Logística/Sistemas de distribuição/Escala de veículos/Janela de Tempo PEV

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Problema de escala de veículos com janela de tempo (JTPEV), é na sua génese um problema onde cada consumidor deve ser abastecido num determinado tempo e o veículo que presta o serviço deve permanecer na localização do cliente durante o serviço.

Existem dois tipos de janelas, janelas flexíveis que podem ser ultrapassadas pagando um custo. Janelas rígidas que não permitem que que o veículo chegue ao cliente após o último tempo para iniciar o serviço, se chegar antes do cliente estar pronto, tem de aguardar (Toth e Vigo, 2002g, p.157).

Segundo Dorronsoro (2007f), JTPEV é o mesmo problema que PEV com a mesma notação, assim como, formulação. Apenas com algumas restrições adicionais. Onde uma janela de tempo é associada a cada cliente (como acima referido), definindo um intervalo [] onde o cliente tem de ser atendido. O intervalo [] no depósito é chamado de horizonte temporal de abastecimento.

Irá ser formulado JTPEV com as características acima referidas de uma janela de tempo rígida.

  • Objectivo:

O objectivo é minimizar a frota de veículos e a soma do tempo de viagem, bem como do tempo de espera necessário para abastecer todos os clientes no sei intervalo de tempo.

  • Formulação:

Seja o inicio do serviço a um cliente . Para que a rota seja viável é essencial que e . Desde que o veículo viaje para o cliente seguinte, logo que tenha terminado o serviço ao cliente actual pode ser repetidamente calculado como , com e .

Por conseguinte, o tempo de espera , pode ser incluído no cliente . O custo da rota é dado por . Para uma solução com rotas , o custo de é dado por , onde é uma grande constante.

A constante é adicionada, pois umas das premissas de JTPEV é diminuir o tamanho da frota. é viável caso todas as suas rotas sejam possíveis e todos os clientes forem abastecidos por uma única rota.

Assumindo que todos os veículos saem do depósito, no tempo mais cedo possivel . Eliminando tempos de espera desnecessários.