Magic: The Gathering/As áreas de jogo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa



Existem duas zonas de jogo principais, uma para cada jogador. As cartas que estão sob o domínio de um jogador ficam sob efeito das cartas daquele jogador que digam "sua(eu)s" ou "você". Note que isto é diferente de "dono(s)", "você possui" ou "possuídas por aquele jogador". Também há a pilha de mágicas, que é para onde toda mágica ou habilidade ativada vai antes de ter o seu efeito ativado.

Cada zona de cada jogador é divida em cemitério, grimório, mão do jogador, cartas em jogo e cartas removidas do jogo.

O grimório[editar | editar código-fonte]

As cartas que estão no grimório estão fora do jogo, seus textos não são considerados até que saiam do grimório. Regras:

  • Algumas cartas forçam o jogador a jogar com a carta do topo do grimório revelada. Se a carta que está no topo é jogada ou sofre algum efeito de outra carta que tire-a de lá, a carta de baixo só é revelada quando a carta que estava no topo e foi jogada, ou o efeito que tirou a carta do topo do grimório, resolver.

O cemitério[editar | editar código-fonte]

O cemitério é uma pilha de cartas onde ficam as cartas descartadas, que estavam em jogo e foram destruídas, ou mágicas usadas. As cartas que ficam aqui não tem habilidade nenhuma, com exceção das habilidades descritas especificamente para o cemitério na carta. Regras:

  • O jogador vai empilhando as cartas e não pode mudar a ordem das cartas. Se mais de uma carta vai para o cemitério ao mesmo tempo, o jogador pode escolher a ordem que elas vão para o cemitério. Uma carta que está no cemitério está fora do jogo (ao menos temporariamente - é possível ressuscitar criaturas e ativar efeitos - buyback, por exemplo - para retomar a carta que for para o cemitério diretamente para a mão do dono);
  • Os jogadores podem olhar os cemitérios uns dos outros sem mudar a ordem das cartas.

A mão do jogador[editar | editar código-fonte]

Cartas na mão do jogador também não tem as suas habilidades consideradas, com exceção daquelas especificamente descritas para quando estão na mão do jogador. Tanto faz o jeito de segurar as cartas, desde que elas não sejam reveladas aos outros jogadores. Note que a palavra-chave "descartar" sempre vai significar da mão para o cemitério, colocar cartas da mão no grimório ou removê-las do jogo não é descartar.

Cartas em jogo[editar | editar código-fonte]

São todas as cartas na mesa do jogo. Toda mágica ou habilidade que é jogada passa pela pilha de mágicas e depois vai para o jogo. O mesmo vale para habilidades ativadas. Note que um jogador sempre declara, diz que vai fazer uma mágica ou ativar uma habilidade, antes dela ir para a pilha de mágicas e dali para o jogo.

  • Esta área é uma só para os jogadores. As cartas podem dizer no texto "entra em jogo sob o seu controle", que não é a mesma coisa que "entra em jogo". O primeiro caso acontece na mudança de controle, ou da zona de um jogador para a do outro, enquanto a segunda não vale nesse caso porque ela já veio ao jogo.
  • As cartas podem especificar "Vai para ou é colocada no ... vinda de ...", senão "vai para ou é colocada no ..." significa que não importa de onde ela veio.
  • Note que as cartas podem entrar no jogo sem serem jogadas.

Cartas removidas do jogo[editar | editar código-fonte]

Algumas cartas têm o efeito "remova do jogo", as cartas removidas ficam nesta zona. Cartas removidas do jogo não têm mais efeito algum para o jogo. Cartas possuídas pelo jogador e cartas da reserva do deck, também podem ser afetadas por cartas que afetam esta área. Note que removida significa que a carta estava numa das áreas do jogador e depois foi removida, enquanto as cartas fora da partida (cartas da coleção do jogador, reserva do deck, etc) não foram removidas do jogo.

  • As únicas cartas lançadas até agora que podem pegar cartas na área de removidas do jogo e colocá-las de volta na mão do jogador são os "Desejos" lançados na expansão "Julgamento".

Mudança de zona[editar | editar código-fonte]

As cartas saem de uma área e vão para outra, ativando habilidades que esperavam uma carta entrar ou sair de uma zona para ativar. Note que a área de cartas em jogo, as cartas podem sair da zona de um jogador para a do outro, sem sair de jogo. Dentro de uma área a carta também pode se movimentar, sem sair e entrar de novo naquela área.

Efeitos nas áreas[editar | editar código-fonte]

A carta "Livro de Mágicas" faz o jogador pular a sua fase de descarte, ou em outras palavras, poder segurar mais do que sete cartas na mão.

As únicas cartas lançadas até agora que podem pegar cartas na área de removidas do jogo e colocá-las de volta na não do jogador são os "Desejos" lançados na expansão "Julgamento".

Quando uma carta passa do cemitério ou da mão para o jogo, ou do controle de um jogador para outro, isso é considerado para cartas com o texto "Quando entra em jogo..." e "Toda vez que...".

Algumas cartas dizem "torna-se" ou "coloque em jogo", nesses casos a carta não está sendo jogada. Existem cartas que colocam criaturas em jogo por exemplo, a criatura entrou em jogo, mas como ela entrou em jogo por força de outra carta, a criatura não foi considerada como uma mágica feita. As cartas que dizem "torna-se", apenas tornam-se o que diz na carta, não entrando em jogo e não sendo uma mágica feita.