Machado de Assis/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Serão apresentadas, nesta biografia, informações a respeito de um dos maiores escritores da literatura brasileira do século: Machado de Assis. A construção deste wikilivro foi feita a partir visitas a sítios confiáveis e, também, de acordo com leituras de bibliografia específica, as quais revelam dados sobre sua vida e obra.

A primeira seção refere-se à biografia propriamente dita do escritor, trazendo informações sobre sua vida, desde o seu nascimento até a sua morte, sua conduta dentro da sociedade carioca dos séculos XIX e XX, seu casamento, a ideia da abertura da Academia Brasileira de Letras e seu trabalho como jornalista.

A seção "Obras" trará uma lista com seus livros e contos, com a intenção de catalogar, por meio de sinopses e informações bibliográficas, seus passos ao confeccioná-los. Essa seção será bastante importante para situar o leitor no tempo, ou seja, levá-lo à época da publicação da obra por meio de informações precisas da mesma.

As duas últimas seções serão dedicadas a referenciar a pesquisa realizada na construção deste wikilivro e, ainda, a sugerir leituras de aprofundamento sobre o escritor.

Separator.jpg