Logística/Planeamento e projecto de instalações/Necessidades do pessoal

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Introdução[editar | editar código-fonte]

Ao desenvolver um projecto para uma instalação industrial, há que ter em atenção as necessidades do pessoal, seja em termos de segurança ou necessidades básicas (descanso, alimentação, etc...). O desenvolvimento de facilidades para estes fins é cabe à equipa responsável pelo projeto e do empregador que encomenda o projecto. É necessário ter em atenção, durante a elaboração do projecto, o conforto dos operadores para os quais o espaço está a ser desenhado e também a sua segurança. Os postos de trabalho devem ser ergonómicos e devem ser construídos com vista à prevenção de acidentes de trabalho.


Segurança e saúde no trabalho[editar | editar código-fonte]

A lei nº 102/2009 de 10 de Setembro (lei «quadro» para a segurança e saude no trabalho) promove a segurança e saúde no trabalho e especifica as normas de segurança, direitos e deveres dos trabalhadores e empregador. O Artigo 13 da lei quadro especifica:

«As máquinas, os aparelhos, as ferramentas e as instalações para utilização profissional só podem ser fornecidos ou colocados em serviço desde que contenham a marcação de segurança, o nome e o endereço do fabricante ou do importador, bem como outras informações que permitam identificar claramente os mesmos e prevenir os riscos na sua utilização.»

Isto significa que apenas podem ser instaladas máquinas ou equipamentos devidamente identificados e com garantias de segurança.

São também necessárias soluções em caso de acidentes (explosões, incendios, etc...), devem ser projectadas, saídas de emergência e colocação de extintores ou outros meios de proteção imediata contra acidentes.