Logística/Planeamento e projecto de instalações/Systematic Layout Planning (SLP)

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Introdução[editar | editar código-fonte]

Systematic Layout Planning (SLP) ou, em português, Planeamento Sistemático de Instalações, consiste numa reorganização do espaço de trabalho, de modo a encontrar-se o layout mais eficiente para um determinado local de trabalho. A reorganização é elaborada tendo por base um conjunto de procedimentos.

As primeiras técnicas SLP foram publicadas em 1955, pela editora McGraw-hill Book Co., em Nova Iorque e, só mais tarde, Richard Muther juntou as várias técnicas e ferramentas, permitindo ao SLP adquirir as características, pelas quais é actualmente conhecido.

O SLP é implementado há mais de 40 anos e é um sistema de planeamento de layout, que já provou ser bastante eficaz em várias situações, mais especificamente na mudança de equipamentos, de produtos a serem produzidos e na expansão dos locais de trabalho. Pode também ser utilizado para aumentar e facilitar o fluxo de materiais e melhorar a comunicação entre os colaboradores numa empresa, nomeadamente, na implementação de células de trabalho e na implementação do sistema LEAN. Actualmente, o sistema é utilizado por inúmeros gestores industriais, gestores de produção, supervisores e operadores principais.