material faça como na imagem ao lado. As opções seguintes estão disponíveis:

Add New

Adiciona um novo material e liga ele ao objeto ativo ou aos dados do objeto. Como outros blocos de dados, o Blender vai automaticamente nomear ele como Material.001 e assim por diante. É uma boa idéia dar aos seus materiais nomes relativos, daí você pode encontrá-los facilmente, especialmente quando eles estão ligados a muitos objetos.

Select an existing material

Escolhe um material existente a partir de uma lista. Se existem muitos materiais, você vai ver uma opção "DataSelect". Clique nela e a sua janela vai trocar para uma janela de pesquisa de dados, listando todos os materiais para você escolher.

Filipe==Compartilhar materiais com outros objetos==

O Blender foi construído para permitir a você usar de novo qualquer coisa, inclusive as configurações do material, entre outros objetos. Em vez de criar materiais duplicados, você pode simplesmente usar um material já existente. Existem duas formas de fazer isso:

  • Com a malha selecionada, clique nas setas para cima e para baixo localizadas na esquerda do nome do material. Uma lista vai surgir mostrando a você os materiais atuais. Para usar algum, basta clicar.
  • Na 3D view (janela 3D), com CTRL-L você pode rapidamente ligar todos os objetos selecionados ao material (e outros aspectos) do objeto ativo. Muito útil se você precisa de um conjunto enorme de objetos do mesmo material; apenas selecione todos eles, e então o objeto que tem o material desejado, e CTRL-L para ligar eles ao "pai".

Opções do material[editar | editar código-fonte]

Uma vez que o objeto tiver ao menos um material ligado a ele, muitos novos painéis (alguns sobrepostos) são rapidamente mostrados para permitir a você o controle preciso da iluminação do material. O uso de cada um desses painéis é discutido na próxima seção.